Conhecimento sobre os atributos da Atenção Primária por residentes de uma universidade pública no interior do Nordeste Brasileiro
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54825 |
Resumo: | A Estratégia de Saúde da Família amplia as possibilidades de acesso aos serviços e aos cuidados para a manutenção da saúde através de diferentes olhares e saberes. Os atributos essenciais e derivados são elementos estruturantes da Atenção Primária à Saúde servindo como instrumentos de avaliação e monitoramento de sua qualidade. Neste contexto, programas de formação profissional em saúde, voltados à Atenção Primária à Saúde, devem apresentá-los como eixo que estrutura as práticas profissionais. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre os atributos da APS pelos residentes do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e do programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Escola Multicampi de Ciências Médicas. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória no qual foi aplicado questionário de nível de conhecimento quanto a abordagem dos atributos da Atenção Primária à Saúde no processo de formação, e ainda da aplicação do Primary Care Assesment Tool Brasil versão Profissionais com 37 alunos de ambos os programas de residência e que estão inseridos nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Caicó/RN e Currais Novos/RN, no período de abril à setembro de 2022. Dos dados coletados, o atributo acesso de primeiro contato (acessibilidade) apresentou o menor escore (3,04), sendo a coordenação – sistemas de informação, o componente com maior escore (8,07), dentre os demais apenas integralidade – serviços disponíveis (7,03) e orientação familiar (8,01) obtiveram escores satisfatórios. Tanto o Escore Essencial (5,97) quanto o Escore Geral (5,92) estiveram abaixo da média. É possível concluir que existe uma deficiência de conhecimento dos residentes quanto aos atributos, assim como na abordagem dos mesmos na prática dos serviços de saúde e levando em consideração que pode ser um reflexo da falta de um direcionamento específico aos atributos como eixo estruturante nos projetos político-pedagógicos dos programas de residências, tendo em vista que ela é utilizada como principal cenário dentro do processo de formação. |
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Os atributos essenciais e derivados são elementos estruturantes da Atenção Primária à Saúde servindo como instrumentos de avaliação e monitoramento de sua qualidade. Neste contexto, programas de formação profissional em saúde, voltados à Atenção Primária à Saúde, devem apresentá-los como eixo que estrutura as práticas profissionais. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre os atributos da APS pelos residentes do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e do programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Escola Multicampi de Ciências Médicas. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória no qual foi aplicado questionário de nível de conhecimento quanto a abordagem dos atributos da Atenção Primária à Saúde no processo de formação, e ainda da aplicação do Primary Care Assesment Tool Brasil versão Profissionais com 37 alunos de ambos os programas de residência e que estão inseridos nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Caicó/RN e Currais Novos/RN, no período de abril à setembro de 2022. Dos dados coletados, o atributo acesso de primeiro contato (acessibilidade) apresentou o menor escore (3,04), sendo a coordenação – sistemas de informação, o componente com maior escore (8,07), dentre os demais apenas integralidade – serviços disponíveis (7,03) e orientação familiar (8,01) obtiveram escores satisfatórios. Tanto o Escore Essencial (5,97) quanto o Escore Geral (5,92) estiveram abaixo da média. É possível concluir que existe uma deficiência de conhecimento dos residentes quanto aos atributos, assim como na abordagem dos mesmos na prática dos serviços de saúde e levando em consideração que pode ser um reflexo da falta de um direcionamento específico aos atributos como eixo estruturante nos projetos político-pedagógicos dos programas de residências, tendo em vista que ela é utilizada como principal cenário dentro do processo de formação.The Health Strategy Family Program amplifies the possibilities of access to the services and care for health maintenance through distinct points of view and knowledges. The essential and derived attributes are foundational elements of the Primary Healthcare acting as evaluation instruments and monitoring its quality. In this context, health related professional qualification programs focused on Primary Healthcare must present them as the direction that grounds the professional practice. This study aimed to evaluate knowledge about the attributes of Primary Health Care by residents of the Primary Healthcare Multiprofessional Residence and of the residence program on Family and Community Medicine of the Medical Sciences Multicampi School. This is a quantitative research, descriptive, exploratory, in which a questionnaire was applied regarding the level of knowledge over the approach of Primary Healthcare attributes on the qualification process, and the application of the Primary Care Assessment Tool Brasil (Professional version) with 37 students of both residence programs that are also enrolled on Basic Healthcare Units in Caicó/RN and Currais Novos/RN counties, from April to September 2022. From the obtained data, the attribute related to First Contact Access (Accessibility) had the lowest score (3,04), being Coordination – Information Systems the attribute with the highest score (8,07). Amongst the others, just Integrality – Available Services (7,03) and Familiar Orientation (8,01) obtained satisfactory scores. Both the Essential Score (5,97) and the General Score (5,92) were below average. It is possible to conclude that there is a lack of knowledge among residents regarding the attributes, as well as in their approach in the practice of health services and taking into account that it may be a reflection of the lack of a specific direction to the attributes as a structuring axis in political projects - pedagogical aspects of residency programs, considering that it is used as the main scenario within the training process.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEAtenção primária à saúdeFormação profissional em saúdeResidências em saúdeConhecimento sobre os atributos da Atenção Primária por residentes de uma universidade pública no interior do Nordeste Brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConhecimentosobreatributos_Correia_2023.pdfapplication/pdf2155154https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54825/1/Conhecimentosobreatributos_Correia_2023.pdf3385d79eb208ad1185778411064116a9MD51123456789/548252023-09-13 18:11:16.212oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54825Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-13T21:11:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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