Vidas negras importam: estudos sobre o comportamento pró-social de crianças pardas e pretas brasileiras
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31959 |
Resumo: | A pró-socialidade é vista por alguns teóricos evolucionistas como a chave para entender o sucesso da humanidade, estando presente desde os primeiros meses de desenvolvimento de uma criança. Esta tese objetiva investigar o efeito da exclusão sofrida por pardos e pretos e do grupo de pertencimento sobre os comportamentos prósociais em crianças brasileiras. Para isso, fez uso de medidas implícitas e explícitas. O primeiro capítulo apresenta uma introdução geral. O segundo capítulo traz uma revisão teórica sobre as teorias evolucionistas que abordam o comportamento pró-social, com foco na Teoria da Evolução Cultural. O terceiro capítulo é composto por uma revisão sistemática de estudos que investigam os efeitos do priming sobre os comportamentos pró-sociais de crianças. O quarto capítulo é composto por três estudos empíricos que avaliam: (1) a associação entre a partilha e a identificação da criança como branca, parda ou preta; (2) o efeito da cor da pele em um priming pró-social; e (3) a escolha por brancos ou pretos como amigos. Encontramos uma associação entre a identificação das crianças como branca, parda ou preta e a partilha; um aumento da partilha na condição com priming pró-social, independentemente da cor da pele da criança; e a preferência por um personagem branco como amigo. O quinto capítulo relata a construção e validação do Teste de Associação Implícita para avaliação da Pró-socialidade em Crianças (TAI-PSC). O teste apresentou boa consistência interna e uma validação satisfatória dos itens. O sexto capítulo é formado por dois estudos, nos quais participaram crianças que residem na zona urbana, zona rural e em comunidades quilombolas. Os resultados demonstraram maior partilha entre as crianças da zona urbana, porém maior preferência implícita pró-social entre as crianças das comunidades quilombolas. Por fim, o sétimo capítulo apresenta as conclusões gerais da tese de forma resumida. Tomados juntos, nossos estudos sugerem que o ostracismo, a exclusão pela cor da pele e o grupo de pertencimento são fatores que influenciam no comportamento pró-social de crianças, de forma explícita e implícita. |
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Esta tese objetiva investigar o efeito da exclusão sofrida por pardos e pretos e do grupo de pertencimento sobre os comportamentos prósociais em crianças brasileiras. Para isso, fez uso de medidas implícitas e explícitas. O primeiro capítulo apresenta uma introdução geral. O segundo capítulo traz uma revisão teórica sobre as teorias evolucionistas que abordam o comportamento pró-social, com foco na Teoria da Evolução Cultural. O terceiro capítulo é composto por uma revisão sistemática de estudos que investigam os efeitos do priming sobre os comportamentos pró-sociais de crianças. O quarto capítulo é composto por três estudos empíricos que avaliam: (1) a associação entre a partilha e a identificação da criança como branca, parda ou preta; (2) o efeito da cor da pele em um priming pró-social; e (3) a escolha por brancos ou pretos como amigos. 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Tomados juntos, nossos estudos sugerem que o ostracismo, a exclusão pela cor da pele e o grupo de pertencimento são fatores que influenciam no comportamento pró-social de crianças, de forma explícita e implícita.Prosociality, in the eyes of some evolution theorists, is seen as the key to understanding the success of humanity, being a factor found present from the first months of child development. The objective behind the present thesis is to investigate the effect of the exclusion suffered by pardo and black people, and the belonginess social group, on prosocial behavior in Brazilian children. To achieve this goal, use was made of implicit and explicit measures. The first chapter is a general introduction. The second chapter brings a theoretical review of the theories of evolution that cover prosocial behavior, and which focus on the theory of cultural evolution. The third chapter is composed of a systematic review of studies that investigate the effects of priming on prosocial behavior in children. The fourth chapter comprises of three empirical studies that analyze, (1) the association between sharing and the identification of the child how white, pardo and black, (2) the effect of skin color in prosocial priming, and (3) the choice of a black or white character as friends. Our findings pointed to an association between the identification how white, pardo and black of the child and sharing; an increase in sharing under the condition with prosocial priming, regardless of skin color bias; and the preference of a white character as a friend. The fifth chapter reports on the construction and validation of the Implicit Association Test for assessing prosociality in children (IAT-PSC). The test presented good internal consistency and a satisfactory validation of the items. The sixth chapter is comprised of two studies, in which the participants are children that reside in urban areas, rural zones and in quilombo communities. The results demonstrate greater sharing among urban children, but greater implicit prosocial preference among children from quilombo communities. Lastly, the seventh chapter summarizes the general conclusions of the thesis. When taken together, our studies suggest that ostracism, prejudice, and group belonging are factors that influence prosocial behavior in children, both explicitly and implicitly.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIAUFRNBrasilComportamentos pró-sociaisExclusão racialMedidas implícitasQuilombosEvolução culturalVidas negras importam: estudos sobre o comportamento pró-social de crianças pardas e pretas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVidasnegrasimportam_Medeiros_2020.pdf.txtVidasnegrasimportam_Medeiros_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain459519https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31959/2/Vidasnegrasimportam_Medeiros_2020.pdf.txt4c6486901c5e23dcbb99394fa8c243f6MD52THUMBNAILVidasnegrasimportam_Medeiros_2020.pdf.jpgVidasnegrasimportam_Medeiros_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31959/3/Vidasnegrasimportam_Medeiros_2020.pdf.jpg75786c55aac57440b495d55ddcc1ccdcMD53ORIGINALVidasnegrasimportam_Medeiros_2020.pdfapplication/pdf5755253https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31959/1/Vidasnegrasimportam_Medeiros_2020.pdf6275325950a1464bccf03820e81ade5eMD51123456789/319592021-03-28 05:53:44.58oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31959Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-28T08:53:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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