Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16323 |
Resumo: | This study aims to analyze the communication graphics of layouts of hypermedia interfaces oriented to Distance Education via the Internet. This proposal is justified by widening the offer of courses that modality and the consequent application of items of hypermedia for teaching-learning. The method of analysis involved the search nethnographic, addressed to the cycle student intermediary of the Training Program Continuing Medias in Education, and the evaluation heuristic of the interfaces of Virtual Learning Environment "E-Proinfo" and of the modules of the Cycle. This evaluation we observed the implementation of the attributes of usability and the degree of interactivity of each interface. The results revealed an inefficient implementation of the attributes of usability, which meant a consequent reduction of the levels of interactivity. As proposing the present Design Virtual Learning, a model of hypermedia layout, designed to generate usability for Virtual learning environments and extend the acquisition of literancy for students and tutors. This proposal design not hypermedia aims the demarcation of models pre-conceived, but the proposal of layout in which each element of hypermedia is applied with a view to generate a seaworthiness intuitive, more agile and efficient, in these ambients |
id |
UFRN_06c105b635f4d74a7b6a0976b414dee2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16323 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Burgos, Taciana de Limahttp://lattes.cnpq.br/081084229393329http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2Barros, Kasue Saito Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/6586979705254421Marquesi, Sueli Cristinahttp://lattes.cnpq.br/6803520489692073Alves, Maria da Penha Casadohttp://lattes.cnpq.br/7377731555637172Weck, João Tadeuhttp://lattes.cnpq.br/0214220780499127Silva Neto, João Gomes da2014-12-17T15:07:09Z2010-12-152014-12-17T15:07:09Z2010-07-23BURGOS, Taciana de Lima. Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web. 2010. 229 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16323This study aims to analyze the communication graphics of layouts of hypermedia interfaces oriented to Distance Education via the Internet. This proposal is justified by widening the offer of courses that modality and the consequent application of items of hypermedia for teaching-learning. The method of analysis involved the search nethnographic, addressed to the cycle student intermediary of the Training Program Continuing Medias in Education, and the evaluation heuristic of the interfaces of Virtual Learning Environment "E-Proinfo" and of the modules of the Cycle. This evaluation we observed the implementation of the attributes of usability and the degree of interactivity of each interface. The results revealed an inefficient implementation of the attributes of usability, which meant a consequent reduction of the levels of interactivity. As proposing the present Design Virtual Learning, a model of hypermedia layout, designed to generate usability for Virtual learning environments and extend the acquisition of literancy for students and tutors. This proposal design not hypermedia aims the demarcation of models pre-conceived, but the proposal of layout in which each element of hypermedia is applied with a view to generate a seaworthiness intuitive, more agile and efficient, in these ambientsEste estudo tem como objetivo analisar a comunicação gráfica de leiautes de hipermídia de interfaces voltadas à Educação a Distância via Internet. Tal proposta se justifica pela ampliação da oferta de cursos nessa modalidade e da consequente aplicação de elementos de hipermídia para ensino-aprendizagem. O método de análise envolveu a pesquisa netnográfica, dirigida aos cursistas do Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, e a avaliação heurística das interfaces do Ambiente Virtual de Aprendizagem E-Proinfo e dos módulos desse Ciclo. Nessa avaliação observamos a aplicação dos atributos de usabilidade e o grau de interatividade de cada interface. Os resultados revelaram uma ineficiente aplicação dos atributos de usabilidade, o que implicou uma consequente redução dos graus de interatividade. Como proposição apresentamos o Design Virtual de Aprendizagem, um modelo leiaute de hipermídia, concebido para gerar usabilidade para os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e ampliar a aquisição de letramentos para cursistas e tutores. Essa proposta de desenho de hipermídia não objetiva a demarcação de modelos pré-concebidos, mas a proposta de leiaute na qual cada elemento de hipermídia é aplicado com vista a gerar uma navegabilidade intuitiva, mais ágil e eficiente, nesses ambientesapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemUFRNBRLinguística Aplicada; Literatura ComparadaHipermídiaInteratividade hipermídiaEducação a distânciaCommunication hypermediaInteractivity hypermediaDistance educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAComunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTacianaLB_TESE.pdfapplication/pdf3592846https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/1/TacianaLB_TESE.pdf6a017a6671c48c40da9d2db19776e9beMD51TEXTTacianaLB_TESE.pdf.txtTacianaLB_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain414182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/6/TacianaLB_TESE.pdf.txte6e2eed6cd6aee13f76ff4014d0a9ebbMD56THUMBNAILTacianaLB_TESE.pdf.jpgTacianaLB_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1897https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/7/TacianaLB_TESE.pdf.jpgf751f8707b165b1a0278c32ebe24e15eMD57123456789/163232017-11-02 11:56:26.92oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16323Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T14:56:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web |
title |
Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web |
spellingShingle |
Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web Burgos, Taciana de Lima Hipermídia Interatividade hipermídia Educação a distância Communication hypermedia Interactivity hypermedia Distance education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web |
title_full |
Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web |
title_fullStr |
Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web |
title_full_unstemmed |
Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web |
title_sort |
Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web |
author |
Burgos, Taciana de Lima |
author_facet |
Burgos, Taciana de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/081084229393329 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Barros, Kasue Saito Monteiro de |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6586979705254421 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Marquesi, Sueli Cristina |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6803520489692073 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Alves, Maria da Penha Casado |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7377731555637172 |
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv |
Weck, João Tadeu |
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0214220780499127 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burgos, Taciana de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva Neto, João Gomes da |
contributor_str_mv |
Silva Neto, João Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipermídia Interatividade hipermídia Educação a distância |
topic |
Hipermídia Interatividade hipermídia Educação a distância Communication hypermedia Interactivity hypermedia Distance education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication hypermedia Interactivity hypermedia Distance education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
This study aims to analyze the communication graphics of layouts of hypermedia interfaces oriented to Distance Education via the Internet. This proposal is justified by widening the offer of courses that modality and the consequent application of items of hypermedia for teaching-learning. The method of analysis involved the search nethnographic, addressed to the cycle student intermediary of the Training Program Continuing Medias in Education, and the evaluation heuristic of the interfaces of Virtual Learning Environment "E-Proinfo" and of the modules of the Cycle. This evaluation we observed the implementation of the attributes of usability and the degree of interactivity of each interface. The results revealed an inefficient implementation of the attributes of usability, which meant a consequent reduction of the levels of interactivity. As proposing the present Design Virtual Learning, a model of hypermedia layout, designed to generate usability for Virtual learning environments and extend the acquisition of literancy for students and tutors. This proposal design not hypermedia aims the demarcation of models pre-conceived, but the proposal of layout in which each element of hypermedia is applied with a view to generate a seaworthiness intuitive, more agile and efficient, in these ambients |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-12-15 2014-12-17T15:07:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:07:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BURGOS, Taciana de Lima. Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web. 2010. 229 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16323 |
identifier_str_mv |
BURGOS, Taciana de Lima. Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web. 2010. 229 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Linguística Aplicada; Literatura Comparada |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/1/TacianaLB_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/6/TacianaLB_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/7/TacianaLB_TESE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a017a6671c48c40da9d2db19776e9be e6e2eed6cd6aee13f76ff4014d0a9ebb f751f8707b165b1a0278c32ebe24e15e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832700055355392 |