Percepção dos consumidores em relação a produtos para animais domésticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jordan Cavalcante dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35672
Resumo: O constante crescimento do mercado de produtos para animais de estimação, mesmo durante a crise econômica provocada pela covid-19, torna natural o surgimento de projetos de desenvolvimento de produtos para esse setor. Para executar de forma eficiente esse tipo de projeto, é necessário obter informações acerca do mercado, pois elas irão influenciar diretamente no processo de produção a ser elaborado. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento do consumidor de mercado Pet, com enfoque em produtos Pet Care, identificando perfis e tendências mercadológicas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de mercado de caráter exploratório, através do método survey, utilizando como instrumento a aplicação de questionário, que colheu de forma online respostas de 144 pessoas, em sua grande maioria residentes do Rio Grande do Norte. A análise dos resultados foi realizada através do software Excel (2012). Os resultados obtidos, revelaram que grande parte da população é tutora de algum Pet, e dentre os não tutores 73,68% pretendem se tornar algum dia. A persona dos que são tutores, é uma mulher, entre 25 e 34 anos de idade e com estado civil solteira. Os dados também revelaram que os cachorros são 76% dos animais pets. Além disso, foi identificado como uma forte estratégia o oferecimento de produtos para uso caseiro, e a disponibilização deles em petshops e supermercados. Quanto a estratégia de marketing, foi revelada a necessidade de passar confiança ao consumidor, como também a importância de uma política de preços eficiente. Posto isso, o estudo atingiu seu objetivo, mostrou a importância de entender o mercado consumidor em projetos de desenvolvimento de produtos, e esclareceu a estreita relação entre o conhecimento técnico de processos produtivos e o entendimento do mercado.
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Para executar de forma eficiente esse tipo de projeto, é necessário obter informações acerca do mercado, pois elas irão influenciar diretamente no processo de produção a ser elaborado. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento do consumidor de mercado Pet, com enfoque em produtos Pet Care, identificando perfis e tendências mercadológicas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de mercado de caráter exploratório, através do método survey, utilizando como instrumento a aplicação de questionário, que colheu de forma online respostas de 144 pessoas, em sua grande maioria residentes do Rio Grande do Norte. A análise dos resultados foi realizada através do software Excel (2012). Os resultados obtidos, revelaram que grande parte da população é tutora de algum Pet, e dentre os não tutores 73,68% pretendem se tornar algum dia. A persona dos que são tutores, é uma mulher, entre 25 e 34 anos de idade e com estado civil solteira. Os dados também revelaram que os cachorros são 76% dos animais pets. Além disso, foi identificado como uma forte estratégia o oferecimento de produtos para uso caseiro, e a disponibilização deles em petshops e supermercados. Quanto a estratégia de marketing, foi revelada a necessidade de passar confiança ao consumidor, como também a importância de uma política de preços eficiente. Posto isso, o estudo atingiu seu objetivo, mostrou a importância de entender o mercado consumidor em projetos de desenvolvimento de produtos, e esclareceu a estreita relação entre o conhecimento técnico de processos produtivos e o entendimento do mercado.The constant growth of the pet products market, even during the economic crisis caused by covid-19, makes the emergence of product development projects for this sector natural. To efficiently execute this type of project, it is necessary to obtain information about the market, as they will directly influence the production process to be elaborated. In this sense, the objective of this study is to analyze the behavior of the Pet market consumer, focusing on Pet Care products, identifying profiles and market trends. For this, an exploratory market research was carried out, through the survey method, using as an instrument the application of a questionnaire, which collected online responses from 144 people, mostly residents of Rio Grande do Norte. The analysis of the results was performed using Excel software (2012). The results obtained revealed that a large part of the population is tutor of a pet, and among those who are not tutors, 73.68% intend to become one day. The persona of those who are tutors is a woman, between 25 and 34 years old and with a single marital status. The data also revealed that dogs are 76% of pets, but the population of cats tends to grow more than that of canines. In addition, offering products for home use, and making them available in pet shops and supermarkets, was identified as a strong strategy. As for the marketing strategy, the need to convey confidence to the consumer was revealed, as well as the importance of an efficient pricing policy. That said, the study achieved its objective, proved the importance of understanding the consumer in product development projects, and clarified the close relationship between technical knowledge of production processes and market understanding.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia QuímicaUFRNBrasilEngenharia químicaDesenvolvimento de produtosPesquisa de mercadoMarketingProduct DevelopmentMarket researchPercepção dos consumidores em relação a produtos para animais domésticosConsumer perception in relation to products for domestic animalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPercepcaodosConsumidores_Santos_2021.pdfPercepcaodosConsumidores_Santos_2021.pdfapplication/pdf1093691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35672/4/PercepcaodosConsumidores_Santos_2021.pdfb1f8dcade47dda98b46d492b6bc94269MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35672/5/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35672/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56123456789/356722023-03-06 18:22:46.107oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-06T21:22:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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