Formação de especialistas no Brasil: desafios da inserção da residência multiprofissional em atenção básica no contexto das redes de atenção à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Cássia de Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49276
Resumo: A Residência Multiprofissional da Atenção Básica (RMAB) é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu com integração ensino-serviço-comunidade que possui aproximadamente quarenta anos de história no país. Este estudo se propôs a analisar como a formação de especialistas em RMAB desenvolve as competências para atuação nas Redes de Atenção à Saúde (RAS). Para isso foram realizadas uma pesquisa teórica e uma investigação de campo. A pesquisa teórica debruçou-se sobre o debate conceitual da competência nos campos da administração e da educação, situando convergências e divergências, a fim de problematizar a incorporação do conceito na formação de residência multiprofissional em saúde. Já a pesquisa de campo teve como intuito estudar as competências para atuação nas RAS a partir da realização de um survey aplicado aos residentes e coordenadores. Participaram do estudo programas financiados pelo Ministério da Saúde que, mediante a análise documental dos projetos políticos pedagógicos, apresentaram relação entre a formação e as RAS. A partir da pesquisa teórica, optou-se pela escolha dos referenciais teóricos de competência Schuwartz e Perrenoud. Neste entendimento, a formação de competências do profissional da atenção básica no contexto das RAS reforça a relação dialógica entre a dimensão individual e coletiva da competência, nas situações concretas de trabalho. Os resultados revelam avanços no que se refere ao trabalho em equipe, induzido nesta formação, e à relação teoria e prática, porém, ainda é baixa a relação de articulação, coordenação e ordenação do cuidado do usuário da atenção básica junto aos demais níveis de serviços da RAS.
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Para isso foram realizadas uma pesquisa teórica e uma investigação de campo. A pesquisa teórica debruçou-se sobre o debate conceitual da competência nos campos da administração e da educação, situando convergências e divergências, a fim de problematizar a incorporação do conceito na formação de residência multiprofissional em saúde. Já a pesquisa de campo teve como intuito estudar as competências para atuação nas RAS a partir da realização de um survey aplicado aos residentes e coordenadores. Participaram do estudo programas financiados pelo Ministério da Saúde que, mediante a análise documental dos projetos políticos pedagógicos, apresentaram relação entre a formação e as RAS. A partir da pesquisa teórica, optou-se pela escolha dos referenciais teóricos de competência Schuwartz e Perrenoud. Neste entendimento, a formação de competências do profissional da atenção básica no contexto das RAS reforça a relação dialógica entre a dimensão individual e coletiva da competência, nas situações concretas de trabalho. Os resultados revelam avanços no que se refere ao trabalho em equipe, induzido nesta formação, e à relação teoria e prática, porém, ainda é baixa a relação de articulação, coordenação e ordenação do cuidado do usuário da atenção básica junto aos demais níveis de serviços da RAS.The Residência Multiprofissional da Atenção Básica (RMAB) is a modality of post graduation lato sensu with a teaching-service-community integration that has approximately forty years of history in the country. This study aimed to analyze how the training of specialists in RMAB develops the competencies to work in Redes de Atenção à Saúde (RAS). For that, a theoretical research and a field investigation were carried out. The theoretical research focused on the conceptual debate of competence in the fields of administration and education, situating convergences and divergences, in order to problematize the incorporation of the concept in the formation of multiprofessional residence in health. On the other hand, the field research aimed to study the competencies to perform in the RAS, based on a survey applied to residents and coordinators. The study was funded by the Ministry of Health, which, through documentary analysis of political pedagogical projects, presented a relationship between training and RAS. From the theoretical research, we chose the theoretical reference points of competence Schuwartz and Perrenoud. In this understanding, the competency formation of the primary care professional in the context of the RAS reinforces the dialogical relationship between the individual and collective dimension of competence in the concrete work situations. The results reveal advances in teamwork, induced in this training, and in relation to theory and practice, however, the relation of articulation, coordination and ordering of primary care users' attention to the other levels of services is still low of RAS.Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.porhttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52750Redes de atenção à saúdeCompetência profissionalResidênciaSistema Único de SaúdeHealth care networksProfessional competenceResidenceSUSAtenção à SaúdeAtenção Primária à SaúdeCompetência ProfissionalEducação em SaúdeInternato e ResidênciaFormação de especialistas no Brasil: desafios da inserção da residência multiprofissional em atenção básica no contexto das redes de atenção à saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2017-09-22Escola de Governo Fiocruz BrasíliaFundação Oswaldo Cruz. 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