Discutindo o Acesso e a Permanência no Ensino Superior no Contexto do SISU (Sistema de Seleção Unificada)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GÓMEZ, Magela Reny Fonticiella
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: TORRES, Julio Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5162
Resumo: O presente estudo teve como objetivo discutir o acesso e a evasão nos cursos de Engenharia do Câmpus Medianeira da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). São discutidos fatos históricos acerca do acesso a um curso superior no Brasil, destacandose,recentemente, a diversidade geográfica dos ingressantes nas Universidades Federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com a nota do ENEM. Parte considerável da ampliação do acesso ocorreu como decorrência do aumento des vagas nas InstituiçõesFederais por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Um dos desafios que se faz presente diz respeito a compreender as novas características que apresentam os alunos ingressantes e seus perfis, instituindo-se açõesque garantam a terminalidade dos estudos. Constatou-se, neste estudo, que as taxas de evasão caíram a partir da consolidação dos cursos, sobretudo após o incremento de políticas de permanência estudantil, embora outras variáveis possam, também, influenciar o desempenhoacadêmico e a permanência na instituição de ensino.
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