Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35325 |
Resumo: | Este trabalho realizou um estudo exploratório com três institutos de pesquisa atuantes no ramo de pesquisas de mercado na cidade de Natal – RN. Seu objetivo principal foi o de compreender como se da o desenvolvimento de pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor em empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal – RN, com ênfase na segmentação psicográfica. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso, através de uma pesquisa de caráter exploratório, com aplicação de um roteiro de entrevista aos donos/diretores dos institutos de pesquisa. A pesquisa investigou a utilização da segmentação de mercado como critério fundamental para as pesquisas, coleta e tratamento dos dados, e conhecimentos e aplicações da segmentação psicográfica. A partir da aplicação da entrevista, evidenciou-se que os institutos utilizam sim a segmentação de mercado como base para as suas pesquisas, entretanto os entrevistados apresentam (dois deles) conhecimento superficial sobre o que vem a ser a segmentação psicográfica, e, portanto não há utilizam. Conclui-se que o trabalho conseguiu atingir o seu objetivo central, percebendo que a segmentação de mercado e a base de toda a pesquisa, bem como de toda a estratégia de marketing. |
id |
UFRN_07fd06221f9db2f5bb08afa850928469 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35325 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Mônica Ligia de2014-12-10T16:47:33Z2021-09-20T15:06:49Z2014-12-10T16:47:33Z2021-09-20T15:06:49Z2013-12SOUZA, Mônica Ligia de. Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN. 2013. 130f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35325Este trabalho realizou um estudo exploratório com três institutos de pesquisa atuantes no ramo de pesquisas de mercado na cidade de Natal – RN. Seu objetivo principal foi o de compreender como se da o desenvolvimento de pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor em empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal – RN, com ênfase na segmentação psicográfica. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso, através de uma pesquisa de caráter exploratório, com aplicação de um roteiro de entrevista aos donos/diretores dos institutos de pesquisa. A pesquisa investigou a utilização da segmentação de mercado como critério fundamental para as pesquisas, coleta e tratamento dos dados, e conhecimentos e aplicações da segmentação psicográfica. A partir da aplicação da entrevista, evidenciou-se que os institutos utilizam sim a segmentação de mercado como base para as suas pesquisas, entretanto os entrevistados apresentam (dois deles) conhecimento superficial sobre o que vem a ser a segmentação psicográfica, e, portanto não há utilizam. Conclui-se que o trabalho conseguiu atingir o seu objetivo central, percebendo que a segmentação de mercado e a base de toda a pesquisa, bem como de toda a estratégia de marketing.porAdministraçãoSegmentação de mercadoSegmentação psicográficaComportamento do consumidorPesquisas de mercadoPesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMônicaLS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain295624https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/1/M%c3%b4nicaLS_Monografia.pdf.txte78df903d7e91bd05a64e31317076604MD51PesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain295624https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/2/PesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdf.txte78df903d7e91bd05a64e31317076604MD52ORIGINALPesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdfTexto completoapplication/pdf1664108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/3/PesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdfd09db92117e4a12d47f3488b21a8db58MD53LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/4/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD54123456789/353252021-09-20 12:06:50.007oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35325Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:06:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN |
title |
Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN |
spellingShingle |
Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN Souza, Mônica Ligia de Segmentação de mercado Segmentação psicográfica Comportamento do consumidor Pesquisas de mercado |
title_short |
Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN |
title_full |
Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN |
title_fullStr |
Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN |
title_full_unstemmed |
Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN |
title_sort |
Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN |
author |
Souza, Mônica Ligia de |
author_facet |
Souza, Mônica Ligia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Mônica Ligia de |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Segmentação de mercado Segmentação psicográfica Comportamento do consumidor Pesquisas de mercado |
topic |
Segmentação de mercado Segmentação psicográfica Comportamento do consumidor Pesquisas de mercado |
description |
Este trabalho realizou um estudo exploratório com três institutos de pesquisa atuantes no ramo de pesquisas de mercado na cidade de Natal – RN. Seu objetivo principal foi o de compreender como se da o desenvolvimento de pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor em empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal – RN, com ênfase na segmentação psicográfica. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso, através de uma pesquisa de caráter exploratório, com aplicação de um roteiro de entrevista aos donos/diretores dos institutos de pesquisa. A pesquisa investigou a utilização da segmentação de mercado como critério fundamental para as pesquisas, coleta e tratamento dos dados, e conhecimentos e aplicações da segmentação psicográfica. A partir da aplicação da entrevista, evidenciou-se que os institutos utilizam sim a segmentação de mercado como base para as suas pesquisas, entretanto os entrevistados apresentam (dois deles) conhecimento superficial sobre o que vem a ser a segmentação psicográfica, e, portanto não há utilizam. Conclui-se que o trabalho conseguiu atingir o seu objetivo central, percebendo que a segmentação de mercado e a base de toda a pesquisa, bem como de toda a estratégia de marketing. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-10T16:47:33Z 2021-09-20T15:06:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-10T16:47:33Z 2021-09-20T15:06:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Mônica Ligia de. Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN. 2013. 130f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35325 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Mônica Ligia de. Pesquisas de segmentação do comportamento do consumidor: um estudo de caso com empresas de consultoria de mercado da cidade de Natal - RN. 2013. 130f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/1/M%c3%b4nicaLS_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/2/PesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/3/PesquisasDeSegmentacao_Souza_2013.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35325/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e78df903d7e91bd05a64e31317076604 e78df903d7e91bd05a64e31317076604 d09db92117e4a12d47f3488b21a8db58 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832949297676288 |