Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35263 |
Resumo: | O marketing de patrocínio pode beneficiar uma empresa no sentido de fortalecimento de marca e venda de produtos. A literatura é abrangente quanto aos tipos de eventos comumente patrocinados, porém se faz escassa quanto ao patrocínio de reality shows com os moldes do Big Brother Brasil (BBB). Com recordes de audiência na edição anterior, se tornar patrocinador e vincular sua imagem à 21ª edição do programa não saiu barato. Apesar da visibilidade, estar associado ao BBB pode significar se deparar com assuntos, falas ou opiniões polêmicas emitidas pelos praticantes, podendo entrar em conflitos com os valores da marca patrocinadora. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a analisar os sentimentos emitidos pelos seguidores da patrocinadora Avon nos comentários do Instagram da empresa durante o primeiro mês de reality. Os resultados apresentam uma polaridade negativa que demonstra uma desaprovação tanto em relação do patrocínio da Avon, como das situações ocorridas no programa em geral por parte dos seguidores da marca. Podendo ser explicada pelo poder de viralização nas redes sociais que o programa carrega e também pelo comportamento de manada que ocorre por parte dos internautas que se unem a outras pessoas com interesses e opiniões similares para produzir comentários críticos e massificados para assim se fazerem ouvidos pelas empresas ou pessoas públicas na internet. |
id |
UFRN_06def39c651e2ff1944e6850cb7dd790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35263 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ávila, Júlia Mariá SantiagoAraújo, Maria Valéria Pereira dePessanha, Gabriel Rodrigo GomesBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria Pereira de2021-08-13T12:25:45Z2021-09-20T15:03:37Z2021-08-13T12:25:45Z2021-09-20T15:03:37Z2021-04-2320170068910ÁVILA, Júlia Mariá Santiago. Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35263O marketing de patrocínio pode beneficiar uma empresa no sentido de fortalecimento de marca e venda de produtos. A literatura é abrangente quanto aos tipos de eventos comumente patrocinados, porém se faz escassa quanto ao patrocínio de reality shows com os moldes do Big Brother Brasil (BBB). Com recordes de audiência na edição anterior, se tornar patrocinador e vincular sua imagem à 21ª edição do programa não saiu barato. Apesar da visibilidade, estar associado ao BBB pode significar se deparar com assuntos, falas ou opiniões polêmicas emitidas pelos praticantes, podendo entrar em conflitos com os valores da marca patrocinadora. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a analisar os sentimentos emitidos pelos seguidores da patrocinadora Avon nos comentários do Instagram da empresa durante o primeiro mês de reality. Os resultados apresentam uma polaridade negativa que demonstra uma desaprovação tanto em relação do patrocínio da Avon, como das situações ocorridas no programa em geral por parte dos seguidores da marca. Podendo ser explicada pelo poder de viralização nas redes sociais que o programa carrega e também pelo comportamento de manada que ocorre por parte dos internautas que se unem a outras pessoas com interesses e opiniões similares para produzir comentários críticos e massificados para assim se fazerem ouvidos pelas empresas ou pessoas públicas na internet.Sponsorship marketing can benefit a company in brand strengthening and selling products. The literature is comprehensive as to the types of events commonly sponsored, but it is scarce when it comes to sponsoring reality shows of the same model of Big Brother Brazil (BBB). With audience records in the previous edition, becoming a sponsor and linking your image to the 21st edition of the program did not come cheap. Despite the visibility, being associated with the BBB can mean facing controversial issues, speeches or opinions issued by practitioners, which may conflict with the sponsoring brand values. In this sense, the present work proposed to analyze the feelings emitted by the followers of the sponsor Avon in the comments of the company's Instagram during the first month of reality. The results show a negative polarity that means a disapproval both in relation to Avon's sponsorship, as well as the situations that occurred in the program in general by the followers of the brand. It can be explained by the viralization power in the social networks that the program has and also by the herd behavior that occurs on the part of Internet users who join with other people with similar interests and opinions to produce critical and widespread comments in order to make themselves heard by companies, or public people on the internet.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão de marketingMarketing de patrocínioAnálise de sentimentosInstagramBig Brother BrasilMarketing managementSponsorship marketingSentiment analysisAnálise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseDeSentimentos_Avila_2021.pdfapplication/pdf778207https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35263/1/AnaliseDeSentimentos_Avila_2021.pdffcc74a0cf2b17467f06ae9b8a6d1e8bbMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35263/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35263/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53123456789/352632021-09-20 12:03:37.925oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:03:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil 2021 |
title |
Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil 2021 |
spellingShingle |
Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil 2021 Ávila, Júlia Mariá Santiago Gestão de marketing Marketing de patrocínio Análise de sentimentos Big Brother Brasil Marketing management Sponsorship marketing Sentiment analysis |
title_short |
Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil 2021 |
title_full |
Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil 2021 |
title_fullStr |
Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil 2021 |
title_full_unstemmed |
Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil 2021 |
title_sort |
Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil 2021 |
author |
Ávila, Júlia Mariá Santiago |
author_facet |
Ávila, Júlia Mariá Santiago |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pessanha, Gabriel Rodrigo Gomes |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ávila, Júlia Mariá Santiago |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
contributor_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de marketing Marketing de patrocínio Análise de sentimentos Big Brother Brasil Marketing management Sponsorship marketing Sentiment analysis |
topic |
Gestão de marketing Marketing de patrocínio Análise de sentimentos Big Brother Brasil Marketing management Sponsorship marketing Sentiment analysis |
description |
O marketing de patrocínio pode beneficiar uma empresa no sentido de fortalecimento de marca e venda de produtos. A literatura é abrangente quanto aos tipos de eventos comumente patrocinados, porém se faz escassa quanto ao patrocínio de reality shows com os moldes do Big Brother Brasil (BBB). Com recordes de audiência na edição anterior, se tornar patrocinador e vincular sua imagem à 21ª edição do programa não saiu barato. Apesar da visibilidade, estar associado ao BBB pode significar se deparar com assuntos, falas ou opiniões polêmicas emitidas pelos praticantes, podendo entrar em conflitos com os valores da marca patrocinadora. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a analisar os sentimentos emitidos pelos seguidores da patrocinadora Avon nos comentários do Instagram da empresa durante o primeiro mês de reality. Os resultados apresentam uma polaridade negativa que demonstra uma desaprovação tanto em relação do patrocínio da Avon, como das situações ocorridas no programa em geral por parte dos seguidores da marca. Podendo ser explicada pelo poder de viralização nas redes sociais que o programa carrega e também pelo comportamento de manada que ocorre por parte dos internautas que se unem a outras pessoas com interesses e opiniões similares para produzir comentários críticos e massificados para assim se fazerem ouvidos pelas empresas ou pessoas públicas na internet. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-13T12:25:45Z 2021-09-20T15:03:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-13T12:25:45Z 2021-09-20T15:03:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20170068910 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ÁVILA, Júlia Mariá Santiago. Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35263 |
identifier_str_mv |
20170068910 ÁVILA, Júlia Mariá Santiago. Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35263/1/AnaliseDeSentimentos_Avila_2021.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35263/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35263/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcc74a0cf2b17467f06ae9b8a6d1e8bb e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117819100299264 |