A tensão pós-moderna no cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19342 |
Resumo: | O atual interesse pelo uso de novas tecnologias na produção de efeitos especiais tem estabelecido novos parâmetros para o cumprimento dos objetivos específicos e inerentes ao aparato cinematográfico. O cinema contemporâneo, de uma maneira geral, adepto da digitalização de imagens e da introdução de novas e altas tecnologias de produção de efeitos especiais, motivado seja pela busca da ilusão, da construção de fantasias, do escapismo narrativo ou do realismo, de uma maneira ou de outra, encontrou apoio no entendimento generalizado de que sua força se baseia no fato de ser a imagem do real, e não necessariamente o real, o elemento catalisador dos sentidos e significados relacionados à realidade. A partir da abordagem de diferentes perspectivas teóricas acerca da “condição pós-moderna” pretende-se discutir a produção cinematográfica contemporânea no contexto da sua representação do espaço urbano e da temática da violência elaboradas a partir de novos parâmetros de compreensão da “identidade cultural” na pós-modernidade e como a representamos através de imagens. |
id |
UFRN_06de8405ddb7855d2f75d5673f326f1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19342 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Maria Helena Braga e Vaz da2015-10-27T23:35:01Z2015-10-27T23:35:01Z2007COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. A tensão pós-moderna no cinema. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 43, n. 1, p. 79-85, jan./abr. 2007. ISSN:1519-7050. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/5650>Acesso em: 27/05/20151519-7050https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19342O atual interesse pelo uso de novas tecnologias na produção de efeitos especiais tem estabelecido novos parâmetros para o cumprimento dos objetivos específicos e inerentes ao aparato cinematográfico. O cinema contemporâneo, de uma maneira geral, adepto da digitalização de imagens e da introdução de novas e altas tecnologias de produção de efeitos especiais, motivado seja pela busca da ilusão, da construção de fantasias, do escapismo narrativo ou do realismo, de uma maneira ou de outra, encontrou apoio no entendimento generalizado de que sua força se baseia no fato de ser a imagem do real, e não necessariamente o real, o elemento catalisador dos sentidos e significados relacionados à realidade. A partir da abordagem de diferentes perspectivas teóricas acerca da “condição pós-moderna” pretende-se discutir a produção cinematográfica contemporânea no contexto da sua representação do espaço urbano e da temática da violência elaboradas a partir de novos parâmetros de compreensão da “identidade cultural” na pós-modernidade e como a representamos através de imagens.Increasing interest in new special effect technologies has fostered new possibilities in the use of cinema apparatuses. Digital as well as other technologies, which have been used to represent illusion, fantasy or realism, have been a feature of contemporary cinema production. The general understanding is that cinema’s strength lies in the possibility of creating images of the real – not necessarily the real. This is the key element in the production of meaning, making cinema a signifying system connected to reality. Starting from different theories about the condition of post-modernity, this paper discusses contemporary cinema production by looking at the representation of urban space and violence as well as new paradigms for representing and understanding cultural identity in post-modernity and how we represent it through images.porUniversidade do Vale do Rio dos SinosUNISINOSBrasilCinemaEspaço urbanoPós-modernidadeViolênciaIdentidade culturalA tensão pós-moderna no cinemaThe post-modern tension in the cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMaria Helena Braga_ A tensão pós moderna.pdfMaria Helena Braga_ A tensão pós moderna.pdfapplication/pdf91481https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/1/Maria%20Helena%20Braga_%20A%20tens%c3%a3o%20p%c3%b3s%20moderna.pdf9a5cd5d7f10e1131752c2aeac03e2516MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-818695https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/3/license_text706fa86f01594bbd4ec888ac35076615MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81563https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/5/license.txt2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499MD55TEXTMaria Helena Braga_ A tensão pós moderna.pdf.txtMaria Helena Braga_ A tensão pós moderna.pdf.txtExtracted texttext/plain42896https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/10/Maria%20Helena%20Braga_%20A%20tens%c3%a3o%20p%c3%b3s%20moderna.pdf.txt5316492930628c7b8b5d90ae1fa21ae7MD510THUMBNAILMaria Helena Braga_ A tensão pós moderna.pdf.jpgMaria Helena Braga_ A tensão pós moderna.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/11/Maria%20Helena%20Braga_%20A%20tens%c3%a3o%20p%c3%b3s%20moderna.pdf.jpg36ac838a36835320793e5c766b4ce434MD511123456789/193422017-11-02 23:57:22.041oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19342TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgphKSBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRvIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlCnJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBjb211bmljYXIgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtCmZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBpbXByZXNzbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlCmRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEKdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpCnBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91IGFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSAgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1IChzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyAocykgYXV0b3IgKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8KZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbMOpbSBkYXMgcGVybWl0aWRhcyBwb3IKZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T02:57:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tensão pós-moderna no cinema |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The post-modern tension in the cinema |
title |
A tensão pós-moderna no cinema |
spellingShingle |
A tensão pós-moderna no cinema Costa, Maria Helena Braga e Vaz da Cinema Espaço urbano Pós-modernidade Violência Identidade cultural |
title_short |
A tensão pós-moderna no cinema |
title_full |
A tensão pós-moderna no cinema |
title_fullStr |
A tensão pós-moderna no cinema |
title_full_unstemmed |
A tensão pós-moderna no cinema |
title_sort |
A tensão pós-moderna no cinema |
author |
Costa, Maria Helena Braga e Vaz da |
author_facet |
Costa, Maria Helena Braga e Vaz da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Helena Braga e Vaz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Espaço urbano Pós-modernidade Violência Identidade cultural |
topic |
Cinema Espaço urbano Pós-modernidade Violência Identidade cultural |
description |
O atual interesse pelo uso de novas tecnologias na produção de efeitos especiais tem estabelecido novos parâmetros para o cumprimento dos objetivos específicos e inerentes ao aparato cinematográfico. O cinema contemporâneo, de uma maneira geral, adepto da digitalização de imagens e da introdução de novas e altas tecnologias de produção de efeitos especiais, motivado seja pela busca da ilusão, da construção de fantasias, do escapismo narrativo ou do realismo, de uma maneira ou de outra, encontrou apoio no entendimento generalizado de que sua força se baseia no fato de ser a imagem do real, e não necessariamente o real, o elemento catalisador dos sentidos e significados relacionados à realidade. A partir da abordagem de diferentes perspectivas teóricas acerca da “condição pós-moderna” pretende-se discutir a produção cinematográfica contemporânea no contexto da sua representação do espaço urbano e da temática da violência elaboradas a partir de novos parâmetros de compreensão da “identidade cultural” na pós-modernidade e como a representamos através de imagens. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-27T23:35:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-10-27T23:35:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. A tensão pós-moderna no cinema. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 43, n. 1, p. 79-85, jan./abr. 2007. ISSN:1519-7050. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/5650>Acesso em: 27/05/2015 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19342 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1519-7050 |
identifier_str_mv |
COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. A tensão pós-moderna no cinema. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 43, n. 1, p. 79-85, jan./abr. 2007. ISSN:1519-7050. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/5650>Acesso em: 27/05/2015 1519-7050 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/1/Maria%20Helena%20Braga_%20A%20tens%c3%a3o%20p%c3%b3s%20moderna.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/2/license_url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/3/license_text https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/4/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/5/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/10/Maria%20Helena%20Braga_%20A%20tens%c3%a3o%20p%c3%b3s%20moderna.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19342/11/Maria%20Helena%20Braga_%20A%20tens%c3%a3o%20p%c3%b3s%20moderna.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a5cd5d7f10e1131752c2aeac03e2516 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f 706fa86f01594bbd4ec888ac35076615 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499 5316492930628c7b8b5d90ae1fa21ae7 36ac838a36835320793e5c766b4ce434 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117835468570624 |