Reativando o grêmio estudantil de uma escola estadual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151681 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o relatório de um projeto de intervenção realizado numa escola estadual de ensino normal e médio, e aproveitamento de estudos, localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que teve como foco a reativação do grêmio estudantil, considerando esse colegiado como um espaço de exercício da cidadania, de diálogos, críticas, sugestões e principalmente, participação efetiva dos alunos. O trabalho está fundamentado em autores como Franco (2005), Candau (2012), Galina e Carbello (2007) e outros. Nas ações desenvolvidas durante esse projeto, foi possível perceber uma significativa atuação dos alunos na reativação desse órgão colegiado, um exemplo do exercício democrático, da cidadania na escola pública. Portanto, pode-se dizer que os objetivos foram atingidos, ainda que de forma lenta e gradual, devido às limitações e entraves que ocorreram nesse período. |
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Silva, Joice Przybylski Cabral de MelloSchuch, Cleusa Conceição Terres2017-02-14T02:23:46Z2015http://hdl.handle.net/10183/151681001005681Este trabalho apresenta o relatório de um projeto de intervenção realizado numa escola estadual de ensino normal e médio, e aproveitamento de estudos, localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que teve como foco a reativação do grêmio estudantil, considerando esse colegiado como um espaço de exercício da cidadania, de diálogos, críticas, sugestões e principalmente, participação efetiva dos alunos. O trabalho está fundamentado em autores como Franco (2005), Candau (2012), Galina e Carbello (2007) e outros. Nas ações desenvolvidas durante esse projeto, foi possível perceber uma significativa atuação dos alunos na reativação desse órgão colegiado, um exemplo do exercício democrático, da cidadania na escola pública. Portanto, pode-se dizer que os objetivos foram atingidos, ainda que de forma lenta e gradual, devido às limitações e entraves que ocorreram nesse período.application/pdfporGestão democráticaGrêmio estudantilCidadaniaParticipaçãoAlunoReativando o grêmio estudantil de uma escola estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005681.pdf001005681.pdfTexto completoapplication/pdf917886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151681/1/001005681.pdf66910f3968c4a9c6ab434c5af9f76b47MD51TEXT001005681.pdf.txt001005681.pdf.txtExtracted Texttext/plain33793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151681/2/001005681.pdf.txt79c8f6a54712fe0099e62220edbcb685MD5210183/1516812017-02-15 02:27:59.461668oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151681Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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