Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mônica Ligia de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35325
Resumo: Este trabalho realizou um estudo exploratório com três institutos de pesquisa atuantes no ramo de pesquisas de mercado na cidade de Natal – RN. Seu objetivo principal foi o de compreender como se da o desenvolvimento de pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor em empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal – RN, com ênfase na segmentação psicográfica. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso, através de uma pesquisa de caráter exploratório, com aplicação de um roteiro de entrevista aos donos/diretores dos institutos de pesquisa. A pesquisa investigou a utilização da segmentação de mercado como critério fundamental para as pesquisas, coleta e tratamento dos dados, e conhecimentos e aplicações da segmentação psicográfica. A partir da aplicação da entrevista, evidenciou-se que os institutos utilizam sim a segmentação de mercado como base para as suas pesquisas, entretanto os entrevistados apresentam (dois deles) conhecimento superficial sobre o que vem a ser a segmentação psicográfica, e, portanto não há utilizam. Conclui-se que o trabalho conseguiu atingir o seu objetivo central, percebendo que a segmentação de mercado e a base de toda a pesquisa, bem como de toda a estratégia de marketing.
id UFRN_07fd06221f9db2f5bb08afa850928469
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35325
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Mônica Ligia de2014-12-10T16:47:33Z2021-09-20T15:06:49Z2014-12-10T16:47:33Z2021-09-20T15:06:49Z2013-12SOUZA, Mônica Ligia de. Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN. 2013. 130f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35325Este trabalho realizou um estudo exploratório com três institutos de pesquisa atuantes no ramo de pesquisas de mercado na cidade de Natal – RN. Seu objetivo principal foi o de compreender como se da o desenvolvimento de pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor em empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal – RN, com ênfase na segmentação psicográfica. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso, através de uma pesquisa de caráter exploratório, com aplicação de um roteiro de entrevista aos donos/diretores dos institutos de pesquisa. A pesquisa investigou a utilização da segmentação de mercado como critério fundamental para as pesquisas, coleta e tratamento dos dados, e conhecimentos e aplicações da segmentação psicográfica. A partir da aplicação da entrevista, evidenciou-se que os institutos utilizam sim a segmentação de mercado como base para as suas pesquisas, entretanto os entrevistados apresentam (dois deles) conhecimento superficial sobre o que vem a ser a segmentação psicográfica, e, portanto não há utilizam. Conclui-se que o trabalho conseguiu atingir o seu objetivo central, percebendo que a segmentação de mercado e a base de toda a pesquisa, bem como de toda a estratégia de marketing.porAdministraçãoSegmentação de mercadoSegmentação psicográficaComportamento do consumidorPesquisas de mercadoPesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMônicaLS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain295624https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/1/M%c3%b4nicaLS_Monografia.pdf.txte78df903d7e91bd05a64e31317076604MD51PesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain295624https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/2/PesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdf.txte78df903d7e91bd05a64e31317076604MD52ORIGINALPesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdfTexto completoapplication/pdf1664108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/3/PesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdfd09db92117e4a12d47f3488b21a8db58MD53LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/4/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD54123456789/353252021-09-20 12:06:50.007oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35325Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:06:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN
title Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN
spellingShingle Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN
Souza, Mônica Ligia de
Segmentação de mercado
Segmentação psicográfica
Comportamento do consumidor
Pesquisas de mercado
title_short Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN
title_full Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN
title_fullStr Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN
title_full_unstemmed Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN
title_sort Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN
author Souza, Mônica Ligia de
author_facet Souza, Mônica Ligia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mônica Ligia de
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Segmentação de mercado
Segmentação psicográfica
Comportamento do consumidor
Pesquisas de mercado
topic Segmentação de mercado
Segmentação psicográfica
Comportamento do consumidor
Pesquisas de mercado
description Este trabalho realizou um estudo exploratório com três institutos de pesquisa atuantes no ramo de pesquisas de mercado na cidade de Natal – RN. Seu objetivo principal foi o de compreender como se da o desenvolvimento de pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor em empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal – RN, com ênfase na segmentação psicográfica. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso, através de uma pesquisa de caráter exploratório, com aplicação de um roteiro de entrevista aos donos/diretores dos institutos de pesquisa. A pesquisa investigou a utilização da segmentação de mercado como critério fundamental para as pesquisas, coleta e tratamento dos dados, e conhecimentos e aplicações da segmentação psicográfica. A partir da aplicação da entrevista, evidenciou-se que os institutos utilizam sim a segmentação de mercado como base para as suas pesquisas, entretanto os entrevistados apresentam (dois deles) conhecimento superficial sobre o que vem a ser a segmentação psicográfica, e, portanto não há utilizam. Conclui-se que o trabalho conseguiu atingir o seu objetivo central, percebendo que a segmentação de mercado e a base de toda a pesquisa, bem como de toda a estratégia de marketing.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-10T16:47:33Z
2021-09-20T15:06:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-10T16:47:33Z
2021-09-20T15:06:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Mônica Ligia de. Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN. 2013. 130f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35325
identifier_str_mv SOUZA, Mônica Ligia de. Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN. 2013. 130f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/1/M%c3%b4nicaLS_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/2/PesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/3/PesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e78df903d7e91bd05a64e31317076604
e78df903d7e91bd05a64e31317076604
d09db92117e4a12d47f3488b21a8db58
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832949297676288