Análise de custos ambientais: estudo sobre a relevância dos gastos do sistema de gestão ambiental, em uma distribuidora de combustíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Iury Maycon da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40964
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo analisar a relevância dos gastos das atividades relacionadas à questão ambiental no ano de 2015, promovidas por uma distribuidora de combustíveis avaliando a relação custo benefício das ações ambientais praticadas. Atualmente ela não define critérios para mensuração dos custos ambientais, e dessa forma não consegue concluir se as ações implementadas atenderam as expectativas no que refere-se à viabilidade econômico financeira da companhia. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, quanto aos objetivos propostos, classifica-se como estudo de caso no que compete aos procedimentos, e pela abordagem enquadra-se como qualitativa. Foram analisados normativos internos, realizadas entrevistas e visitas em unidades da empresa de forma a mapear as ações ambientais, para mensuração a pesquisa baseia-se no método de custeio ambiental por atividade definidos por Hansen e Mowen (2001), definindo índices ou critérios de mensuração a partir do fato gerador para que fossem alocados os devidos custos. As atividades foram reunidas por ações do Sistema de Gestão Ambiental – SGA classificadas em: planejamento, execução, certificação, e verificação, acrescentando-se: outras ações ambientais e aplicação de multas e taxas, que não integram o sistema ambiental, totalizando para o ano de referência 4,4 milhões de reais. Com as ações são gerados benefícios atrelados à qualidade dos procedimentos e de cunho econômico na redução de riscos, de tal modo pode-se afirmar que as ações ambientais desenvolvidas por uma distribuidora de combustíveis, possuem efeito positivo representando pouco mais que 0,04% de seu faturamento no ano, dada a sua eficácia de gestão certificada de acordo com as Normas Brasileiras de Regulamentação – NBR.
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