O arco e a flecha do caçador: a dança de oxóssi no candomblé de Kêtu do Ilê Olorum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lucas de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46139
Resumo: O presente trabalho busca desenvolver um estudo descritivo-reflexivo acerca do Agueré de Oxóssi, um específico formato de dança que acontece na tradição do candomblé de Kêtu, no terreiro de candomblé da Ialorixá Isa de Nanã – Ilê Olorum (Parnamirim/RN). Para isso, utiliza-se da descrição desse movimento a partir da auto-observação e do reconhecimento da presença de fatores de movimento nessa dança, em uma abordagem dos estudos coreológicos propostos por Rudolf Laban (LABAN, 1978), a partir das seguintes referências: TIBÚRCIO (2010; 2014) e RENGEL (2001; 2006; 2008). No percurso do texto, discute-se a questão da dança de orixás e de povos negros, para isso, utiliza-se os apontamentos de MARTINS (2008); OLIVEIRA (2006; 2014) e SANFILIPPO (2016). Como escopo metodológico, tomamos como referência a descrição coreográfica, com base em observação participante e nas reflexões pessoais, seguindo os preceitos de aprendizados, dessa e de outras danças, no terreiro de candomblé. Objetiva-se com esse estudo a realização de uma leitura do Agueré de modo a destacar dele a presença de um imaginário criativo e ancestral, propulsor de reflexões sobre essa dança e a vida, a partir da tradição. Conhecer o Agueré de Oxóssi é uma atitude significativa em uma Licenciatura em Dança, como reconhecimento da relevância dos estudos das motrizes africanas na nossa cultura, na nossa arte e na nossa vida.
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Para isso, utiliza-se da descrição desse movimento a partir da auto-observação e do reconhecimento da presença de fatores de movimento nessa dança, em uma abordagem dos estudos coreológicos propostos por Rudolf Laban (LABAN, 1978), a partir das seguintes referências: TIBÚRCIO (2010; 2014) e RENGEL (2001; 2006; 2008). No percurso do texto, discute-se a questão da dança de orixás e de povos negros, para isso, utiliza-se os apontamentos de MARTINS (2008); OLIVEIRA (2006; 2014) e SANFILIPPO (2016). Como escopo metodológico, tomamos como referência a descrição coreográfica, com base em observação participante e nas reflexões pessoais, seguindo os preceitos de aprendizados, dessa e de outras danças, no terreiro de candomblé. Objetiva-se com esse estudo a realização de uma leitura do Agueré de modo a destacar dele a presença de um imaginário criativo e ancestral, propulsor de reflexões sobre essa dança e a vida, a partir da tradição. Conhecer o Agueré de Oxóssi é uma atitude significativa em uma Licenciatura em Dança, como reconhecimento da relevância dos estudos das motrizes africanas na nossa cultura, na nossa arte e na nossa vida.The present work seeks to develop a descriptive-reflective study about “Agueré de Oxóssi”, a specific dance format that happens in the tradition of Kêtu candomblé, in the candomblé yard of Ialorixá Isa de Nanã - Ilê Olorum (Parnamirim / RN). For this, it uses the description of this movement based on self-observation and the recognition of the presence of movement factors in this dance, in an approach of the chorological studies proposed by Rudolf Laban (LABAN, 1978), based on the following references: TIBÚRCIO (2010; 2014) and RENGEL (2001; 2006; 2008). During the text, the question of the dance of orixás and black people is discussed, for this, the readings of MARTINS (2008); OLIVEIRA (2006; 2014) and SANFILIPPO (2016) are used. As a methodological scope, we take the choreographic description as a reference, based on participant observation and personal reflections, following the precepts of learning, of this and other dances, in the candomblé yard. The aim of this study is to carry out a reading of Agueré to highlight the presence of a creative and ancestral imaginary, propelling reflections on this dance and life, based on tradition. Knowing “Agueré de Oxóssi” is a significant attitude in a Degree in Dance, as a recognition of the relevance of studies of African driving in our culture, in our art and in our life.Universidade Federal do Rio Grande do NorteLicenciatura em DançaUFRNBrasilArtesDançaDanceFatores do MovimentoMovement FactorsCandombléCandombléDança dos OrixásDance of the OrixásOxóssiOxóssiAgueréAgueréO arco e a flecha do caçador: a dança de oxóssi no candomblé de Kêtu do Ilê OlorumThe hunter’s bow and arrow: oxossi dance in Ilê Olorum Kêtu candombléEl arco y la flecha del cazador: danza oxossi en Ilê Olorum Kêtu candombléL'arc et la flèche du chasseur: la danse d'oxossi dans le candomblé de Kêtu do Ilê Oloruminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALArcoFlechadoCacador_Pereira_2022.pdfArcoFlechadoCacador_Pereira_2022.pdfArquivo (PDF) do TCC de Lucas de Oliveira Pereira, na Licenciatura em Dança da UFRN, em 2022.application/pdf1700696https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46139/1/ArcoFlechadoCacador_Pereira_2022.pdfdc0139f655e174d3979944ea3eba2918MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46139/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/461392023-01-16 16:22:44.561oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46139Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-16T19:22:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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