Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mané, Alexandra Nhara Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23720
Resumo: Os meios de hospedagem, como componentes importantes para a atividade turística, possuem um conjunto de elementos que contribuem para competitividade do setor. Os hostels são um desses elementos, e que, em especial, têm se destacados por possuírem como proposta oportunizar a troca de experiências a seus hóspedes. Neste sentido, ter conhecimento em relação às mudanças comportamentais de seus consumidores torna-se importante para geração de vantagem competitiva, considerando a complexidade de estudo do comportamento do consumidor e os fatores que influenciam nas decisões de escolha. Ressalta-se, acerca disso, a importância de identificar os valores dos consumidores, sejam eles intrínsecos ou extrínsecos. Esta pesquisa apresenta como objetivo principal, a análise dos atributos motivacionais para escolha dos hostels como meios de hospedagem. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto neste estudo consiste em duas etapas: na primeira, foi aplicado o questionário contendo seis perguntas do tipo fechadas para identificar o perfil do novo consumidor de hostels no Brasil; em seguida, foram realizados grupos focais online por intermédio do aplicativo Messenger, a fim de identificar os principais atributos de escolha dos hostels. De tal forma, a pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Para análise dos dados, foi utilizado o software NVivo 11 com vias a facilitar a interpretação crítica do conteúdo. Foram analisados os relatos e discussões de 53 participantes dos grupos focais online, cujos resultados apontaram um novo consumidor de hostel no Brasil que tem, como prioridades, a interação com outros hóspedes, as experiências e trocas culturais e o custo-benefício, classificados como atributos que mais agregam valor ao escolher um hostel como meio de hospedagem turística. Conclui-se com a apresentação das tendências dos hostels em virtude do aumento da demanda turística com foco nas experiências. Tendo em vista que o turismo torna-se, neste caso, o facilitador de trocas sociais, possibilitando o encontro de pessoas de diferentes países e culturas em um só lugar.
id UFRN_0b39c8ce97c6fd4b607a784e2ff6d7f7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23720
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mané, Alexandra Nhara Martinshttp://lattes.cnpq.br/4687911514679211http://lattes.cnpq.br/8015374156967844Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7233203993967359Guerra, Lenin Cavalcanti Britohttp://lattes.cnpq.br/4855963921757968Ferreira, Lissa Valéria Fernandes2017-08-08T11:33:16Z2017-08-08T11:33:16Z2017-05-26MANÉ, Alexandra Nhara Martins. Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem. 2017. 92f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23720Os meios de hospedagem, como componentes importantes para a atividade turística, possuem um conjunto de elementos que contribuem para competitividade do setor. Os hostels são um desses elementos, e que, em especial, têm se destacados por possuírem como proposta oportunizar a troca de experiências a seus hóspedes. Neste sentido, ter conhecimento em relação às mudanças comportamentais de seus consumidores torna-se importante para geração de vantagem competitiva, considerando a complexidade de estudo do comportamento do consumidor e os fatores que influenciam nas decisões de escolha. Ressalta-se, acerca disso, a importância de identificar os valores dos consumidores, sejam eles intrínsecos ou extrínsecos. Esta pesquisa apresenta como objetivo principal, a análise dos atributos motivacionais para escolha dos hostels como meios de hospedagem. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto neste estudo consiste em duas etapas: na primeira, foi aplicado o questionário contendo seis perguntas do tipo fechadas para identificar o perfil do novo consumidor de hostels no Brasil; em seguida, foram realizados grupos focais online por intermédio do aplicativo Messenger, a fim de identificar os principais atributos de escolha dos hostels. De tal forma, a pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Para análise dos dados, foi utilizado o software NVivo 11 com vias a facilitar a interpretação crítica do conteúdo. Foram analisados os relatos e discussões de 53 participantes dos grupos focais online, cujos resultados apontaram um novo consumidor de hostel no Brasil que tem, como prioridades, a interação com outros hóspedes, as experiências e trocas culturais e o custo-benefício, classificados como atributos que mais agregam valor ao escolher um hostel como meio de hospedagem turística. Conclui-se com a apresentação das tendências dos hostels em virtude do aumento da demanda turística com foco nas experiências. Tendo em vista que o turismo torna-se, neste caso, o facilitador de trocas sociais, possibilitando o encontro de pessoas de diferentes países e culturas em um só lugar.The means of lodging, as important components for the tourist activity, have a set of elements that contribute to the competitiveness of the sector. The hostels are one of these elements, and in particular, they have been highlighted because they have the opportunity to offer the exchange of experiences to their guests. In this sense, knowledge about the behavioral changes of its consumers becomes important for the generation of competitive advantage, considering the complexity of the study of consumer behavior and the factors that influence choice decisions. The importance of identifying consumer values, whether intrinsic or extrinsic, is emphasized. This research presents as main objective, the analysis of the motivational attributes to choose the hostels as means of lodging. The methodology used to reach the goal proposed in this study consists of two steps: first, the questionnaire was applied, containing six closed-ended questions to identify the profile of the new consumer of hostels in Brazil; Then online focus groups were conducted through the Messenger application in order to identify the main attributes of hostel choice. Thus, the research is characterized as exploratory-descriptive, with a qualitative approach. For the analysis of the data, NVivo 11 software was used with ways to facilitate the critical interpretation of the content. We analyzed the reports and discussions of 53 participants of the online focus groups, whose results pointed out a new hostel consumer in Brazil that has, as priorities, interaction with other guests, experiences and cultural exchanges and cost-benefit, classified as attributes Which add more value when choosing a hostel as a means of tourist accommodation. It was concluded with the presentation of the trends of the hostels due to the increase of tourist demand with focus on the experiences. Given that tourism becomes, in this case, the facilitator of social exchanges, making it possible to meet people from different countries and cultures in one place.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOAtributos motivacionaisComportamento do consumidorExperiênciasHostelsAtributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdfAlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdfapplication/pdf1480724https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23720/1/AlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdfa13216c58fa917ff7d1029bc700174f2MD51TEXTAlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdf.txtAlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain175673https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23720/4/AlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdf.txta105a6697866955f4b9bc86d2529188bMD54THUMBNAILAlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdf.jpgAlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2499https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23720/5/AlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdf.jpg4c0f967f5db11821552f2234015cbc3fMD55123456789/237202017-11-05 01:06:46.237oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23720Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T04:06:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem
title Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem
spellingShingle Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem
Mané, Alexandra Nhara Martins
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Atributos motivacionais
Comportamento do consumidor
Experiências
Hostels
title_short Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem
title_full Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem
title_fullStr Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem
title_full_unstemmed Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem
title_sort Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem
author Mané, Alexandra Nhara Martins
author_facet Mané, Alexandra Nhara Martins
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4687911514679211
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8015374156967844
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7233203993967359
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4855963921757968
dc.contributor.author.fl_str_mv Mané, Alexandra Nhara Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Atributos motivacionais
Comportamento do consumidor
Experiências
Hostels
dc.subject.por.fl_str_mv Atributos motivacionais
Comportamento do consumidor
Experiências
Hostels
description Os meios de hospedagem, como componentes importantes para a atividade turística, possuem um conjunto de elementos que contribuem para competitividade do setor. Os hostels são um desses elementos, e que, em especial, têm se destacados por possuírem como proposta oportunizar a troca de experiências a seus hóspedes. Neste sentido, ter conhecimento em relação às mudanças comportamentais de seus consumidores torna-se importante para geração de vantagem competitiva, considerando a complexidade de estudo do comportamento do consumidor e os fatores que influenciam nas decisões de escolha. Ressalta-se, acerca disso, a importância de identificar os valores dos consumidores, sejam eles intrínsecos ou extrínsecos. Esta pesquisa apresenta como objetivo principal, a análise dos atributos motivacionais para escolha dos hostels como meios de hospedagem. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto neste estudo consiste em duas etapas: na primeira, foi aplicado o questionário contendo seis perguntas do tipo fechadas para identificar o perfil do novo consumidor de hostels no Brasil; em seguida, foram realizados grupos focais online por intermédio do aplicativo Messenger, a fim de identificar os principais atributos de escolha dos hostels. De tal forma, a pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Para análise dos dados, foi utilizado o software NVivo 11 com vias a facilitar a interpretação crítica do conteúdo. Foram analisados os relatos e discussões de 53 participantes dos grupos focais online, cujos resultados apontaram um novo consumidor de hostel no Brasil que tem, como prioridades, a interação com outros hóspedes, as experiências e trocas culturais e o custo-benefício, classificados como atributos que mais agregam valor ao escolher um hostel como meio de hospedagem turística. Conclui-se com a apresentação das tendências dos hostels em virtude do aumento da demanda turística com foco nas experiências. Tendo em vista que o turismo torna-se, neste caso, o facilitador de trocas sociais, possibilitando o encontro de pessoas de diferentes países e culturas em um só lugar.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-08T11:33:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-08T11:33:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MANÉ, Alexandra Nhara Martins. Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem. 2017. 92f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23720
identifier_str_mv MANÉ, Alexandra Nhara Martins. Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem. 2017. 92f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23720/1/AlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23720/4/AlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23720/5/AlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a13216c58fa917ff7d1029bc700174f2
a105a6697866955f4b9bc86d2529188b
4c0f967f5db11821552f2234015cbc3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833046482845696