A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pucci Jr., Renato
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65597
Resumo: O conceito de pós-modernismo, no sentido proposto por Linda Hutcheon, é utilizado no exame de filmes e minisséries nacionais, em especial Caramuru - a invenção do Brasil (Guel Arraes, 2001), produto híbrido de cinema e televisão. Tanto em aspectos estilísticos como ideológicos, tem-se como tema privilegiado a representação de índios. O confronto com realizações cinematográficas e televisuais realizadas segundo outras poéticas permite indicar no filme a especificidade de sua representação cultural, que consiste na construção de identidades descentralizadas através do recurso ao fake e à paródia lúdica.
id USP-12_4d794f8db32f0fa196324c02973f8f0a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/65597
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TVA representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TVCinemaTelevisãoRepresentação culturalPós-modernismo.CnemaTelevisionCultural representationPostmodemismO conceito de pós-modernismo, no sentido proposto por Linda Hutcheon, é utilizado no exame de filmes e minisséries nacionais, em especial Caramuru - a invenção do Brasil (Guel Arraes, 2001), produto híbrido de cinema e televisão. Tanto em aspectos estilísticos como ideológicos, tem-se como tema privilegiado a representação de índios. O confronto com realizações cinematográficas e televisuais realizadas segundo outras poéticas permite indicar no filme a especificidade de sua representação cultural, que consiste na construção de identidades descentralizadas através do recurso ao fake e à paródia lúdica.The concept of postmodernism, in the sense proposed by Linda Hutcheon, is used in the analysis of Brazilian movie pictures and seriais, specially Caramuru- A Invenção do Brasil (Guel Arraes, 2001), hybrid product of cinema and television. In stylistic and ideological aspects, the main subject is the represententation of índios. The comparison with cinematographic and televisual products that follow other poetics indicates the specificity o f cultural representation in the movi e, which consists in the building of decentralized identities by the use ofthe fake and the ludic parody.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6559710.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65597Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 31 No. 22 (2004); 115-129Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 31 n. 22 (2004); 115-1292316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65597/68208Copyright (c) 2004 Renato Pucci Jr.http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPucci Jr., Renato2019-04-01T20:07:12Zoai:revistas.usp.br:article/65597Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:07:12Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV
A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV
title A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV
spellingShingle A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV
Pucci Jr., Renato
Cinema
Televisão
Representação cultural
Pós-modernismo.
Cnema
Television
Cultural representation
Postmodemism
title_short A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV
title_full A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV
title_fullStr A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV
title_full_unstemmed A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV
title_sort A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV
author Pucci Jr., Renato
author_facet Pucci Jr., Renato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pucci Jr., Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Televisão
Representação cultural
Pós-modernismo.
Cnema
Television
Cultural representation
Postmodemism
topic Cinema
Televisão
Representação cultural
Pós-modernismo.
Cnema
Television
Cultural representation
Postmodemism
description O conceito de pós-modernismo, no sentido proposto por Linda Hutcheon, é utilizado no exame de filmes e minisséries nacionais, em especial Caramuru - a invenção do Brasil (Guel Arraes, 2001), produto híbrido de cinema e televisão. Tanto em aspectos estilísticos como ideológicos, tem-se como tema privilegiado a representação de índios. O confronto com realizações cinematográficas e televisuais realizadas segundo outras poéticas permite indicar no filme a especificidade de sua representação cultural, que consiste na construção de identidades descentralizadas através do recurso ao fake e à paródia lúdica.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65597
10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65597
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65597
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65597/68208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2004 Renato Pucci Jr.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2004 Renato Pucci Jr.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 31 No. 22 (2004); 115-129
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 31 n. 22 (2004); 115-129
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786127319040