Autoria e plágio em trabalhos acadêmicos: políticas e ações de combate a contrafação no contexto universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Gláucio Brito Tavares de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22655
Resumo: A produção acadêmica é uma das principais atividades do ensino superior, pois promove o conhecimento por meio das pesquisas científicas e possibilita o desenvolvimento de uma sociedade. Entretanto, a elaboração de trabalhos acadêmicos por vezes é manchada pela prática do plágio. A contrafação acadêmica ocorre quando o autor utiliza conteúdo intelectual, seja de forma integral ou parcial, de outros autores e não os cita, deixando de conceder os créditos à titularidade da obra pesquisada, ferindo os princípios éticos e as proposições legais que regem a Lei do direito autoral. Para a investigação desse fenômeno, optou-se nesta dissertação pela pesquisa bibliográfica e documental. O estudo sinalizou como causas que levam o aluno universitário a cometer o plágio os seguintes fatores: o fácil acesso à informação proporcionada pela internet; a falta de planejamento do tempo dedicado aos estudos; a inabilidade da prática de produção textual; a falha de conduta moral do indivíduo e o desconhecimento técnico tanto dos conceitos relativos ao plágio como das regras de concessão de créditos aos autores consultados. Após análise das políticas institucionais da UFRN, que tratam da proteção aos direitos autorais e combate ao plágio, foi possível averiguar que, apesar da recomendação para que se criem instrumentos de orientação e conscientização de um comportamento ético e da honestidade na conduta acadêmica, ainda são poucos os produtos, como material didático, documentos normativos e serviços de combate ao plágio no contexto universitário. Para resolução desta lacuna educacional, em consonância com a política institucional, este estudo sugere a criação de instrumentos que auxiliem a comunidade acadêmica, tanto em sala de aula, nas disciplinas relativas à Metodologia do Trabalho Científico, quanto em cursos de capacitação, para que se diminuam os casos de plágio em trabalhos acadêmicos na UFRN.
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Entretanto, a elaboração de trabalhos acadêmicos por vezes é manchada pela prática do plágio. A contrafação acadêmica ocorre quando o autor utiliza conteúdo intelectual, seja de forma integral ou parcial, de outros autores e não os cita, deixando de conceder os créditos à titularidade da obra pesquisada, ferindo os princípios éticos e as proposições legais que regem a Lei do direito autoral. Para a investigação desse fenômeno, optou-se nesta dissertação pela pesquisa bibliográfica e documental. O estudo sinalizou como causas que levam o aluno universitário a cometer o plágio os seguintes fatores: o fácil acesso à informação proporcionada pela internet; a falta de planejamento do tempo dedicado aos estudos; a inabilidade da prática de produção textual; a falha de conduta moral do indivíduo e o desconhecimento técnico tanto dos conceitos relativos ao plágio como das regras de concessão de créditos aos autores consultados. Após análise das políticas institucionais da UFRN, que tratam da proteção aos direitos autorais e combate ao plágio, foi possível averiguar que, apesar da recomendação para que se criem instrumentos de orientação e conscientização de um comportamento ético e da honestidade na conduta acadêmica, ainda são poucos os produtos, como material didático, documentos normativos e serviços de combate ao plágio no contexto universitário. Para resolução desta lacuna educacional, em consonância com a política institucional, este estudo sugere a criação de instrumentos que auxiliem a comunidade acadêmica, tanto em sala de aula, nas disciplinas relativas à Metodologia do Trabalho Científico, quanto em cursos de capacitação, para que se diminuam os casos de plágio em trabalhos acadêmicos na UFRN.The academic production is a main activities of the superior education, because promotes the knowledge through scientific researches and enable the development of a society. However, the academic works elaboration sometimes is stained by the plagiarism practice. The academic counterfeit occurs when the author uses intellectual contents, in whole or in part, of the others authors and don‟t cite them, failing to provide the credits the work searched, injuring the ethics principles and the legal proportions that organize the law of copyright. From this principle that we don‟t need of the database collected in field research to verify existence of the plagiarism in the university environment, this dissertation is characterized as a bibliography research. The study indicated the causes that lead the students to plagiarism. The following are cited as causes: easy access the information provided by the technology; lack of the planning time dedicated to studies; inability of the textual production practice; failure of the individual conduct moral and the technic unfamiliarity of the concepts related to plagiarism as well as concession rules of the credits to authors researched. After analysis institutional policies at UFRN, that ensure the copyright protection and combating plagiarism, was possible to see that, despite the recommendation for the creation instruments of orientation and awareness of an ethical behavior and the honesty in the academic conduct, there are still few the products and services combating to plagiarism in the university context. To resolution of the educational gap, according to institutional politics, this work we intend to contribute to the creation of the instruments to help the academic community, in classroom, in class related the Methodology of the Scientific Work, as well as training courses, reducing plagiarism cases in academic work at UFRN.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISPlágio acadêmicoDireitos autoraisÉticaPropriedade intelectualMetodologia do Trabalho CientíficoAutoria e plágio em trabalhos acadêmicos: políticas e ações de combate a contrafação no contexto universitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoseGlaucioBritoTavaresDeOliveira_DISSERT.pdfJoseGlaucioBritoTavaresDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf559320https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22655/1/JoseGlaucioBritoTavaresDeOliveira_DISSERT.pdf730bdcbfeb2f1c89dbe3a7dac8dd5e98MD51TEXTJoseGlaucioBritoTavaresDeOliveira_DISSERT.pdf.txtJoseGlaucioBritoTavaresDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain149022https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22655/4/JoseGlaucioBritoTavaresDeOliveira_DISSERT.pdf.txt4ebcf395ec62ca027b80e8ad2ee4f6b0MD54THUMBNAILJoseGlaucioBritoTavaresDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgJoseGlaucioBritoTavaresDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3063https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22655/5/JoseGlaucioBritoTavaresDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg4bf897ef03252559834727f2e1765e25MD55123456789/226552017-11-04 19:26:59.604oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22655Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T22:26:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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