Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Jaci Câmara de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20625
Resumo: A crescente evolução das tecnologias e das inovações no mercado de trabalho são marcos importantes que contribuem para acelerar a melhoria da educação profissional e tecnológica. A necessidade de se analisar os processos educativos está correlacionada com essa dinâmica, visando dar respostas aos processos pedagógicos e as necessidades inerentes ao mercado de trabalho em evidência. Nessa pesquisa a temática está centrada no processo de educação voltada para atividade turística que tem como premissa a melhoria na qualidade dos serviços, tomando como parâmetro de análise o ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF), abordando a concepção, a similaridade e as divergências nos cursos ofertados, do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer instituído pelo Catálogo Nacional dos Cursos Superiores e Tecnológicos da Secretaria Nacional de Ciências e Tecnologia no Brasil. A pesquisa, também visa investigar a concepção e formação destes cursos superiores e busca evidenciar a importância dessa formação para os discentes. A pesquisa é do tipo qualitativo exploratório a partir de levantamentos de dados nos sites do Ministério da Educação, adotou-se como procedimento de pesquisa o questionário, enviadas aos coordenadores dos cursos via email institucional, para a coleta de dados, visando obter resultados acerca da Educação Tecnológica na Rede Federal de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que a maioria dos cursos oferecidos pelo ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF) é o de Gestão de Turismo, evidenciamos que essa opção é resultado da facilidade em se montar a estrutura dos cursos em relação aos demais; os professores vêm nessa modalidade de ensino uma opção mais prática para o discente chegando a considerar que os cursos passam por um processo de fragilidade, afirmando que a formação reside apenas no interesse do discente na obtenção do diploma do curso superior sem a preocupação com a qualidade dessa formação acadêmica, a demanda pelos cursos ocorre por ser de graduação rápida. Ainda como resultado sobre a concepção e elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos verificou-se que os mesmos são construídos na maioria pelo colegiado muitos deles sem a participação de um pedagogo; sobre a permanência do aluno identificou-se uma alta taxa de evasão, ocorrendo em alguns campi à migração para a Educação Superior tradicional, o bacharelado em turismo. Deste modo, com este trabalho buscou-se contextualizar a educação superior tecnológica em turismo, apresentando a realidade do atual cenário, com intuito de discutir o fenômeno a partir da descrição realizada por todos os sujeitos e objeto da pesquisa, cujo conhecimento é devido a experiência na rede federal de educação que foi capaz de aproximar a essência da questão.
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A necessidade de se analisar os processos educativos está correlacionada com essa dinâmica, visando dar respostas aos processos pedagógicos e as necessidades inerentes ao mercado de trabalho em evidência. Nessa pesquisa a temática está centrada no processo de educação voltada para atividade turística que tem como premissa a melhoria na qualidade dos serviços, tomando como parâmetro de análise o ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF), abordando a concepção, a similaridade e as divergências nos cursos ofertados, do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer instituído pelo Catálogo Nacional dos Cursos Superiores e Tecnológicos da Secretaria Nacional de Ciências e Tecnologia no Brasil. A pesquisa, também visa investigar a concepção e formação destes cursos superiores e busca evidenciar a importância dessa formação para os discentes. A pesquisa é do tipo qualitativo exploratório a partir de levantamentos de dados nos sites do Ministério da Educação, adotou-se como procedimento de pesquisa o questionário, enviadas aos coordenadores dos cursos via email institucional, para a coleta de dados, visando obter resultados acerca da Educação Tecnológica na Rede Federal de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que a maioria dos cursos oferecidos pelo ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF) é o de Gestão de Turismo, evidenciamos que essa opção é resultado da facilidade em se montar a estrutura dos cursos em relação aos demais; os professores vêm nessa modalidade de ensino uma opção mais prática para o discente chegando a considerar que os cursos passam por um processo de fragilidade, afirmando que a formação reside apenas no interesse do discente na obtenção do diploma do curso superior sem a preocupação com a qualidade dessa formação acadêmica, a demanda pelos cursos ocorre por ser de graduação rápida. Ainda como resultado sobre a concepção e elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos verificou-se que os mesmos são construídos na maioria pelo colegiado muitos deles sem a participação de um pedagogo; sobre a permanência do aluno identificou-se uma alta taxa de evasão, ocorrendo em alguns campi à migração para a Educação Superior tradicional, o bacharelado em turismo. Deste modo, com este trabalho buscou-se contextualizar a educação superior tecnológica em turismo, apresentando a realidade do atual cenário, com intuito de discutir o fenômeno a partir da descrição realizada por todos os sujeitos e objeto da pesquisa, cujo conhecimento é devido a experiência na rede federal de educação que foi capaz de aproximar a essência da questão.The increasing pace of technological change and innovation in the labor market are important landmarks that contribute to accelerate the improvement of vocational and technological education. The need to analyze the educational processes is correlated with this dynamic in order to respond to the pedagogical processes and inherent to the labor market needs in evidence. This research theme is centered on targeted education process for tourist activity that is premised on improving the quality of services, taking as analysis parameter technological higher education in the federal education network (IF), covering the design, similarity and the differences in the courses offered, the axis of Tourism, Hospitality and Leisure instituted by the National catalog Technological Colleges and the National Science and Technology Department in Brazil. The research also aims to investigate the design and implementation of these upper and search courses emphasize the importance of training for students. The research is exploratory qualitative from survey data on the websites of the Ministry of Education, was adopted as a research procedure the questionnaire sent to coordinators via institutional email courses, to collect data in order to obtain results about Technological Education Federal Education Network. The survey results show that most courses offered by technological higher education in the federal education network (IF) is the Tourism Management, we noted that this option is the result of the ease in assembling the structure of the courses in relation to others; teachers have this type of education a more practical option for students coming to the conclusion that the courses undergo a fragile process, stating that the formation lies only in the student's interest in obtaining the higher diploma course without concern for quality this academic background, demand for courses is by being fast graduation. Even as a result of the design and development of Political and Pedagogical projects it was found that they are built in the most collegial many of them without the participation of a pedagogue; about the permanence of the student identified a high dropout rate, occurring in some campuses to migration to the traditional higher education, a BA in tourism. Thus, this work aimed to contextualize the technological higher education in tourism, presenting the reality of the current situation, aiming to discuss the phenomenon from the description made by all subjects and the research object, knowledge of which is due to experience the federal education network that was able to bring the essence of the matter.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismoEducaçãoEducação tecnológicaRede federalEducação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdfJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdfapplication/pdf5005403https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20625/1/JaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdfd859597e3f624037d85289ee412d51e4MD51TEXTJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.txtJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain209587https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20625/6/JaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.txt2090e8ecfa817ae76d35be0fbe6e2fa8MD56THUMBNAILJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.jpgJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2482https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20625/7/JaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.jpg51a6dad28b8514ba987f7aac5cb2a36fMD57123456789/206252017-11-04 15:17:19.024oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20625Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T18:17:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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