Discutindo o Acesso e a Permanência no Ensino Superior no Contexto do SISU (Sistema de Seleção Unificada)
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5162 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo discutir o acesso e a evasão nos cursos de Engenharia do Câmpus Medianeira da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). São discutidos fatos históricos acerca do acesso a um curso superior no Brasil, destacandose,recentemente, a diversidade geográfica dos ingressantes nas Universidades Federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com a nota do ENEM. Parte considerável da ampliação do acesso ocorreu como decorrência do aumento des vagas nas InstituiçõesFederais por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Um dos desafios que se faz presente diz respeito a compreender as novas características que apresentam os alunos ingressantes e seus perfis, instituindo-se açõesque garantam a terminalidade dos estudos. Constatou-se, neste estudo, que as taxas de evasão caíram a partir da consolidação dos cursos, sobretudo após o incremento de políticas de permanência estudantil, embora outras variáveis possam, também, influenciar o desempenhoacadêmico e a permanência na instituição de ensino. |
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Discutindo o Acesso e a Permanência no Ensino Superior no Contexto do SISU (Sistema de Seleção Unificada)ensino superiorSiSUevasãopermanência estudantilUTFPRO presente estudo teve como objetivo discutir o acesso e a evasão nos cursos de Engenharia do Câmpus Medianeira da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). São discutidos fatos históricos acerca do acesso a um curso superior no Brasil, destacandose,recentemente, a diversidade geográfica dos ingressantes nas Universidades Federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com a nota do ENEM. Parte considerável da ampliação do acesso ocorreu como decorrência do aumento des vagas nas InstituiçõesFederais por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Um dos desafios que se faz presente diz respeito a compreender as novas características que apresentam os alunos ingressantes e seus perfis, instituindo-se açõesque garantam a terminalidade dos estudos. Constatou-se, neste estudo, que as taxas de evasão caíram a partir da consolidação dos cursos, sobretudo após o incremento de políticas de permanência estudantil, embora outras variáveis possam, também, influenciar o desempenhoacadêmico e a permanência na instituição de ensino.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/516210.36311/1519-0110.2015.v16n1.5162ORG & DEMO; v. 16 n. 1 (2015)ORG & DEMO; Vol. 16 No. 1 (2015)ORG & DEMO; Vol. 16 Núm. 1 (2015)2238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5162/3636Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGÓMEZ, Magela Reny FonticiellaTORRES, Julio Cesar2020-07-31T10:39:20Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/5162Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2020-07-31T10:39:20Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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