Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52638 |
Resumo: | Temos como objetivo compreender que saberes constroem o modelo de livro didático de História que vigorou entre o PNLD 2004 e 2018. Em especial, esta pesquisa justifica-se pela importância que o aprimoramento da compreensão acadêmica sobre o livro didático possui para que o mesmo possa ser pesquisado de forma pertinente. Para a metodologia com que estudaremos nosso problema, nos inspiramos no método histórico, na análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e na análise de discurso. No primeiro capítulo, refletimos sobre as características das pesquisas sobre o livro didático de História. No segundo, observamos a História narrada quanto a este material. No capítulo final, identificamos 18 dimensões que fazem parte dos livros didáticos e comprovamos com exemplos a presença destas em coleções didáticas. Como conclusão, apresentamos uma nova definição de livro didático de História que considere a existência de uma pluralidade de saberes que constituem este material, mas, por outro lado, também demonstre casos específicos destes elementos, permitindo demonstrar em maiores detalhes o que significa a presença de múltiplos saberes na construção do livro didático. |
id |
UFRN_086fdbc1c7f2915346290884a6eaa1aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52638 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Quinzani, Rafael Fiedorukhttps://orcid.org/0000-0002-2332-6877http://lattes.cnpq.br/9620428465140405https://orcid.org/0000-0002-8542-4173http://lattes.cnpq.br/5565266295414497Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandeshttps://orcid.org/0000-0003-2690-5222http://lattes.cnpq.br/8893350729538284Oliveira, Itamar Freitas deOliveira, Margarida Maria Dias de2023-06-07T19:59:25Z2023-06-07T19:59:25Z2023-02-24QUINZANI, Rafael Fiedoruk. Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 214f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52638Temos como objetivo compreender que saberes constroem o modelo de livro didático de História que vigorou entre o PNLD 2004 e 2018. Em especial, esta pesquisa justifica-se pela importância que o aprimoramento da compreensão acadêmica sobre o livro didático possui para que o mesmo possa ser pesquisado de forma pertinente. Para a metodologia com que estudaremos nosso problema, nos inspiramos no método histórico, na análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e na análise de discurso. No primeiro capítulo, refletimos sobre as características das pesquisas sobre o livro didático de História. No segundo, observamos a História narrada quanto a este material. No capítulo final, identificamos 18 dimensões que fazem parte dos livros didáticos e comprovamos com exemplos a presença destas em coleções didáticas. Como conclusão, apresentamos uma nova definição de livro didático de História que considere a existência de uma pluralidade de saberes que constituem este material, mas, por outro lado, também demonstre casos específicos destes elementos, permitindo demonstrar em maiores detalhes o que significa a presença de múltiplos saberes na construção do livro didático.We aim to understand what knowledge builds the History textbook model that was in force between PNLD 2004 and 2018. In particular, this research is justified by the importance that the improvement of academic understanding of the textbook has so that it can be properly researched. For the methodology with which we will study our problem, we are inspired by the historical method, content analysis (BARDIN, 1977) and discourse analysis. In the first chapter, we reflect on the characteristics of research on the History textbook. In the second, we observe the History narrated regarding this material. In the final chapter, we identify 18 dimensions that are part of textbooks and demonstrate their presence in textbooks with examples. In conclusion, we present a new definition of a History textbook that considers the existence of a plurality of knowledge that constitute this material, but, on the other hand, also demonstrates specific cases of these elements, allowing to demonstrate in greater detail what the presence of multiple knowledge in the construction of the textbook means.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistória - ensinoHistória do ensino de históriaLivros didáticosHistória - livros didáticosQue saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSaberescompoemlivro_Quinzani_2023.pdfapplication/pdf2772751https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52638/1/Saberescompoemlivro_Quinzani_2023.pdf11d598350013813936d1e650a991c676MD51123456789/526382023-06-07 17:00:00.808oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52638Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-07T20:00Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015) |
title |
Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015) |
spellingShingle |
Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015) Quinzani, Rafael Fiedoruk CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA História - ensino História do ensino de história Livros didáticos História - livros didáticos |
title_short |
Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015) |
title_full |
Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015) |
title_fullStr |
Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015) |
title_full_unstemmed |
Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015) |
title_sort |
Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015) |
author |
Quinzani, Rafael Fiedoruk |
author_facet |
Quinzani, Rafael Fiedoruk |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2332-6877 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9620428465140405 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8542-4173 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5565266295414497 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2690-5222 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8893350729538284 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Itamar Freitas de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quinzani, Rafael Fiedoruk |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Margarida Maria Dias de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Margarida Maria Dias de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA História - ensino História do ensino de história Livros didáticos História - livros didáticos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História - ensino História do ensino de história Livros didáticos História - livros didáticos |
description |
Temos como objetivo compreender que saberes constroem o modelo de livro didático de História que vigorou entre o PNLD 2004 e 2018. Em especial, esta pesquisa justifica-se pela importância que o aprimoramento da compreensão acadêmica sobre o livro didático possui para que o mesmo possa ser pesquisado de forma pertinente. Para a metodologia com que estudaremos nosso problema, nos inspiramos no método histórico, na análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e na análise de discurso. No primeiro capítulo, refletimos sobre as características das pesquisas sobre o livro didático de História. No segundo, observamos a História narrada quanto a este material. No capítulo final, identificamos 18 dimensões que fazem parte dos livros didáticos e comprovamos com exemplos a presença destas em coleções didáticas. Como conclusão, apresentamos uma nova definição de livro didático de História que considere a existência de uma pluralidade de saberes que constituem este material, mas, por outro lado, também demonstre casos específicos destes elementos, permitindo demonstrar em maiores detalhes o que significa a presença de múltiplos saberes na construção do livro didático. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-07T19:59:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-07T19:59:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
QUINZANI, Rafael Fiedoruk. Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 214f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52638 |
identifier_str_mv |
QUINZANI, Rafael Fiedoruk. Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 214f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52638/1/Saberescompoemlivro_Quinzani_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11d598350013813936d1e650a991c676 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832784016932864 |