Reuso do patrimônio ferroviário: uma proposta de uso misto para as antigas oficinas da estrada de ferro central do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Diana Paula Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31408
Resumo: A prática do restauro de bens imóveis, ainda representa um desafio contemporâneo pois, em algumas situações, ainda é tratado de forma isolada, relacionando-se puramente ao objeto físico. Entretanto as posturas atuais das intervenções patrimoniais refletem os conceitos de conservação integrada e da preservação da integridade e autenticidade do edifício. No caso das edificações representantes da arquitetura ferroviária estes conceitos possuem ampla aplicabilidade, pois tratamos da conservação de estruturas físicas de grande representatividade histórica e social, que necessitam ser identificadas e valorizadas no projeto de restauro. Acrescenta-se à discussão as questões que circundam a gestão de bens protegidos e as implicações que refletem na sua preservação. Este trabalho consiste em um projeto arquitetônico para um edifício de uso misto destinado a espaços residenciais, comerciais e culturais com ênfase na preservação do patrimônio cultural, em particular, do patrimônio cultural ferroviário. Foi desenvolvido com o objetivo de propor uma intervenção com vistas ao reuso de uma edificação valorada e incluída na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário, localizada em uma área central de interesse social do município de Natal/RN, mas que se encontra em estado de subutilização, considerando as funções sociais da propriedade e do patrimônio edificado. Para desenvolver a proposta arquitetônica, foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais (precedentes ou correlatos). Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com a exposição dos dilemas e definição das metas de projeto. A partir dessa base, e com o auxílio das disciplinas e orientações acadêmicas, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro em meios analógicos e digitais, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. Tendo em vista seus objetivos específicos, o trabalho procurou estudar estratégias arquitetônicas para promoção e reabilitação do espaço urbano através da valorização de seu patrimônio arquitetônico. Como resultado dos estudos (e simulações) realizados, chegou-se a uma proposta de intervenção que visa o reconhecimento do valor artístico da arquitetura industrial ferroviária, mas que admite a integração social como um importante fator agregador de valor cultural.
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Entretanto as posturas atuais das intervenções patrimoniais refletem os conceitos de conservação integrada e da preservação da integridade e autenticidade do edifício. No caso das edificações representantes da arquitetura ferroviária estes conceitos possuem ampla aplicabilidade, pois tratamos da conservação de estruturas físicas de grande representatividade histórica e social, que necessitam ser identificadas e valorizadas no projeto de restauro. Acrescenta-se à discussão as questões que circundam a gestão de bens protegidos e as implicações que refletem na sua preservação. Este trabalho consiste em um projeto arquitetônico para um edifício de uso misto destinado a espaços residenciais, comerciais e culturais com ênfase na preservação do patrimônio cultural, em particular, do patrimônio cultural ferroviário. Foi desenvolvido com o objetivo de propor uma intervenção com vistas ao reuso de uma edificação valorada e incluída na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário, localizada em uma área central de interesse social do município de Natal/RN, mas que se encontra em estado de subutilização, considerando as funções sociais da propriedade e do patrimônio edificado. Para desenvolver a proposta arquitetônica, foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais (precedentes ou correlatos). Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com a exposição dos dilemas e definição das metas de projeto. A partir dessa base, e com o auxílio das disciplinas e orientações acadêmicas, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro em meios analógicos e digitais, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. Tendo em vista seus objetivos específicos, o trabalho procurou estudar estratégias arquitetônicas para promoção e reabilitação do espaço urbano através da valorização de seu patrimônio arquitetônico. Como resultado dos estudos (e simulações) realizados, chegou-se a uma proposta de intervenção que visa o reconhecimento do valor artístico da arquitetura industrial ferroviária, mas que admite a integração social como um importante fator agregador de valor cultural.The practice of real estate restoration still represents a contemporary challenge because, in some situations, it is still treated in isolation, relating purely to the physical object. However, the current attitudes of heritage interventions reflect the concepts of integrated conservation and the preservation of the building's integrity and authenticity. In the case of buildings representing railway architecture, these concepts have wide applicability, as we deal with the conservation of physical structures of great historical and social representativeness, which need to be identified and valued in the restoration project. The issues surrounding the management of protected assets and the implications for their preservation are added to the discussion. This work consists of an architectural project for a mixed-use building intended for residential, commercial and cultural spaces with an emphasis on the preservation of cultural heritage, in particular the cultural heritage of railways. It was developed with the objective of proposing an intervention with a view to the reuse of a valued building and included in the Railway Cultural Heritage List, located in a central area of social interest in the city of Natal / RN, but which is in a state of underutilization, considering the social functions of property and built heritage. To develop the architectural proposal, it was initially carried out a theoreticalconceptual deepening on the theme, through bibliographic research and studies of design references (precedents or correlated). Then, the architectural programming was developed, with the exposure of dilemmas and definition of project goals. From this base, and with the help of academic disciplines and guidelines, the design process was gradually being developed and mapped, through various forms of recording in analog and digital media, from the initial stages of studies on conditioning, design and development of the architectural party. In view of its specific objectives, the work sought to study architectural strategies for the promotion and rehabilitation of urban space through the enhancement of its architectural heritage. As a result of the studies (and simulations) carried out, an intervention proposal was reached that aims to recognize the artistic value of industrial railway architecture, but which admits social integration as an important factor that adds cultural value.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTEUFRNBrasilProjeto arquitetônicoPatrimônio ferroviárioPatrimônio culturalConservação integradaReuso do patrimônio ferroviário: uma proposta de uso misto para as antigas oficinas da estrada de ferro central do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALReusopatrimonioferroviario_Barbosa_2020.pdfapplication/pdf140152483https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31408/1/Reusopatrimonioferroviario_Barbosa_2020.pdfbb7291fc4af8a66f2e60490d5409ffb8MD51TEXTReusopatrimonioferroviario_Barbosa_2020.pdf.txtReusopatrimonioferroviario_Barbosa_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain334961https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31408/2/Reusopatrimonioferroviario_Barbosa_2020.pdf.txtd1caee25ca74302c2fce34d3e24cc016MD52THUMBNAILReusopatrimonioferroviario_Barbosa_2020.pdf.jpgReusopatrimonioferroviario_Barbosa_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31408/3/Reusopatrimonioferroviario_Barbosa_2020.pdf.jpg71943c48ae16b1f84b7781c568400804MD53123456789/314082021-02-07 05:27:20.351oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31408Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-07T08:27:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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