O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Túlio de Santana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018
Resumo: Esta pesquisa busca investigar e descrever a complexidade do desenvolvimento linguístico dos jogos de linguagem, no período inicial do desenvolvimento da aquisição da linguagem pela criança. Assim, tem como objetivo principal evidenciar a importância da execução de jogos de linguagem para o desenvolvimento linguístico, isto é, para a emulação de conceitos por crianças pequenas. Para isso, tomando como parâmetros teórico-metodológicos as noções de cognição ecológica (ecocognição) (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) vertente da Linguística Cognitiva cuja condição inicial é a relação organismo-ambiente (GIBSON, 2015), frames (LAKOFF, 2011; DUQUE, 2015a; 2017), jogos de linguagem (WITTGENTEIN, 1999; STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), e Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2008), este trabalho segue o Paradigma Interpretativista de Pesquisa e, assim, opta pela abordagem qualitativa, uma vez que seu interesse recai na compreensão e interpretação da semiose das relações humanas (MINAYO, 2009), baseado em pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e de caráter empírico, com foco na descrição e análise de corpus. Para isso, foi feita uma coleta de 20 vídeos do canal “Gêmeos Alê Nanda” na plataforma de vídeos do Youtube, sendo analisados 4 vídeos, totalizando 3 minutos e 27 segundos de eventos críticos nas gravações. A análise efetuada demostra que a junção dos elementos de aspecto do ambiente, informação perceptual e a informação linguística, envolvidos nas situações de interações complexas, ganham enquadramentos culturais, perfis, perspectivas e intenções, assim atuam em tempo real como jogos de linguagem, e são controladas por informações perceptuais fornecidas pela percepção direta que ocorre na medida que outros jogos de linguagem emergem e se retro alimentam, atualizando-se à cada novos jogos de linguagem são jogados. Tais jogos de linguagem são captados, primeiramente, como informações agregadas às situações experienciadas, em seguida, são descoladas das situações, e transformam-se informações linguísticas, isto é, construções linguísticas cujo compartilhamento de atenção é mais preciso e contribui para a construção de novos sentidos para o ambiente.
id UFRN_0ac2bbe40759d808e3d803cb1ded74cf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53018
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Batista, Túlio de Santanahttp://lattes.cnpq.br/2744570298712677https://orcid.org/0000-0002-7100-0556http://lattes.cnpq.br/0409894285408135Gerhardt, Ana Flávia Lopes MagelaSantos, Ricardo YamashitaDuque, Paulo Henrique2023-07-04T19:38:32Z2023-07-04T19:38:32Z2023-02-28BATISTA, Túlio de Santana. O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube. Orientador: Paulo Henrique Duque. 2023. 114f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018Esta pesquisa busca investigar e descrever a complexidade do desenvolvimento linguístico dos jogos de linguagem, no período inicial do desenvolvimento da aquisição da linguagem pela criança. Assim, tem como objetivo principal evidenciar a importância da execução de jogos de linguagem para o desenvolvimento linguístico, isto é, para a emulação de conceitos por crianças pequenas. Para isso, tomando como parâmetros teórico-metodológicos as noções de cognição ecológica (ecocognição) (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) vertente da Linguística Cognitiva cuja condição inicial é a relação organismo-ambiente (GIBSON, 2015), frames (LAKOFF, 2011; DUQUE, 2015a; 2017), jogos de linguagem (WITTGENTEIN, 1999; STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), e Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2008), este trabalho segue o Paradigma Interpretativista de Pesquisa e, assim, opta pela abordagem qualitativa, uma vez que seu interesse recai na compreensão e interpretação da semiose das relações humanas (MINAYO, 2009), baseado em pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e de caráter empírico, com foco na descrição e análise de corpus. Para isso, foi feita uma coleta de 20 vídeos do canal “Gêmeos Alê Nanda” na plataforma de vídeos do Youtube, sendo analisados 4 vídeos, totalizando 3 minutos e 27 segundos de eventos críticos nas gravações. A análise efetuada demostra que a junção dos elementos de aspecto do ambiente, informação perceptual e a informação linguística, envolvidos nas situações de interações complexas, ganham enquadramentos culturais, perfis, perspectivas e intenções, assim atuam em tempo real como jogos de linguagem, e são controladas por informações perceptuais fornecidas pela percepção direta que ocorre na medida que outros jogos de linguagem emergem e se retro alimentam, atualizando-se à cada novos jogos de linguagem são jogados. Tais jogos de linguagem são captados, primeiramente, como informações agregadas às situações experienciadas, em seguida, são descoladas das situações, e transformam-se informações linguísticas, isto é, construções linguísticas cujo compartilhamento de atenção é mais preciso e contribui para a construção de novos sentidos para o ambiente.This research seeks to investigate and describe the complexity of the linguistic development of language games, in the initial period of the development of language acquisition by the child. Thus, its main objective is to highlight the importance of playing language games for linguistic development, that is, for the emulation of concepts by young children. For this, taking as theoretical and methodological parameters the notions of ecological cognition (ecocognition) (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) strand of Cognitive Linguistics whose initial condition is the organism-environment relationship (GIBSON, 2015), frames (LAKOFF , 2011; DUQUE, 2015a; 2017), language games (WITTGENTEIN, 1999; STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), and Joint Attention (TOMASELLO, 2008), this work follows the Interpretative Research Paradigm and, thus, opts for a qualitative approach, since his interest lies in the understanding and interpretation of the semiosis of human relations (MINAYO, 2009), based on assumptions of Content Analysis (BARDIN, 2011) and of an empirical nature, focusing on the description and analysis of corpus. For this, a collection of 20 videos from the “Gêmeos Alê Nanda” channel on the YouTube video platform was collected, with 4 videos being analyzed, totaling 3 minutes and 27 seconds of critical events in the recordings. The analysis carried out demonstrates that the combination of elements of the environment, perceptual information and linguistic information, involved in situations of complex interactions, gain cultural frameworks, profiles, perspectives and intentions, thus acting in real time as language games, and are controlled by perceptual information provided by direct perception that occurs as other language games emerge and are fed back, updating each time new language games are played. Such language games are captured, first, as information added to the situations experienced, then they are detached from the situations, and become linguistic information, that is, linguistic constructions whose sharing of attention is more precise and contributes to the construction of new senses for the environment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguagem e cogniçãoEcocogniçãoJogos de linguagemAtenção conjuntaFramesO desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentojogoslinguagem_Batista_2023.pdfapplication/pdf1717973https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53018/1/Desenvolvimentojogoslinguagem_Batista_2023.pdfc9d0b41639314570b0d5f3a3f0a67cb8MD51123456789/530182023-07-04 16:39:16.123oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53018Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-04T19:39:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
title O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
spellingShingle O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
Batista, Túlio de Santana
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguagem e cognição
Ecocognição
Jogos de linguagem
Atenção conjunta
Frames
title_short O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
title_full O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
title_fullStr O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
title_full_unstemmed O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
title_sort O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
author Batista, Túlio de Santana
author_facet Batista, Túlio de Santana
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2744570298712677
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7100-0556
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0409894285408135
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Ricardo Yamashita
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Túlio de Santana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duque, Paulo Henrique
contributor_str_mv Duque, Paulo Henrique
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguagem e cognição
Ecocognição
Jogos de linguagem
Atenção conjunta
Frames
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e cognição
Ecocognição
Jogos de linguagem
Atenção conjunta
Frames
description Esta pesquisa busca investigar e descrever a complexidade do desenvolvimento linguístico dos jogos de linguagem, no período inicial do desenvolvimento da aquisição da linguagem pela criança. Assim, tem como objetivo principal evidenciar a importância da execução de jogos de linguagem para o desenvolvimento linguístico, isto é, para a emulação de conceitos por crianças pequenas. Para isso, tomando como parâmetros teórico-metodológicos as noções de cognição ecológica (ecocognição) (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) vertente da Linguística Cognitiva cuja condição inicial é a relação organismo-ambiente (GIBSON, 2015), frames (LAKOFF, 2011; DUQUE, 2015a; 2017), jogos de linguagem (WITTGENTEIN, 1999; STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), e Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2008), este trabalho segue o Paradigma Interpretativista de Pesquisa e, assim, opta pela abordagem qualitativa, uma vez que seu interesse recai na compreensão e interpretação da semiose das relações humanas (MINAYO, 2009), baseado em pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e de caráter empírico, com foco na descrição e análise de corpus. Para isso, foi feita uma coleta de 20 vídeos do canal “Gêmeos Alê Nanda” na plataforma de vídeos do Youtube, sendo analisados 4 vídeos, totalizando 3 minutos e 27 segundos de eventos críticos nas gravações. A análise efetuada demostra que a junção dos elementos de aspecto do ambiente, informação perceptual e a informação linguística, envolvidos nas situações de interações complexas, ganham enquadramentos culturais, perfis, perspectivas e intenções, assim atuam em tempo real como jogos de linguagem, e são controladas por informações perceptuais fornecidas pela percepção direta que ocorre na medida que outros jogos de linguagem emergem e se retro alimentam, atualizando-se à cada novos jogos de linguagem são jogados. Tais jogos de linguagem são captados, primeiramente, como informações agregadas às situações experienciadas, em seguida, são descoladas das situações, e transformam-se informações linguísticas, isto é, construções linguísticas cujo compartilhamento de atenção é mais preciso e contribui para a construção de novos sentidos para o ambiente.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-04T19:38:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-04T19:38:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BATISTA, Túlio de Santana. O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube. Orientador: Paulo Henrique Duque. 2023. 114f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018
identifier_str_mv BATISTA, Túlio de Santana. O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube. Orientador: Paulo Henrique Duque. 2023. 114f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53018/1/Desenvolvimentojogoslinguagem_Batista_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9d0b41639314570b0d5f3a3f0a67cb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832622615920640