Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ozelito Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza Rios, Pedro Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4767
Resumo: Este artigo aborda sobre o acesso das pessoas portadoras de deficiência no ensino fundamental e médio, no Território Quilombola Lage dos Negros, no município de Campo Formoso, onde se estabeleceu uma comunidade negra, centenária, que nem mesmo o tempo e a chegada do “progresso”, associada aos investimentos, públicos e privados, conseguiu apagar os sinais de exclusão.  Inquietou-nos nesta abordagem investigativa saber, como as crianças portadoras de deficiência, estão acessando as ações de intervenção e políticas públicas de inclusão, direcionadas a esse Território Quilombola.  Para atingir os objetivos propostos nesta abordagem, além do estudo e analise de documentos norteadores destas politicas, recorremos a uma pesquisa de natureza qualitativa através da qual foram ouvidos professoras, agentes comunitários de saúde e outros sujeitos, como a coordenadora da sala de recursos, um sindicalista, além de ouvir representantes das Secretarias de Saúde, Ação Social e Secretaria de Educação do município.  Os resultados apresentados, a partir da coleta e analise dos dados levantados, apontam para a necessidade de repensar, tanto as políticas públicas de inclusão como o próprio espaço escolar,  visto que tais serviços, da forma como vem sendo ofertados, enquanto instrumento de inclusão, não atendem as reais exigências requeridas pelos portadores de deficiência  no Territorio Quilombola de Lages.
id VERACRUZ-0_8867317a3657e0265bb324226c5682c7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4767
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black peopleQuilomboTerritório QuilombolaExclusão.Este artigo aborda sobre o acesso das pessoas portadoras de deficiência no ensino fundamental e médio, no Território Quilombola Lage dos Negros, no município de Campo Formoso, onde se estabeleceu uma comunidade negra, centenária, que nem mesmo o tempo e a chegada do “progresso”, associada aos investimentos, públicos e privados, conseguiu apagar os sinais de exclusão.  Inquietou-nos nesta abordagem investigativa saber, como as crianças portadoras de deficiência, estão acessando as ações de intervenção e políticas públicas de inclusão, direcionadas a esse Território Quilombola.  Para atingir os objetivos propostos nesta abordagem, além do estudo e analise de documentos norteadores destas politicas, recorremos a uma pesquisa de natureza qualitativa através da qual foram ouvidos professoras, agentes comunitários de saúde e outros sujeitos, como a coordenadora da sala de recursos, um sindicalista, além de ouvir representantes das Secretarias de Saúde, Ação Social e Secretaria de Educação do município.  Os resultados apresentados, a partir da coleta e analise dos dados levantados, apontam para a necessidade de repensar, tanto as políticas públicas de inclusão como o próprio espaço escolar,  visto que tais serviços, da forma como vem sendo ofertados, enquanto instrumento de inclusão, não atendem as reais exigências requeridas pelos portadores de deficiência  no Territorio Quilombola de Lages.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/476710.34117/bjdv5n11-247Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26029-26044Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26029-26044Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26029-260442525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4767/4394Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Ozelito SouzaSouza Rios, Pedro Paulo2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4767Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:58.751785Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people
title Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people
spellingShingle Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people
Cruz, Ozelito Souza
Quilombo
Território Quilombola
Exclusão.
title_short Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people
title_full Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people
title_fullStr Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people
title_full_unstemmed Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people
title_sort Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people
author Cruz, Ozelito Souza
author_facet Cruz, Ozelito Souza
Souza Rios, Pedro Paulo
author_role author
author2 Souza Rios, Pedro Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Ozelito Souza
Souza Rios, Pedro Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Quilombo
Território Quilombola
Exclusão.
topic Quilombo
Território Quilombola
Exclusão.
description Este artigo aborda sobre o acesso das pessoas portadoras de deficiência no ensino fundamental e médio, no Território Quilombola Lage dos Negros, no município de Campo Formoso, onde se estabeleceu uma comunidade negra, centenária, que nem mesmo o tempo e a chegada do “progresso”, associada aos investimentos, públicos e privados, conseguiu apagar os sinais de exclusão.  Inquietou-nos nesta abordagem investigativa saber, como as crianças portadoras de deficiência, estão acessando as ações de intervenção e políticas públicas de inclusão, direcionadas a esse Território Quilombola.  Para atingir os objetivos propostos nesta abordagem, além do estudo e analise de documentos norteadores destas politicas, recorremos a uma pesquisa de natureza qualitativa através da qual foram ouvidos professoras, agentes comunitários de saúde e outros sujeitos, como a coordenadora da sala de recursos, um sindicalista, além de ouvir representantes das Secretarias de Saúde, Ação Social e Secretaria de Educação do município.  Os resultados apresentados, a partir da coleta e analise dos dados levantados, apontam para a necessidade de repensar, tanto as políticas públicas de inclusão como o próprio espaço escolar,  visto que tais serviços, da forma como vem sendo ofertados, enquanto instrumento de inclusão, não atendem as reais exigências requeridas pelos portadores de deficiência  no Territorio Quilombola de Lages.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4767
10.34117/bjdv5n11-247
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4767
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4767/4394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26029-26044
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26029-26044
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26029-26044
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645430808903680