Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26348 |
Resumo: | Considerando que as situações de ensino devem levar os alunos a refletirem sobre a linguagem para assim compreendê-la e utilizá-la apropriadamente às situações e aos seus propósitos, conforme nos mostram os Parâmetros Curriculares Nacionais, é que surge o presente trabalho, resultado de uma intervenção pedagógica, de caráter qualitativo, em uma turma do 9º ano de uma escola pública do município de Natal, no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa consistiu na identificação das interferências linguísticas enquanto sintoma de Tradições Discursivas no processo de escrita dos alunos, de acordo com os postulados de Kabatek (2006). Entende-se por interferência linguística o desvio das normas de uma língua a partir do aparecimento de elementos de uma outra, seja no campo fonético, morfológico, sintático ou lexical, segundo Kabatek (1997). A partir desse conceito, nosso estudo propôs-se investigar a presença das interferências entre variedades e suas influências no deslocamento das produções textuais no contínuo de oralidade e de escrituralidade, com base em Koch e Oesterreicher (1990), por meio da comparação entre as produções iniciais e as finais. Para tanto, fundamentamonos na Linguística Textual, segundo Coseriu (2007), a partir da distinção entre os três níveis do falar: o universal, o histórico e o individual. Através da execução de uma sequência didática, modelo sistemático proposto por Dolz e Schneuwly (2004), os alunos produziram o gênero textual artigo de opinião, sobre o qual nos apoiamos teoricamente nas contribuições de Brakling (2000). Justifica-se a escolha pelo gênero por sua pertinência para a expressão de um entendimento crítico e reflexivo de temas relevantes na sociedade, através de variedades cultas. Ao final da intervenção e da análise dos resultados, constatamos o deslocamento das produções no contínuo de textos, através da substituição, pelos alunos, de interferências que caracterizam a oralidade, pelo emprego de estruturas voltadas à distância comunicativa, conforme exigência do contexto em questão. |
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Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro deBarros, Kazue Saito Monteiro deRodrigues, Maria das Graças SoaresCosta, Alessandra Castilho Ferreira da2018-12-13T00:12:08Z2018-12-13T00:12:08Z2018-07-30AGUIAR, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de. Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental. 2018. 276f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26348Considerando que as situações de ensino devem levar os alunos a refletirem sobre a linguagem para assim compreendê-la e utilizá-la apropriadamente às situações e aos seus propósitos, conforme nos mostram os Parâmetros Curriculares Nacionais, é que surge o presente trabalho, resultado de uma intervenção pedagógica, de caráter qualitativo, em uma turma do 9º ano de uma escola pública do município de Natal, no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa consistiu na identificação das interferências linguísticas enquanto sintoma de Tradições Discursivas no processo de escrita dos alunos, de acordo com os postulados de Kabatek (2006). Entende-se por interferência linguística o desvio das normas de uma língua a partir do aparecimento de elementos de uma outra, seja no campo fonético, morfológico, sintático ou lexical, segundo Kabatek (1997). A partir desse conceito, nosso estudo propôs-se investigar a presença das interferências entre variedades e suas influências no deslocamento das produções textuais no contínuo de oralidade e de escrituralidade, com base em Koch e Oesterreicher (1990), por meio da comparação entre as produções iniciais e as finais. Para tanto, fundamentamonos na Linguística Textual, segundo Coseriu (2007), a partir da distinção entre os três níveis do falar: o universal, o histórico e o individual. Através da execução de uma sequência didática, modelo sistemático proposto por Dolz e Schneuwly (2004), os alunos produziram o gênero textual artigo de opinião, sobre o qual nos apoiamos teoricamente nas contribuições de Brakling (2000). Justifica-se a escolha pelo gênero por sua pertinência para a expressão de um entendimento crítico e reflexivo de temas relevantes na sociedade, através de variedades cultas. Ao final da intervenção e da análise dos resultados, constatamos o deslocamento das produções no contínuo de textos, através da substituição, pelos alunos, de interferências que caracterizam a oralidade, pelo emprego de estruturas voltadas à distância comunicativa, conforme exigência do contexto em questão.Considering that teaching situations should lead students to reflect on language in order to understand it and to use it appropriately to the situations and its purposes, as the National Curriculum Parameters show us, it is the present work, the result of a pedagogical intervention, of a qualitative nature, in a 9th grade class from a public school in the city of Natal, Rio Grande do Norte. Our research consisted in the identification of linguistic interferences as a symptom of Discursive Traditions in the students' writing process, according to the postulates of Kabatek (2006). It is understood by linguistic interference the deviation of the norms of a language from the appearance of elements of another, be it in the phonetic, morphological, syntactic or lexical field, according to Kabatek (1997). Based on this concept, our study aimed to investigate the presence of interference between varieties, and their influence on the displacement of textual productions in the oral or writing continuum, based on Koch and Oesterreicher (1990). initial productions and finals. For this, we are based on Textual Linguistics, according to Coseriu (2007), from the distinction between the three levels of speaking: the universal, the historical and the individual. Through the execution of a didactic sequence, a systematic model proposed by Dolz and Schneuwly (2004), the students produced the textual genre opinion article, on which we theoretically support the contributions of Brakling (2000). The choice by gender is justified by its relevance to the expression of a critical and reflective understanding of relevant themes in society through the cultivated variety. At the end of the intervention and the analysis of the results, we see the displacement of the productions in the continuum of texts, through the substitution by the students of interferences that characterize orality, by the use of structures focused on the communicative distance, as required by the context in question.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASGênero artigo de opiniãoInterferências linguísticasOralidadeEscrituralidadeSequência didáticaTradições DiscursivasInterferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTInterferênciaslinguísticascontínuo_Aguiar_2018.pdf.txtInterferênciaslinguísticascontínuo_Aguiar_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain408521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26348/2/Interfer%c3%aanciaslingu%c3%adsticascont%c3%adnuo_Aguiar_2018.pdf.txt77dd6de5ae9b241bbffe593513d1f5a0MD52THUMBNAILInterferênciaslinguísticascontínuo_Aguiar_2018.pdf.jpgInterferênciaslinguísticascontínuo_Aguiar_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3398https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26348/3/Interfer%c3%aanciaslingu%c3%adsticascont%c3%adnuo_Aguiar_2018.pdf.jpgb601f18cbe2f004e7997aa5f5e5d1c2dMD53TEXTInterferênciaslinguísticascontínuo_Aguiar_2018.pdf.txtInterferênciaslinguísticascontínuo_Aguiar_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain408521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26348/2/Interfer%c3%aanciaslingu%c3%adsticascont%c3%adnuo_Aguiar_2018.pdf.txt77dd6de5ae9b241bbffe593513d1f5a0MD52THUMBNAILInterferênciaslinguísticascontínuo_Aguiar_2018.pdf.jpgInterferênciaslinguísticascontínuo_Aguiar_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3398https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26348/3/Interfer%c3%aanciaslingu%c3%adsticascont%c3%adnuo_Aguiar_2018.pdf.jpgb601f18cbe2f004e7997aa5f5e5d1c2dMD53ORIGINALInterferênciaslinguísticascontínuo_Aguiar_2018.pdfapplication/pdf27640445https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26348/1/Interfer%c3%aanciaslingu%c3%adsticascont%c3%adnuo_Aguiar_2018.pdf5c10d9ac75d1106df8ef681e718bca91MD51123456789/263482019-01-30 13:04:53.935oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26348Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:04:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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