Crônicas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental entre oralidade e escrituralidade: tradições discursivas, leitura e produção de textos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26585 |
Resumo: | Este estudo analisou, de maneira interventiva, a presença dos parâmetros comunicativos em crônicas produzidas por alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no contínuo de oralidade e escrituralidade. Através de uma abordagem que alia os pressupostos teóricos do Modelo de Tradições Discursivas aos subsídios da Escola de Genera, foi aplicada uma sequência didática com módulos de leitura e escrita, objetivando fornecer aos alunos oportunidades de aquisição de estratégias e recursos da escrituralidade, ao mesmo tempo em que o processo de produção de texto guiou-se por situações reais de comunicação, envolvendo escola, família, comunidade e o público leitor em geral, resultando em crônicas que tratam do cuidado que o ser humano deve ter com os animais. As mudanças na utilização de estratégias e recursos típicos da escrituralidade, provocadas pelo desenvolvimento da sequência didática, foram comprovadas por meio da análise das diferentes versões de textos produzidos pelos alunos a partir dos parâmetros comunicativos propostos por Koch e Oesterreicher (2007), com o intuito de verificar deslocamentos dessa produção no contínuo de oralidade e escrituralidade. A partir da visão proposta pelo estudo das Tradições Discursivas, observando Koch e Oesterreicher (2007), Kabatek (2012), Longhin (2014), Castilho da Costa (2015), foram analisadas as TDs de conteúdo, de estrutura composicional e as tradições intertextuais e interdiscursivas presentes nas crônicas produzidas pelos estudantes, conforme os parâmetros comunicativos propostos. O gênero textual “crônica” foi abordado sob a visão de Cândido (1992), Arrigucci Jr. (1987) e Sá (1987). A análise da estrutura composicional do gênero em estudo foi baseada nas sequências descritiva e narrativa propostas por Adam (2008). Os resultados obtidos comprovam que houve um deslocamento na produção textual dos estudantes para a escrituralidade. |
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Moura, Aline Lessa Ramos LimaAzevedo, Josilete Alves Moreira deSousa, Gilton Sampaio deCosta, Alessandra Castilho Ferreira da2019-02-07T19:28:33Z2019-02-07T19:28:33Z2017-06-07MOURA, Aline Lessa Ramos Lima. Crônicas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental entre oralidade e escrituralidade: tradições discursivas, leitura e produção de textos. 2017. 336f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26585Este estudo analisou, de maneira interventiva, a presença dos parâmetros comunicativos em crônicas produzidas por alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no contínuo de oralidade e escrituralidade. Através de uma abordagem que alia os pressupostos teóricos do Modelo de Tradições Discursivas aos subsídios da Escola de Genera, foi aplicada uma sequência didática com módulos de leitura e escrita, objetivando fornecer aos alunos oportunidades de aquisição de estratégias e recursos da escrituralidade, ao mesmo tempo em que o processo de produção de texto guiou-se por situações reais de comunicação, envolvendo escola, família, comunidade e o público leitor em geral, resultando em crônicas que tratam do cuidado que o ser humano deve ter com os animais. As mudanças na utilização de estratégias e recursos típicos da escrituralidade, provocadas pelo desenvolvimento da sequência didática, foram comprovadas por meio da análise das diferentes versões de textos produzidos pelos alunos a partir dos parâmetros comunicativos propostos por Koch e Oesterreicher (2007), com o intuito de verificar deslocamentos dessa produção no contínuo de oralidade e escrituralidade. A partir da visão proposta pelo estudo das Tradições Discursivas, observando Koch e Oesterreicher (2007), Kabatek (2012), Longhin (2014), Castilho da Costa (2015), foram analisadas as TDs de conteúdo, de estrutura composicional e as tradições intertextuais e interdiscursivas presentes nas crônicas produzidas pelos estudantes, conforme os parâmetros comunicativos propostos. O gênero textual “crônica” foi abordado sob a visão de Cândido (1992), Arrigucci Jr. (1987) e Sá (1987). A análise da estrutura composicional do gênero em estudo foi baseada nas sequências descritiva e narrativa propostas por Adam (2008). Os resultados obtidos comprovam que houve um deslocamento na produção textual dos estudantes para a escrituralidade.This study analized, in an intervening way, the presence of communicative parameters postulated by Koch and Oesterreicher (1990) in chronicles produced by students of 8th grade of Middle School at a Public School, in the continuum of orality and literacy. Through an approach that allies the Discourse Tradition assumptions to the Genera School assumptions, It was applied a didact sequence (Dolz and Schinewly, 2004), aiming to provide opportunity to get strategies and resourses from literacy, at the same time the process of text production was guided through real communication situations, involving school, family, community and general readership, producing chronicles that deal with the care that the human being must have with animals. The changes on the use of strategies and typical resourses of literacy, provoked by the development of the didactic sequence, were proved by the analyse of different text versions produced by the students following the communicative parameters proposed by Koch and Oesterreicher (2007), willing to verify displacement on the production process in the continuum of orality and literacy. Through the insights proposed by The Discoursive Tradition according to Koch e Oesterreicher (2007), Kabatek (2012), Longhin (2014), Castilho da Costa (2015), were analized the Discursive Tradition of the content, the style, the compositional structure, and the intertextual and interdiscursive traditions contained in the chronicles produced by the students, from the communicative parameters proposed. The textual genre “Chronicle” was explored under the insight of Cândido (1992), Arrigucci Jr. ( 1987) e Sá (1987). The analyses of the compositional structure of the studied genre was based on the descriptive and narrative sequence by Adam (2008).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCrônicaParâmetros comunicativosOralidadeEscrituralidadeTDsCrônicas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental entre oralidade e escrituralidade: tradições discursivas, leitura e produção de textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCrônicasalunos8º_Moura_2017.pdfapplication/pdf2839218https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26585/1/Cr%c3%b4nicasalunos8%c2%ba_Moura_2017.pdf92be23df0a60c98b7c096de0a159eb15MD51TEXTCrônicasalunos8º_Moura_2017.pdf.txtCrônicasalunos8º_Moura_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain538482https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26585/2/Cr%c3%b4nicasalunos8%c2%ba_Moura_2017.pdf.txt26138ce86dcbd9ae32072a254783ee5bMD52THUMBNAILCrônicasalunos8º_Moura_2017.pdf.jpgCrônicasalunos8º_Moura_2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26585/3/Cr%c3%b4nicasalunos8%c2%ba_Moura_2017.pdf.jpg8fa24d43c14da3ad9b13e6a3bc82de38MD53123456789/265852019-02-08 01:46:42.925oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26585Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-08T04:46:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Este estudo analisou, de maneira interventiva, a presença dos parâmetros comunicativos em crônicas produzidas por alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no contínuo de oralidade e escrituralidade. Através de uma abordagem que alia os pressupostos teóricos do Modelo de Tradições Discursivas aos subsídios da Escola de Genera, foi aplicada uma sequência didática com módulos de leitura e escrita, objetivando fornecer aos alunos oportunidades de aquisição de estratégias e recursos da escrituralidade, ao mesmo tempo em que o processo de produção de texto guiou-se por situações reais de comunicação, envolvendo escola, família, comunidade e o público leitor em geral, resultando em crônicas que tratam do cuidado que o ser humano deve ter com os animais. As mudanças na utilização de estratégias e recursos típicos da escrituralidade, provocadas pelo desenvolvimento da sequência didática, foram comprovadas por meio da análise das diferentes versões de textos produzidos pelos alunos a partir dos parâmetros comunicativos propostos por Koch e Oesterreicher (2007), com o intuito de verificar deslocamentos dessa produção no contínuo de oralidade e escrituralidade. A partir da visão proposta pelo estudo das Tradições Discursivas, observando Koch e Oesterreicher (2007), Kabatek (2012), Longhin (2014), Castilho da Costa (2015), foram analisadas as TDs de conteúdo, de estrutura composicional e as tradições intertextuais e interdiscursivas presentes nas crônicas produzidas pelos estudantes, conforme os parâmetros comunicativos propostos. O gênero textual “crônica” foi abordado sob a visão de Cândido (1992), Arrigucci Jr. (1987) e Sá (1987). A análise da estrutura composicional do gênero em estudo foi baseada nas sequências descritiva e narrativa propostas por Adam (2008). Os resultados obtidos comprovam que houve um deslocamento na produção textual dos estudantes para a escrituralidade. |
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