Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4767 |
Resumo: | Este artigo aborda sobre o acesso das pessoas portadoras de deficiência no ensino fundamental e médio, no Território Quilombola Lage dos Negros, no município de Campo Formoso, onde se estabeleceu uma comunidade negra, centenária, que nem mesmo o tempo e a chegada do “progresso”, associada aos investimentos, públicos e privados, conseguiu apagar os sinais de exclusão. Inquietou-nos nesta abordagem investigativa saber, como as crianças portadoras de deficiência, estão acessando as ações de intervenção e políticas públicas de inclusão, direcionadas a esse Território Quilombola. Para atingir os objetivos propostos nesta abordagem, além do estudo e analise de documentos norteadores destas politicas, recorremos a uma pesquisa de natureza qualitativa através da qual foram ouvidos professoras, agentes comunitários de saúde e outros sujeitos, como a coordenadora da sala de recursos, um sindicalista, além de ouvir representantes das Secretarias de Saúde, Ação Social e Secretaria de Educação do município. Os resultados apresentados, a partir da coleta e analise dos dados levantados, apontam para a necessidade de repensar, tanto as políticas públicas de inclusão como o próprio espaço escolar, visto que tais serviços, da forma como vem sendo ofertados, enquanto instrumento de inclusão, não atendem as reais exigências requeridas pelos portadores de deficiência no Territorio Quilombola de Lages. |
id |
VERACRUZ-0_8867317a3657e0265bb324226c5682c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4767 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black peopleQuilomboTerritório QuilombolaExclusão.Este artigo aborda sobre o acesso das pessoas portadoras de deficiência no ensino fundamental e médio, no Território Quilombola Lage dos Negros, no município de Campo Formoso, onde se estabeleceu uma comunidade negra, centenária, que nem mesmo o tempo e a chegada do “progresso”, associada aos investimentos, públicos e privados, conseguiu apagar os sinais de exclusão. Inquietou-nos nesta abordagem investigativa saber, como as crianças portadoras de deficiência, estão acessando as ações de intervenção e políticas públicas de inclusão, direcionadas a esse Território Quilombola. Para atingir os objetivos propostos nesta abordagem, além do estudo e analise de documentos norteadores destas politicas, recorremos a uma pesquisa de natureza qualitativa através da qual foram ouvidos professoras, agentes comunitários de saúde e outros sujeitos, como a coordenadora da sala de recursos, um sindicalista, além de ouvir representantes das Secretarias de Saúde, Ação Social e Secretaria de Educação do município. Os resultados apresentados, a partir da coleta e analise dos dados levantados, apontam para a necessidade de repensar, tanto as políticas públicas de inclusão como o próprio espaço escolar, visto que tais serviços, da forma como vem sendo ofertados, enquanto instrumento de inclusão, não atendem as reais exigências requeridas pelos portadores de deficiência no Territorio Quilombola de Lages.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/476710.34117/bjdv5n11-247Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26029-26044Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26029-26044Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26029-260442525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4767/4394Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Ozelito SouzaSouza Rios, Pedro Paulo2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4767Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:58.751785Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people |
title |
Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people |
spellingShingle |
Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people Cruz, Ozelito Souza Quilombo Território Quilombola Exclusão. |
title_short |
Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people |
title_full |
Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people |
title_fullStr |
Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people |
title_full_unstemmed |
Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people |
title_sort |
Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people |
author |
Cruz, Ozelito Souza |
author_facet |
Cruz, Ozelito Souza Souza Rios, Pedro Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Souza Rios, Pedro Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Ozelito Souza Souza Rios, Pedro Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quilombo Território Quilombola Exclusão. |
topic |
Quilombo Território Quilombola Exclusão. |
description |
Este artigo aborda sobre o acesso das pessoas portadoras de deficiência no ensino fundamental e médio, no Território Quilombola Lage dos Negros, no município de Campo Formoso, onde se estabeleceu uma comunidade negra, centenária, que nem mesmo o tempo e a chegada do “progresso”, associada aos investimentos, públicos e privados, conseguiu apagar os sinais de exclusão. Inquietou-nos nesta abordagem investigativa saber, como as crianças portadoras de deficiência, estão acessando as ações de intervenção e políticas públicas de inclusão, direcionadas a esse Território Quilombola. Para atingir os objetivos propostos nesta abordagem, além do estudo e analise de documentos norteadores destas politicas, recorremos a uma pesquisa de natureza qualitativa através da qual foram ouvidos professoras, agentes comunitários de saúde e outros sujeitos, como a coordenadora da sala de recursos, um sindicalista, além de ouvir representantes das Secretarias de Saúde, Ação Social e Secretaria de Educação do município. Os resultados apresentados, a partir da coleta e analise dos dados levantados, apontam para a necessidade de repensar, tanto as políticas públicas de inclusão como o próprio espaço escolar, visto que tais serviços, da forma como vem sendo ofertados, enquanto instrumento de inclusão, não atendem as reais exigências requeridas pelos portadores de deficiência no Territorio Quilombola de Lages. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4767 10.34117/bjdv5n11-247 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4767 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4767/4394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26029-26044 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26029-26044 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26029-26044 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645430808903680 |