Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Lígia Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55587
Resumo: Na primeira república no Brasil, a partir de 1923, emergiram iniciativas, em diferentes lugares do Brasil, que tinham por objetivo a celebração do Dia do Professor e tentativas de oficialização da data comemorativa. Contudo, apenas em 1963 foi criado e promulgado o Decreto Federal nº 52682, que instituiu o dia 15 de outubro como Dia do Professor. Neste ínterim, há diferentes indícios de mobilizações em favor da institucionalização da data. Nesse sentido, indagamos: por que comemorar o Dia do Professor no Brasil? Como foram organizadas as primeiras comemorações? Quem eram os professores homenageados? O que influenciou a oficialização dessa data? Objetivamos, por meio desta pesquisa, analisar a celebração do Dia do Professor no Brasil, desde as primeiras iniciativas até sua oficialização da data. O método de investigação é fundamentado no Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). Para cumprimento da proposta, analisamos os jornais do acervo da Hemeroteca Digital. Baseamo-nos na compreensão dos estudos de Brasil e Nascimento (2020). O conceito de intelectuais sendo definido como criadores e mediadores culturais segundo Sirinelli (2003). Além disso, esta pesquisa faz uso do conceito de Representações discutido por Chartier (1991) que fundamenta as discussões sobre as intencionalidades que perpassam as atuações em torno do Dia do Professor. Constatamos que as primeiras iniciativas da comemoração são marcadas pela presença dos intelectuais que, por meio da influência de seus cargos, mobilizaram ações em prol da data comemorativa. Além dos intelectuais, o magistério se insere nos debates para oficialização da data a partir dos anos 1940, e a discussão recebe novas proporções. Portanto, consideramos que a oficialização dessa festividade foi resultado do empenho de diferentes agentes que, ao longo de mais de três décadas, promoveram e comemoraram em todo Brasil o Dia do Professor. O decreto de 1963 materializa a conquista daqueles que evocaram, desde as primeiras iniciativas, a instituição dessa data.
id UFRN_0436e64e4d9fb82176873b94997687cb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55587
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pessoa, Lígia Silvahttps://orcid.org/0000-0002-4217-2914http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Andrade, Juciene Batista Felixhttps://orcid.org/0000-0002-4590-2951http://lattes.cnpq.br/9746207094429740Ribeiro, Betania de Oliveira LaterzaMedeiros Neta, Olivia Morais de2023-12-04T23:25:47Z2023-12-04T23:25:47Z2023-07-28PESSOA, Lígia Silva. Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data. Orientadora: Dra. Olívia Morais de Medeiros Neta. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55587Na primeira república no Brasil, a partir de 1923, emergiram iniciativas, em diferentes lugares do Brasil, que tinham por objetivo a celebração do Dia do Professor e tentativas de oficialização da data comemorativa. Contudo, apenas em 1963 foi criado e promulgado o Decreto Federal nº 52682, que instituiu o dia 15 de outubro como Dia do Professor. Neste ínterim, há diferentes indícios de mobilizações em favor da institucionalização da data. Nesse sentido, indagamos: por que comemorar o Dia do Professor no Brasil? Como foram organizadas as primeiras comemorações? Quem eram os professores homenageados? O que influenciou a oficialização dessa data? Objetivamos, por meio desta pesquisa, analisar a celebração do Dia do Professor no Brasil, desde as primeiras iniciativas até sua oficialização da data. O método de investigação é fundamentado no Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). Para cumprimento da proposta, analisamos os jornais do acervo da Hemeroteca Digital. Baseamo-nos na compreensão dos estudos de Brasil e Nascimento (2020). O conceito de intelectuais sendo definido como criadores e mediadores culturais segundo Sirinelli (2003). Além disso, esta pesquisa faz uso do conceito de Representações discutido por Chartier (1991) que fundamenta as discussões sobre as intencionalidades que perpassam as atuações em torno do Dia do Professor. Constatamos que as primeiras iniciativas da comemoração são marcadas pela presença dos intelectuais que, por meio da influência de seus cargos, mobilizaram ações em prol da data comemorativa. Além dos intelectuais, o magistério se insere nos debates para oficialização da data a partir dos anos 1940, e a discussão recebe novas proporções. Portanto, consideramos que a oficialização dessa festividade foi resultado do empenho de diferentes agentes que, ao longo de mais de três décadas, promoveram e comemoraram em todo Brasil o Dia do Professor. O decreto de 1963 materializa a conquista daqueles que evocaram, desde as primeiras iniciativas, a instituição dessa data.In the first republic in Brazil, from 1923 onwards, initiatives emerged in different parts of Brazil to celebrate Teachers' Day and attempts were made to make the commemorative date official. However, it was only in 1963 that Federal Decree No. 52682 was created and promulgated, establishing 15 October as Teacher's Day. In the meantime, there are different signs of mobilizations in favor of the institutionalization of the date. The aim of this research is to analyse the celebration of Teacher's Day in Brazil, from the first initiatives to the official recognition of the date in 1963. For this, we defined the following specific objectives: to present the history of the teaching profession, to analyze the celebrations of Teacher's Day in the 1930s and to analyze the actions promoted in favor of the officialization of Teacher's Day. The research method is based on the Indicative Paradigm of Ginzburg (1989). To accomplish the proposal, we analyzed the newspapers from the Hemeroteca Digital collection. We are based on the understanding of the studies of Brazil and Nascimento (2020). The concept of intellectuals was defined as creators and cultural mediators according to Sirinelli (2003). In addition, this research is based on the concept of Representations discussed by Chartier (1991) that underlies the discussions about the intentionalities that permeate the actions around the celebrations and officialization of the date. Thus, we found that the first initiatives to commemorate the date were marked by the presence of intellectuals who, through the influence of their positions, mobilized the importance of the date.In addition to intellectuals, teaching was included in the debates to make data official from the 1940s onwards, and the discussion took on new proportions. Therefore, we consider that the officialization of this festival was the result of the involvement of different agents who, over more than three decades, promoted and celebrated Teachers' Day throughout Brazil. The 1963 decree materialized the achievement of those who evoked, from the first initiatives, the institution of these data.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODia do professorCelebraçãoIntelectuaisHistória da educaçãoDia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da datainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiaprofessorBrasil_Pessoa_2023.pdfapplication/pdf39668559https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55587/1/DiaprofessorBrasil_Pessoa_2023.pdfd8b196fd9b1778e8744c4faf924faea0MD51123456789/555872023-12-04 20:26:25.816oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55587Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-04T23:26:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data
title Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data
spellingShingle Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data
Pessoa, Lígia Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Dia do professor
Celebração
Intelectuais
História da educação
title_short Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data
title_full Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data
title_fullStr Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data
title_full_unstemmed Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data
title_sort Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data
author Pessoa, Lígia Silva
author_facet Pessoa, Lígia Silva
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4217-2914
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7542482401254815
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Andrade, Juciene Batista Felix
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4590-2951
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9746207094429740
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Lígia Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
contributor_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Dia do professor
Celebração
Intelectuais
História da educação
dc.subject.por.fl_str_mv Dia do professor
Celebração
Intelectuais
História da educação
description Na primeira república no Brasil, a partir de 1923, emergiram iniciativas, em diferentes lugares do Brasil, que tinham por objetivo a celebração do Dia do Professor e tentativas de oficialização da data comemorativa. Contudo, apenas em 1963 foi criado e promulgado o Decreto Federal nº 52682, que instituiu o dia 15 de outubro como Dia do Professor. Neste ínterim, há diferentes indícios de mobilizações em favor da institucionalização da data. Nesse sentido, indagamos: por que comemorar o Dia do Professor no Brasil? Como foram organizadas as primeiras comemorações? Quem eram os professores homenageados? O que influenciou a oficialização dessa data? Objetivamos, por meio desta pesquisa, analisar a celebração do Dia do Professor no Brasil, desde as primeiras iniciativas até sua oficialização da data. O método de investigação é fundamentado no Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). Para cumprimento da proposta, analisamos os jornais do acervo da Hemeroteca Digital. Baseamo-nos na compreensão dos estudos de Brasil e Nascimento (2020). O conceito de intelectuais sendo definido como criadores e mediadores culturais segundo Sirinelli (2003). Além disso, esta pesquisa faz uso do conceito de Representações discutido por Chartier (1991) que fundamenta as discussões sobre as intencionalidades que perpassam as atuações em torno do Dia do Professor. Constatamos que as primeiras iniciativas da comemoração são marcadas pela presença dos intelectuais que, por meio da influência de seus cargos, mobilizaram ações em prol da data comemorativa. Além dos intelectuais, o magistério se insere nos debates para oficialização da data a partir dos anos 1940, e a discussão recebe novas proporções. Portanto, consideramos que a oficialização dessa festividade foi resultado do empenho de diferentes agentes que, ao longo de mais de três décadas, promoveram e comemoraram em todo Brasil o Dia do Professor. O decreto de 1963 materializa a conquista daqueles que evocaram, desde as primeiras iniciativas, a instituição dessa data.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-04T23:25:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-04T23:25:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PESSOA, Lígia Silva. Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data. Orientadora: Dra. Olívia Morais de Medeiros Neta. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55587
identifier_str_mv PESSOA, Lígia Silva. Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data. Orientadora: Dra. Olívia Morais de Medeiros Neta. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55587/1/DiaprofessorBrasil_Pessoa_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8b196fd9b1778e8744c4faf924faea0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117876673413120