Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Jaci Câmara de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20625
Resumo: A crescente evolução das tecnologias e das inovações no mercado de trabalho são marcos importantes que contribuem para acelerar a melhoria da educação profissional e tecnológica. A necessidade de se analisar os processos educativos está correlacionada com essa dinâmica, visando dar respostas aos processos pedagógicos e as necessidades inerentes ao mercado de trabalho em evidência. Nessa pesquisa a temática está centrada no processo de educação voltada para atividade turística que tem como premissa a melhoria na qualidade dos serviços, tomando como parâmetro de análise o ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF), abordando a concepção, a similaridade e as divergências nos cursos ofertados, do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer instituído pelo Catálogo Nacional dos Cursos Superiores e Tecnológicos da Secretaria Nacional de Ciências e Tecnologia no Brasil. A pesquisa, também visa investigar a concepção e formação destes cursos superiores e busca evidenciar a importância dessa formação para os discentes. A pesquisa é do tipo qualitativo exploratório a partir de levantamentos de dados nos sites do Ministério da Educação, adotou-se como procedimento de pesquisa o questionário, enviadas aos coordenadores dos cursos via email institucional, para a coleta de dados, visando obter resultados acerca da Educação Tecnológica na Rede Federal de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que a maioria dos cursos oferecidos pelo ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF) é o de Gestão de Turismo, evidenciamos que essa opção é resultado da facilidade em se montar a estrutura dos cursos em relação aos demais; os professores vêm nessa modalidade de ensino uma opção mais prática para o discente chegando a considerar que os cursos passam por um processo de fragilidade, afirmando que a formação reside apenas no interesse do discente na obtenção do diploma do curso superior sem a preocupação com a qualidade dessa formação acadêmica, a demanda pelos cursos ocorre por ser de graduação rápida. Ainda como resultado sobre a concepção e elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos verificou-se que os mesmos são construídos na maioria pelo colegiado muitos deles sem a participação de um pedagogo; sobre a permanência do aluno identificou-se uma alta taxa de evasão, ocorrendo em alguns campi à migração para a Educação Superior tradicional, o bacharelado em turismo. Deste modo, com este trabalho buscou-se contextualizar a educação superior tecnológica em turismo, apresentando a realidade do atual cenário, com intuito de discutir o fenômeno a partir da descrição realizada por todos os sujeitos e objeto da pesquisa, cujo conhecimento é devido a experiência na rede federal de educação que foi capaz de aproximar a essência da questão.
id UFRN_0a19691e2c9801fee5aa2f3a252c5127
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20625
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Albuquerque, Jaci Câmara dehttp://lattes.cnpq.br/3942151441935777http://lattes.cnpq.br/7233203993967359Ferreira, Lissa Valéria Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/8015374156967844Barreto, Lais Karla da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2003796585005455Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira2016-06-08T21:38:55Z2016-06-08T21:38:55Z2015-05-08ALBUQUERQUE, Jaci Câmara de. Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação. 2015. 93f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20625A crescente evolução das tecnologias e das inovações no mercado de trabalho são marcos importantes que contribuem para acelerar a melhoria da educação profissional e tecnológica. A necessidade de se analisar os processos educativos está correlacionada com essa dinâmica, visando dar respostas aos processos pedagógicos e as necessidades inerentes ao mercado de trabalho em evidência. Nessa pesquisa a temática está centrada no processo de educação voltada para atividade turística que tem como premissa a melhoria na qualidade dos serviços, tomando como parâmetro de análise o ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF), abordando a concepção, a similaridade e as divergências nos cursos ofertados, do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer instituído pelo Catálogo Nacional dos Cursos Superiores e Tecnológicos da Secretaria Nacional de Ciências e Tecnologia no Brasil. A pesquisa, também visa investigar a concepção e formação destes cursos superiores e busca evidenciar a importância dessa formação para os discentes. A pesquisa é do tipo qualitativo exploratório a partir de levantamentos de dados nos sites do Ministério da Educação, adotou-se como procedimento de pesquisa o questionário, enviadas aos coordenadores dos cursos via email institucional, para a coleta de dados, visando obter resultados acerca da Educação Tecnológica na Rede Federal de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que a maioria dos cursos oferecidos pelo ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF) é o de Gestão de Turismo, evidenciamos que essa opção é resultado da facilidade em se montar a estrutura dos cursos em relação aos demais; os professores vêm nessa modalidade de ensino uma opção mais prática para o discente chegando a considerar que os cursos passam por um processo de fragilidade, afirmando que a formação reside apenas no interesse do discente na obtenção do diploma do curso superior sem a preocupação com a qualidade dessa formação acadêmica, a demanda pelos cursos ocorre por ser de graduação rápida. Ainda como resultado sobre a concepção e elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos verificou-se que os mesmos são construídos na maioria pelo colegiado muitos deles sem a participação de um pedagogo; sobre a permanência do aluno identificou-se uma alta taxa de evasão, ocorrendo em alguns campi à migração para a Educação Superior tradicional, o bacharelado em turismo. Deste modo, com este trabalho buscou-se contextualizar a educação superior tecnológica em turismo, apresentando a realidade do atual cenário, com intuito de discutir o fenômeno a partir da descrição realizada por todos os sujeitos e objeto da pesquisa, cujo conhecimento é devido a experiência na rede federal de educação que foi capaz de aproximar a essência da questão.The increasing pace of technological change and innovation in the labor market are important landmarks that contribute to accelerate the improvement of vocational and technological education. The need to analyze the educational processes is correlated with this dynamic in order to respond to the pedagogical processes and inherent to the labor market needs in evidence. This research theme is centered on targeted education process for tourist activity that is premised on improving the quality of services, taking as analysis parameter technological higher education in the federal education network (IF), covering the design, similarity and the differences in the courses offered, the axis of Tourism, Hospitality and Leisure instituted by the National catalog Technological Colleges and the National Science and Technology Department in Brazil. The research also aims to investigate the design and implementation of these upper and search courses emphasize the importance of training for students. The research is exploratory qualitative from survey data on the websites of the Ministry of Education, was adopted as a research procedure the questionnaire sent to coordinators via institutional email courses, to collect data in order to obtain results about Technological Education Federal Education Network. The survey results show that most courses offered by technological higher education in the federal education network (IF) is the Tourism Management, we noted that this option is the result of the ease in assembling the structure of the courses in relation to others; teachers have this type of education a more practical option for students coming to the conclusion that the courses undergo a fragile process, stating that the formation lies only in the student's interest in obtaining the higher diploma course without concern for quality this academic background, demand for courses is by being fast graduation. Even as a result of the design and development of Political and Pedagogical projects it was found that they are built in the most collegial many of them without the participation of a pedagogue; about the permanence of the student identified a high dropout rate, occurring in some campuses to migration to the traditional higher education, a BA in tourism. Thus, this work aimed to contextualize the technological higher education in tourism, presenting the reality of the current situation, aiming to discuss the phenomenon from the description made by all subjects and the research object, knowledge of which is due to experience the federal education network that was able to bring the essence of the matter.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismoEducaçãoEducação tecnológicaRede federalEducação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdfJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdfapplication/pdf5005403https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20625/1/JaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdfd859597e3f624037d85289ee412d51e4MD51TEXTJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.txtJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain209587https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20625/6/JaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.txt2090e8ecfa817ae76d35be0fbe6e2fa8MD56THUMBNAILJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.jpgJaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2482https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20625/7/JaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.jpg51a6dad28b8514ba987f7aac5cb2a36fMD57123456789/206252017-11-04 15:17:19.024oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20625Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T18:17:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação
title Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação
spellingShingle Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação
Albuquerque, Jaci Câmara de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Turismo
Educação
Educação tecnológica
Rede federal
title_short Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação
title_full Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação
title_fullStr Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação
title_full_unstemmed Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação
title_sort Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação
author Albuquerque, Jaci Câmara de
author_facet Albuquerque, Jaci Câmara de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3942151441935777
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7233203993967359
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8015374156967844
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barreto, Lais Karla da Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2003796585005455
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Jaci Câmara de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
contributor_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Turismo
Educação
Educação tecnológica
Rede federal
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Educação
Educação tecnológica
Rede federal
description A crescente evolução das tecnologias e das inovações no mercado de trabalho são marcos importantes que contribuem para acelerar a melhoria da educação profissional e tecnológica. A necessidade de se analisar os processos educativos está correlacionada com essa dinâmica, visando dar respostas aos processos pedagógicos e as necessidades inerentes ao mercado de trabalho em evidência. Nessa pesquisa a temática está centrada no processo de educação voltada para atividade turística que tem como premissa a melhoria na qualidade dos serviços, tomando como parâmetro de análise o ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF), abordando a concepção, a similaridade e as divergências nos cursos ofertados, do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer instituído pelo Catálogo Nacional dos Cursos Superiores e Tecnológicos da Secretaria Nacional de Ciências e Tecnologia no Brasil. A pesquisa, também visa investigar a concepção e formação destes cursos superiores e busca evidenciar a importância dessa formação para os discentes. A pesquisa é do tipo qualitativo exploratório a partir de levantamentos de dados nos sites do Ministério da Educação, adotou-se como procedimento de pesquisa o questionário, enviadas aos coordenadores dos cursos via email institucional, para a coleta de dados, visando obter resultados acerca da Educação Tecnológica na Rede Federal de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que a maioria dos cursos oferecidos pelo ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF) é o de Gestão de Turismo, evidenciamos que essa opção é resultado da facilidade em se montar a estrutura dos cursos em relação aos demais; os professores vêm nessa modalidade de ensino uma opção mais prática para o discente chegando a considerar que os cursos passam por um processo de fragilidade, afirmando que a formação reside apenas no interesse do discente na obtenção do diploma do curso superior sem a preocupação com a qualidade dessa formação acadêmica, a demanda pelos cursos ocorre por ser de graduação rápida. Ainda como resultado sobre a concepção e elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos verificou-se que os mesmos são construídos na maioria pelo colegiado muitos deles sem a participação de um pedagogo; sobre a permanência do aluno identificou-se uma alta taxa de evasão, ocorrendo em alguns campi à migração para a Educação Superior tradicional, o bacharelado em turismo. Deste modo, com este trabalho buscou-se contextualizar a educação superior tecnológica em turismo, apresentando a realidade do atual cenário, com intuito de discutir o fenômeno a partir da descrição realizada por todos os sujeitos e objeto da pesquisa, cujo conhecimento é devido a experiência na rede federal de educação que foi capaz de aproximar a essência da questão.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-08T21:38:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-08T21:38:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Jaci Câmara de. Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação. 2015. 93f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20625
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Jaci Câmara de. Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação. 2015. 93f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20625/1/JaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20625/6/JaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20625/7/JaciCamaraDeAlbuquerque_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d859597e3f624037d85289ee412d51e4
2090e8ecfa817ae76d35be0fbe6e2fa8
51a6dad28b8514ba987f7aac5cb2a36f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832756797997056