Reativando o grêmio estudantil de uma escola estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joice Przybylski Cabral de Mello
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151681
Resumo: Este trabalho apresenta o relatório de um projeto de intervenção realizado numa escola estadual de ensino normal e médio, e aproveitamento de estudos, localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que teve como foco a reativação do grêmio estudantil, considerando esse colegiado como um espaço de exercício da cidadania, de diálogos, críticas, sugestões e principalmente, participação efetiva dos alunos. O trabalho está fundamentado em autores como Franco (2005), Candau (2012), Galina e Carbello (2007) e outros. Nas ações desenvolvidas durante esse projeto, foi possível perceber uma significativa atuação dos alunos na reativação desse órgão colegiado, um exemplo do exercício democrático, da cidadania na escola pública. Portanto, pode-se dizer que os objetivos foram atingidos, ainda que de forma lenta e gradual, devido às limitações e entraves que ocorreram nesse período.
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