Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55587 |
Resumo: | Na primeira república no Brasil, a partir de 1923, emergiram iniciativas, em diferentes lugares do Brasil, que tinham por objetivo a celebração do Dia do Professor e tentativas de oficialização da data comemorativa. Contudo, apenas em 1963 foi criado e promulgado o Decreto Federal nº 52682, que instituiu o dia 15 de outubro como Dia do Professor. Neste ínterim, há diferentes indícios de mobilizações em favor da institucionalização da data. Nesse sentido, indagamos: por que comemorar o Dia do Professor no Brasil? Como foram organizadas as primeiras comemorações? Quem eram os professores homenageados? O que influenciou a oficialização dessa data? Objetivamos, por meio desta pesquisa, analisar a celebração do Dia do Professor no Brasil, desde as primeiras iniciativas até sua oficialização da data. O método de investigação é fundamentado no Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). Para cumprimento da proposta, analisamos os jornais do acervo da Hemeroteca Digital. Baseamo-nos na compreensão dos estudos de Brasil e Nascimento (2020). O conceito de intelectuais sendo definido como criadores e mediadores culturais segundo Sirinelli (2003). Além disso, esta pesquisa faz uso do conceito de Representações discutido por Chartier (1991) que fundamenta as discussões sobre as intencionalidades que perpassam as atuações em torno do Dia do Professor. Constatamos que as primeiras iniciativas da comemoração são marcadas pela presença dos intelectuais que, por meio da influência de seus cargos, mobilizaram ações em prol da data comemorativa. Além dos intelectuais, o magistério se insere nos debates para oficialização da data a partir dos anos 1940, e a discussão recebe novas proporções. Portanto, consideramos que a oficialização dessa festividade foi resultado do empenho de diferentes agentes que, ao longo de mais de três décadas, promoveram e comemoraram em todo Brasil o Dia do Professor. O decreto de 1963 materializa a conquista daqueles que evocaram, desde as primeiras iniciativas, a instituição dessa data. |
id |
UFRN_0436e64e4d9fb82176873b94997687cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55587 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Pessoa, Lígia Silvahttps://orcid.org/0000-0002-4217-2914http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Andrade, Juciene Batista Felixhttps://orcid.org/0000-0002-4590-2951http://lattes.cnpq.br/9746207094429740Ribeiro, Betania de Oliveira LaterzaMedeiros Neta, Olivia Morais de2023-12-04T23:25:47Z2023-12-04T23:25:47Z2023-07-28PESSOA, Lígia Silva. Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data. Orientadora: Dra. Olívia Morais de Medeiros Neta. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55587Na primeira república no Brasil, a partir de 1923, emergiram iniciativas, em diferentes lugares do Brasil, que tinham por objetivo a celebração do Dia do Professor e tentativas de oficialização da data comemorativa. Contudo, apenas em 1963 foi criado e promulgado o Decreto Federal nº 52682, que instituiu o dia 15 de outubro como Dia do Professor. Neste ínterim, há diferentes indícios de mobilizações em favor da institucionalização da data. Nesse sentido, indagamos: por que comemorar o Dia do Professor no Brasil? Como foram organizadas as primeiras comemorações? Quem eram os professores homenageados? O que influenciou a oficialização dessa data? Objetivamos, por meio desta pesquisa, analisar a celebração do Dia do Professor no Brasil, desde as primeiras iniciativas até sua oficialização da data. O método de investigação é fundamentado no Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). Para cumprimento da proposta, analisamos os jornais do acervo da Hemeroteca Digital. Baseamo-nos na compreensão dos estudos de Brasil e Nascimento (2020). O conceito de intelectuais sendo definido como criadores e mediadores culturais segundo Sirinelli (2003). Além disso, esta pesquisa faz uso do conceito de Representações discutido por Chartier (1991) que fundamenta as discussões sobre as intencionalidades que perpassam as atuações em torno do Dia do Professor. Constatamos que as primeiras iniciativas da comemoração são marcadas pela presença dos intelectuais que, por meio da influência de seus cargos, mobilizaram ações em prol da data comemorativa. Além dos intelectuais, o magistério se insere nos debates para oficialização da data a partir dos anos 1940, e a discussão recebe novas proporções. Portanto, consideramos que a oficialização dessa festividade foi resultado do empenho de diferentes agentes que, ao longo de mais de três décadas, promoveram e comemoraram em todo Brasil o Dia do Professor. O decreto de 1963 materializa a conquista daqueles que evocaram, desde as primeiras iniciativas, a instituição dessa data.In the first republic in Brazil, from 1923 onwards, initiatives emerged in different parts of Brazil to celebrate Teachers' Day and attempts were made to make the commemorative date official. However, it was only in 1963 that Federal Decree No. 52682 was created and promulgated, establishing 15 October as Teacher's Day. In the meantime, there are different signs of mobilizations in favor of the institutionalization of the date. The aim of this research is to analyse the celebration of Teacher's Day in Brazil, from the first initiatives to the official recognition of the date in 1963. For this, we defined the following specific objectives: to present the history of the teaching profession, to analyze the celebrations of Teacher's Day in the 1930s and to analyze the actions promoted in favor of the officialization of Teacher's Day. The research method is based on the Indicative Paradigm of Ginzburg (1989). To accomplish the proposal, we analyzed the newspapers from the Hemeroteca Digital collection. We are based on the understanding of the studies of Brazil and Nascimento (2020). The concept of intellectuals was defined as creators and cultural mediators according to Sirinelli (2003). In addition, this research is based on the concept of Representations discussed by Chartier (1991) that underlies the discussions about the intentionalities that permeate the actions around the celebrations and officialization of the date. Thus, we found that the first initiatives to commemorate the date were marked by the presence of intellectuals who, through the influence of their positions, mobilized the importance of the date.In addition to intellectuals, teaching was included in the debates to make data official from the 1940s onwards, and the discussion took on new proportions. Therefore, we consider that the officialization of this festival was the result of the involvement of different agents who, over more than three decades, promoted and celebrated Teachers' Day throughout Brazil. The 1963 decree materialized the achievement of those who evoked, from the first initiatives, the institution of these data.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODia do professorCelebraçãoIntelectuaisHistória da educaçãoDia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da datainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiaprofessorBrasil_Pessoa_2023.pdfapplication/pdf39668559https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55587/1/DiaprofessorBrasil_Pessoa_2023.pdfd8b196fd9b1778e8744c4faf924faea0MD51123456789/555872023-12-04 20:26:25.816oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55587Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-04T23:26:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data |
title |
Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data |
spellingShingle |
Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data Pessoa, Lígia Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Dia do professor Celebração Intelectuais História da educação |
title_short |
Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data |
title_full |
Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data |
title_fullStr |
Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data |
title_full_unstemmed |
Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data |
title_sort |
Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data |
author |
Pessoa, Lígia Silva |
author_facet |
Pessoa, Lígia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4217-2914 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7542482401254815 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Andrade, Juciene Batista Felix |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4590-2951 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9746207094429740 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Lígia Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros Neta, Olivia Morais de |
contributor_str_mv |
Medeiros Neta, Olivia Morais de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Dia do professor Celebração Intelectuais História da educação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dia do professor Celebração Intelectuais História da educação |
description |
Na primeira república no Brasil, a partir de 1923, emergiram iniciativas, em diferentes lugares do Brasil, que tinham por objetivo a celebração do Dia do Professor e tentativas de oficialização da data comemorativa. Contudo, apenas em 1963 foi criado e promulgado o Decreto Federal nº 52682, que instituiu o dia 15 de outubro como Dia do Professor. Neste ínterim, há diferentes indícios de mobilizações em favor da institucionalização da data. Nesse sentido, indagamos: por que comemorar o Dia do Professor no Brasil? Como foram organizadas as primeiras comemorações? Quem eram os professores homenageados? O que influenciou a oficialização dessa data? Objetivamos, por meio desta pesquisa, analisar a celebração do Dia do Professor no Brasil, desde as primeiras iniciativas até sua oficialização da data. O método de investigação é fundamentado no Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). Para cumprimento da proposta, analisamos os jornais do acervo da Hemeroteca Digital. Baseamo-nos na compreensão dos estudos de Brasil e Nascimento (2020). O conceito de intelectuais sendo definido como criadores e mediadores culturais segundo Sirinelli (2003). Além disso, esta pesquisa faz uso do conceito de Representações discutido por Chartier (1991) que fundamenta as discussões sobre as intencionalidades que perpassam as atuações em torno do Dia do Professor. Constatamos que as primeiras iniciativas da comemoração são marcadas pela presença dos intelectuais que, por meio da influência de seus cargos, mobilizaram ações em prol da data comemorativa. Além dos intelectuais, o magistério se insere nos debates para oficialização da data a partir dos anos 1940, e a discussão recebe novas proporções. Portanto, consideramos que a oficialização dessa festividade foi resultado do empenho de diferentes agentes que, ao longo de mais de três décadas, promoveram e comemoraram em todo Brasil o Dia do Professor. O decreto de 1963 materializa a conquista daqueles que evocaram, desde as primeiras iniciativas, a instituição dessa data. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-04T23:25:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-04T23:25:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PESSOA, Lígia Silva. Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data. Orientadora: Dra. Olívia Morais de Medeiros Neta. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55587 |
identifier_str_mv |
PESSOA, Lígia Silva. Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data. Orientadora: Dra. Olívia Morais de Medeiros Neta. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55587/1/DiaprofessorBrasil_Pessoa_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8b196fd9b1778e8744c4faf924faea0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117876673413120 |