A produção da escrita do texto argumentativo de alunos do 9° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Cavalcante Barbosa e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27698
Resumo: Ler e escrever são habilidades essenciais para a vida escolar, no que diz respeito à construção de conhecimentos para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, com vistas à formação de sujeitos aptos para interagir nas mais diversas situações comunicativas. O presente trabalho tem como ponto de partida a observação de problemas na produção escrita de textos argumentativos dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada em Fortaleza – CE. Assim sendo, as perguntas que orientaram esta investigação foram se os textos argumentativos produzidos pelos alunos apresentavam um ponto de vista sobre uma determinada questão; se esses textos revelavam o uso de argumentos consistentes para a sustentação do ponto de vista e, por fim, se os alunos utilizavam devidamente articuladores discursivo-argumentativos no texto produzido. Para responder a esses questionamentos definimos como objetivo geral deste trabalho, investigar a escrita de textos argumentativos produzidos por estes alunos, adotando, principalmente, a perspectiva da linguística textual. Teoricamente, esta pesquisa adotou os postulados das investigações de Koch e Elias (2017), Marcuschi (1983, 2002, 2008, 2010), sobre o texto, além de outros autores cujos trabalhos discutem a argumentação e o ensino do texto argumentativo, como Platin (2008, 2011), Faraco (1992) e Possenti (2017). Metodologicamente optamos por uma pesquisa-ação, seguindo uma abordagem qualitativa buscando as orientações dos trabalhos de Brandão (1990), Bogdan e Biklen (1994) e Thiollent (1998). Tendo em vista se tratar de uma proposta de trabalho de intervenção, os dados foram coletados por meio da aplicação de uma sequência didática, sendo o corpus da pesquisa composto pelas produções textuais iniciais e finais dos alunos. A análise dos dados colhidos nesses dois momentos foi feita a partir das categorias pautadas em Koch e Elias (2017) e Possenti (2017), quais sejam: o ponto de vista e sua relação com os argumentos; as estratégias argumentativas e quais os articuladores discursivo-argumentativos. Os problemas observados nas produções iniciais, relacionados à organização geral dos textos, o uso de elementos coesivos, dificuldades na construção de argumentos quando da produção de textos que exigem um posicionamento por parte do aluno, direcionaram as atividades pedagógicas ao longo da intervenção. Ao se comparar as produções textuais dos alunos antes e após o desenvolvimento da proposta, percebeu-se a eficácia do trabalho realizado através da sequência didática, com foco na argumentação. Observou-se significativa melhoria no que se refere ao desenvolvimento da competência comunicativa. Os alunos produziram textos em que foram observados argumentos mais consistentes, identificação de posicionamentos de forma mais crítica a partir de questões sociais importantes. Como conclusão, a pesquisa possibilitou aprofundar a identificação das dificuldades dos alunos na construção de textos argumentativos como também observar e registrar a superação das mesmas.
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Assim sendo, as perguntas que orientaram esta investigação foram se os textos argumentativos produzidos pelos alunos apresentavam um ponto de vista sobre uma determinada questão; se esses textos revelavam o uso de argumentos consistentes para a sustentação do ponto de vista e, por fim, se os alunos utilizavam devidamente articuladores discursivo-argumentativos no texto produzido. Para responder a esses questionamentos definimos como objetivo geral deste trabalho, investigar a escrita de textos argumentativos produzidos por estes alunos, adotando, principalmente, a perspectiva da linguística textual. Teoricamente, esta pesquisa adotou os postulados das investigações de Koch e Elias (2017), Marcuschi (1983, 2002, 2008, 2010), sobre o texto, além de outros autores cujos trabalhos discutem a argumentação e o ensino do texto argumentativo, como Platin (2008, 2011), Faraco (1992) e Possenti (2017). Metodologicamente optamos por uma pesquisa-ação, seguindo uma abordagem qualitativa buscando as orientações dos trabalhos de Brandão (1990), Bogdan e Biklen (1994) e Thiollent (1998). Tendo em vista se tratar de uma proposta de trabalho de intervenção, os dados foram coletados por meio da aplicação de uma sequência didática, sendo o corpus da pesquisa composto pelas produções textuais iniciais e finais dos alunos. A análise dos dados colhidos nesses dois momentos foi feita a partir das categorias pautadas em Koch e Elias (2017) e Possenti (2017), quais sejam: o ponto de vista e sua relação com os argumentos; as estratégias argumentativas e quais os articuladores discursivo-argumentativos. Os problemas observados nas produções iniciais, relacionados à organização geral dos textos, o uso de elementos coesivos, dificuldades na construção de argumentos quando da produção de textos que exigem um posicionamento por parte do aluno, direcionaram as atividades pedagógicas ao longo da intervenção. Ao se comparar as produções textuais dos alunos antes e após o desenvolvimento da proposta, percebeu-se a eficácia do trabalho realizado através da sequência didática, com foco na argumentação. Observou-se significativa melhoria no que se refere ao desenvolvimento da competência comunicativa. Os alunos produziram textos em que foram observados argumentos mais consistentes, identificação de posicionamentos de forma mais crítica a partir de questões sociais importantes. Como conclusão, a pesquisa possibilitou aprofundar a identificação das dificuldades dos alunos na construção de textos argumentativos como também observar e registrar a superação das mesmas.Reading and writing are essential skills for school life, with respect to the construction of knowledge for the development of student autonomy, with a view to the formation of subjects capable of interacting in the most diverse communicative situations. The present work has as starting point the observation of problems in the written production of argumentative texts of the students of the 9th grade of Elementary School of a public school, located in Fortaleza - CE. Thus, the questions that guided this investigation were whether the argumentative texts produced by the students presented a point of view on a particular question; if these texts revealed the use of consistent arguments for the support of the point of view and, finally, if the students correctly used discursive-argumentative articulators in the text produced. In order to answer these questions, we define as general objective of this work, to investigate the writing of argumentative texts produced by these students, adopting, mainly, the perspective of textual linguistics. Theoretically, this research adopted the postulates of the investigations of Koch and Elias (2017), Marcuschi (1983, 2002, 2008, 2010) on the text, besides other authors whose works discuss the argumentation and the teaching of the argumentative text, such as Platin (2008, 2011), Faraco (1992) and Possenti (2017). Methodologically we opted for an action research, following a qualitative approach seeking the orientations of the works of Brandão (1990), Bogdan and Biklen (1994) and Thiollent (1998). In order to be a proposal for intervention work, the data were collected through the application of a didactic sequence, the corpus of the research being composed of the initial and final textual productions of the students. The analysis of the data collected in these two moments was made from the categories based on Koch and Elias (2017) and Possenti (2017), which are: the point of view and its relation with the arguments; the argumentative strategies and the discursiveargumentative articulators. The problems observed in the initial productions, related to the general organization of the texts, the use of cohesive elements, difficulties in the construction of arguments when producing texts that require a positioning by the student, directed the pedagogical activities throughout the intervention. When comparing the textual productions of the students before and after the development of the proposal, we noticed the effectiveness of the work done through the didactic sequence, focusing on the argumentation. Significant improvement was observed in the development of communicative competence. The students produced texts in which more consistent arguments were observed, identifying positions more critically from important social issues. As a conclusion, the research made it possible to deepen the identification of students' difficulties in the construction of argumentative texts as well as to observe and record their overcoming.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASProdução escritaTexto argumentativoEnsino fundamentalEnsinoPesquisa-açãoA produção da escrita do texto argumentativo de alunos do 9° ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProduçãoescritatexto_Silva_2018.pdfapplication/pdf9414269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27698/1/Produ%c3%a7%c3%a3oescritatexto_Silva_2018.pdf1bb686accd491a7faf963977e55a3f5eMD51TEXTProduçãoescritatexto_Silva_2018.pdf.txtProduçãoescritatexto_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain346384https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27698/2/Produ%c3%a7%c3%a3oescritatexto_Silva_2018.pdf.txt53180b956db511f89cf35b492c883a77MD52THUMBNAILProduçãoescritatexto_Silva_2018.pdf.jpgProduçãoescritatexto_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1309https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27698/3/Produ%c3%a7%c3%a3oescritatexto_Silva_2018.pdf.jpgd7b0deee7689b6a65bf4c265fc94e7adMD53123456789/276982019-09-15 02:24:03.876oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27698Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-15T05:24:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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