Essays on permanence policies for sutdents of brazilian higher education: evaluation of the Permanence Scholarship Program
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51944 |
Resumo: | A evasão no ensino superior é uma questão de interesse mundial e, para reduzi-la, foram criadas diversas políticas de incentivo à permanência de estudantes nas universidades. No Brasil, o Programa Bolsa Permanência (PBP) é uma das principais políticas de assistência estudantil, visando evitar que estudantes de baixa renda abandonem a universidade. Este trabalho apresenta três ensaios sobre avaliação de políticas de permanência de alunos e sua aplicação no PBP. O primeiro ensaio teve como objetivo identificar padrões de avaliação das políticas de retenção de alunos no ensino superior por meio de uma revisão sistemática da literatura, selecionando 39 documentos da Scopus, Sage Journals, Web of Science, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Quanto às formas de avaliação, os resultados indicaram a predominância de análises dos efeitos das políticas sobre a evasão, mas alguns trabalhos avaliaram o desempenho e o tempo de formação dos alunos. Os estudos foram direcionados, em sua maioria, para ambientes universitários públicos, o que indica escassez de produção científica em instituições de ensino privadas. Quanto aos formatos das políticas de permanência, a literatura apontou quatro tipos de auxílios com diferentes naturezas que sob a perspectiva da política assumem formato financeiro ou assistencial; ou sob a perspectiva do estudante que podem ser baseados no mérito acadêmico ou por critérios de necessidade/vulnerabilidade dos alunos. A pesquisa propôs um modelo tríplice para avaliação das políticas de permanência, considerando permanência, desempenho e tempo até a formatura. O segundo ensaio analisa os efeitos do PBP para estudantes de instituições de ensino superior privadas sobre o tempo de conclusão e sobre a diplomação. Utilizou-se a análise de sobrevida associada ao pareamento de escore de propensão, com base nos dados do censo do ensino superior entre 2010 e 2017. Os alunos incluídos no programa, a partir do 4º ano, apresentam menor risco de evasão, maior probabilidade de diplomação e conclusão dos estudos em menos tempo do que aqueles que não estão no programa, mesmo que não ocorra dentro do prazo regulamentar. Por fim, o terceiro ensaio propõe avaliar o PBP sob duas perspectivas: efeitos na evasão e desempenho acadêmico dos alunos abrangidos. Foram utilizadas bases de dados de censos do ensino superior de 2010 a 2017 e provas do ENADE de 2017 a 2019. A aplicação do modelo de diferenças-emdiferenças com múltiplos períodos de tempo mostrou que o PBP tem efeitos redutores na evasão e que esse efeito é maior de acordo com o tempo de exposição dos alunos à bolsa. Além disso, a inserção no programa apresentou correlação positiva com melhor desempenho dos alunos no ENADE, volume anual de leitura e carga horária semanal de estudo, apesar disso ainda é necessário aprofundar estudos para identificar se estes são efeitos causais ou se ocorre algum viés de seleção. |
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Silva, Polyana Tenório de Freitas ehttp://lattes.cnpq.br/0136442651972956https://orcid.org/0000-0003-1632-3149http://lattes.cnpq.br/3807603064705018Becker, Kalinca LéiaCarvalho, Anne Emilia CostaFrança, Marco Túlio AnicetoSampaio, Raquel Menezes BezerraSampaio, Luciano Menezes Bezerra2023-03-24T18:17:54Z2023-03-24T18:17:54Z2022-12-21SILVA, Polyana Tenório de Freitas e. Essays on permanence policies for sutdents of brazilian higher education: evaluation of the Permanence Scholarship Program. Orientador: Luciano Menezes Bezerra Sampaio. 2022. 101f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51944A evasão no ensino superior é uma questão de interesse mundial e, para reduzi-la, foram criadas diversas políticas de incentivo à permanência de estudantes nas universidades. No Brasil, o Programa Bolsa Permanência (PBP) é uma das principais políticas de assistência estudantil, visando evitar que estudantes de baixa renda abandonem a universidade. Este trabalho apresenta três ensaios sobre avaliação de políticas de permanência de alunos e sua aplicação no PBP. O primeiro ensaio teve como objetivo identificar padrões de avaliação das políticas de retenção de alunos no ensino superior por meio de uma revisão sistemática da literatura, selecionando 39 documentos da Scopus, Sage Journals, Web of Science, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Quanto às formas de avaliação, os resultados indicaram a predominância de análises dos efeitos das políticas sobre a evasão, mas alguns trabalhos avaliaram o desempenho e o tempo de formação dos alunos. Os estudos foram direcionados, em sua maioria, para ambientes universitários públicos, o que indica escassez de produção científica em instituições de ensino privadas. Quanto aos formatos das políticas de permanência, a literatura apontou quatro tipos de auxílios com diferentes naturezas que sob a perspectiva da política assumem formato financeiro ou assistencial; ou sob a perspectiva do estudante que podem ser baseados no mérito acadêmico ou por critérios de necessidade/vulnerabilidade dos alunos. A pesquisa propôs um modelo tríplice para avaliação das políticas de permanência, considerando permanência, desempenho e tempo até a formatura. O segundo ensaio analisa os efeitos do PBP para estudantes de instituições de ensino superior privadas sobre o tempo de conclusão e sobre a diplomação. Utilizou-se a análise de sobrevida associada ao pareamento de escore de propensão, com base nos dados do censo do ensino superior entre 2010 e 2017. Os alunos incluídos no programa, a partir do 4º ano, apresentam menor risco de evasão, maior probabilidade de diplomação e conclusão dos estudos em menos tempo do que aqueles que não estão no programa, mesmo que não ocorra dentro do prazo regulamentar. Por fim, o terceiro ensaio propõe avaliar o PBP sob duas perspectivas: efeitos na evasão e desempenho acadêmico dos alunos abrangidos. Foram utilizadas bases de dados de censos do ensino superior de 2010 a 2017 e provas do ENADE de 2017 a 2019. A aplicação do modelo de diferenças-emdiferenças com múltiplos períodos de tempo mostrou que o PBP tem efeitos redutores na evasão e que esse efeito é maior de acordo com o tempo de exposição dos alunos à bolsa. Além disso, a inserção no programa apresentou correlação positiva com melhor desempenho dos alunos no ENADE, volume anual de leitura e carga horária semanal de estudo, apesar disso ainda é necessário aprofundar estudos para identificar se estes são efeitos causais ou se ocorre algum viés de seleção.Dropout in higher education is a matter of global interest and, to reduce it, several policies were created to encourage students to stay in universities. In Brazil, the Permanence Scholarship Program (PSP) is one of the main student assistance policies, aiming to prevent low-income students from dropping out of university. This work presents three essays about evaluation for student retention policies and its application in the PSP. The first essay aimed to identify patterns of evaluation of student retention policies in higher education through a systematic literature review, selecting 39 documents from Scopus, Sage Journals, Web of Science, Google academic, and CAPES Periodicals. Regarding the forms of evaluation, the results indicated the predominance of analyzes on the effects of policies on dropout, but some works evaluated the performance and time to graduation of students. The studies were mostly directed to public university environments, which indicates a scarcity of scientific production in private educational institutions. As for the formats of permanence policies, the literature pointed out four types of aid with different natures which from the perspective of politics take on financial or assistance format; or from the perspective of the student, they may be based on academic merit or by criteria of need/vulnerability of the students. The research proposed threefold model for evaluation of permanence policies, considering permanence, performance, and time until graduation. The second essay analyzes the effects of PSP for students from private higher education institutions on the time of completion and rate of degree obtention. Survival analysis associated with propensity score matching was used, based on data from the higher education census between 2010 and 2017. Students included in the program, from the 4th year onwards, are at lower risk of evasion, have greater probability of graduation, and complete the studies in less time than those not in the program, even if it does not happen within the regulatory deadline. Finally, the third essay proposes to evaluate the PSP from two perspectives: effects on dropout and academic performance of the students covered. Databases of higher education censuses from 2010 to 2017 and ENADE tests from 2017 to 2019 were used. The application of the difference-in-differences model with multiple time periods showed that the PSP has reducing effects on dropout and that this effect is greater according to the time students are exposed to the scholarship. Also, insertion in the program showed a positive correlation with better performance of students in ENADE, annual reading volume and weekly hours of study, however, further studies are still needed to identify whether these are causatis effects or if any selection bias occurs.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEducação superiorPermanênciaAssistência estudantilEvasãoPolíticas públicasEssays on permanence policies for sutdents of brazilian higher education: evaluation of the Permanence Scholarship Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEssayspermanencepolicies_Silva_2022.pdfapplication/pdf1599330https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51944/1/Essayspermanencepolicies_Silva_2022.pdfad6e817f811ed8e281b9d931b752f0eaMD51123456789/519442023-03-24 15:18:35.068oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51944Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-24T18:18:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A evasão no ensino superior é uma questão de interesse mundial e, para reduzi-la, foram criadas diversas políticas de incentivo à permanência de estudantes nas universidades. No Brasil, o Programa Bolsa Permanência (PBP) é uma das principais políticas de assistência estudantil, visando evitar que estudantes de baixa renda abandonem a universidade. Este trabalho apresenta três ensaios sobre avaliação de políticas de permanência de alunos e sua aplicação no PBP. O primeiro ensaio teve como objetivo identificar padrões de avaliação das políticas de retenção de alunos no ensino superior por meio de uma revisão sistemática da literatura, selecionando 39 documentos da Scopus, Sage Journals, Web of Science, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Quanto às formas de avaliação, os resultados indicaram a predominância de análises dos efeitos das políticas sobre a evasão, mas alguns trabalhos avaliaram o desempenho e o tempo de formação dos alunos. Os estudos foram direcionados, em sua maioria, para ambientes universitários públicos, o que indica escassez de produção científica em instituições de ensino privadas. Quanto aos formatos das políticas de permanência, a literatura apontou quatro tipos de auxílios com diferentes naturezas que sob a perspectiva da política assumem formato financeiro ou assistencial; ou sob a perspectiva do estudante que podem ser baseados no mérito acadêmico ou por critérios de necessidade/vulnerabilidade dos alunos. A pesquisa propôs um modelo tríplice para avaliação das políticas de permanência, considerando permanência, desempenho e tempo até a formatura. O segundo ensaio analisa os efeitos do PBP para estudantes de instituições de ensino superior privadas sobre o tempo de conclusão e sobre a diplomação. Utilizou-se a análise de sobrevida associada ao pareamento de escore de propensão, com base nos dados do censo do ensino superior entre 2010 e 2017. Os alunos incluídos no programa, a partir do 4º ano, apresentam menor risco de evasão, maior probabilidade de diplomação e conclusão dos estudos em menos tempo do que aqueles que não estão no programa, mesmo que não ocorra dentro do prazo regulamentar. Por fim, o terceiro ensaio propõe avaliar o PBP sob duas perspectivas: efeitos na evasão e desempenho acadêmico dos alunos abrangidos. Foram utilizadas bases de dados de censos do ensino superior de 2010 a 2017 e provas do ENADE de 2017 a 2019. A aplicação do modelo de diferenças-emdiferenças com múltiplos períodos de tempo mostrou que o PBP tem efeitos redutores na evasão e que esse efeito é maior de acordo com o tempo de exposição dos alunos à bolsa. Além disso, a inserção no programa apresentou correlação positiva com melhor desempenho dos alunos no ENADE, volume anual de leitura e carga horária semanal de estudo, apesar disso ainda é necessário aprofundar estudos para identificar se estes são efeitos causais ou se ocorre algum viés de seleção. |
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