Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Mariana Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25301
Resumo: Este trabalho tem sua gênese nas preocupações com o insucesso na alfabetização de crianças do sistema público de educação, o que despertou o interesse pela formação do professor alfabetizador de crianças. A partir de experiências relevantes vivenciadas enquanto bolsista de Iniciação à docênciaPIBID/UFRN e posteriormente na Iniciação Científica constituiu-se a tríade investigativa do presente trabalho: alfabetização de crianças/insucesso escolar/formação do professor alfabetizador. Dessa forma, definiu-se como objeto de estudo desta Dissertação necessidades formativas de professoras para alfabetizar/letrar crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Por conseguinte, os objetivos se constituem em Investigar necessidades formativas de professoras no desenvolvimento da prática pedagógica de alfabetizar/letrar crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental; e elaborar os principais elementos constitutivos de um Programa de Formação que tivesse como eixo norteador Necessidades de Formação Docente de Professoras Alfabetizadoras de crianças. O aporte teórico tem como principais autores Rodrigues (2006) e Rodrigues e Esteves (1993), que se constituem como as grandes referências da Análise de Necessidades. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, o trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, tendo como metodologia o Estudo de Caso e como procedimentos para construção dos dados o Questionário, a Entrevista, a Análise Documental e a Observação. O campo empírico foi a Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva, localizada em Mãe Luiza, bairro da zona leste do município de Natal/RN. Os sujeitos da pesquisa são 3 professoras e 1 diretora pedagógica. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da análise de conteúdo, emergiram duas temáticas orientadoras: Temáticas transversais à prática pedagógica de alfabetizar letrando e Temáticas específicas da prática pedagógica de alfabetizar letrando - cada uma delas com seus respectivos indicadores de análise –, além dos elementos constitutivos de um Programa de Formação Docente. Esta pesquisa permitiu conhecer e refletir sobre necessidades da formação de professoras alfabetizadoras de crianças, ao mesmo tempo em que propiciou a construção de um novo significado para a nossa própria formação. Ratificou, ainda, a compreensão de que a análise de necessidades de formação docente poderá ensejar a construção de programas de formação mais significativos e pertinentes porque sintonizados com necessidades reais das próprias professoras alfabetizadoras.
id UFRN_0b9d156a6209d6ec3dfa6472416cee88
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25301
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gomes, Mariana SoaresSoares, Julio RibeiroRibeiro, Márcia Maria GurgelCabral, Marlucia Barros LopesBarbosa, Tatyana Mabel NobreCampelo, Maria Estela Costa Holanda2018-06-08T21:23:31Z2018-06-08T21:23:31Z2016-07-29GOMES, Mariana Soares. Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25301Este trabalho tem sua gênese nas preocupações com o insucesso na alfabetização de crianças do sistema público de educação, o que despertou o interesse pela formação do professor alfabetizador de crianças. A partir de experiências relevantes vivenciadas enquanto bolsista de Iniciação à docênciaPIBID/UFRN e posteriormente na Iniciação Científica constituiu-se a tríade investigativa do presente trabalho: alfabetização de crianças/insucesso escolar/formação do professor alfabetizador. Dessa forma, definiu-se como objeto de estudo desta Dissertação necessidades formativas de professoras para alfabetizar/letrar crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Por conseguinte, os objetivos se constituem em Investigar necessidades formativas de professoras no desenvolvimento da prática pedagógica de alfabetizar/letrar crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental; e elaborar os principais elementos constitutivos de um Programa de Formação que tivesse como eixo norteador Necessidades de Formação Docente de Professoras Alfabetizadoras de crianças. O aporte teórico tem como principais autores Rodrigues (2006) e Rodrigues e Esteves (1993), que se constituem como as grandes referências da Análise de Necessidades. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, o trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, tendo como metodologia o Estudo de Caso e como procedimentos para construção dos dados o Questionário, a Entrevista, a Análise Documental e a Observação. O campo empírico foi a Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva, localizada em Mãe Luiza, bairro da zona leste do município de Natal/RN. Os sujeitos da pesquisa são 3 professoras e 1 diretora pedagógica. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da análise de conteúdo, emergiram duas temáticas orientadoras: Temáticas transversais à prática pedagógica de alfabetizar letrando e Temáticas específicas da prática pedagógica de alfabetizar letrando - cada uma delas com seus respectivos indicadores de análise –, além dos elementos constitutivos de um Programa de Formação Docente. Esta pesquisa permitiu conhecer e refletir sobre necessidades da formação de professoras alfabetizadoras de crianças, ao mesmo tempo em que propiciou a construção de um novo significado para a nossa própria formação. Ratificou, ainda, a compreensão de que a análise de necessidades de formação docente poderá ensejar a construção de programas de formação mais significativos e pertinentes porque sintonizados com necessidades reais das próprias professoras alfabetizadoras.This work has its genesis in our concerns with school failure in children literacy of the public education system, which aroused our interest in the training of literacy teacher of children. From the relevant experiences lived as a Scholarship Initiator to PIBID / UFRN and later in the Scientific Initiation the research triad of the present work was constituted: children's literacy / school failure / literacy teacher formation. That way, the object of study of this dissertation was defined as formative needs of teachers to alphabetize / teach children in the first three years of Elementary School. Consequently, the objectives constitute itself to investigate the formation needs of teachers in the development of the pedagogical practice of alphabetization / literacy in the first three years of Elementary School; and to elaborate the main constituent elements of a Formation Program that had as its guiding axis Teacher Formation Needs of Child Literacy Teachers. The theoretical input has as main authors Rodrigues (2006) and Rodrigues and Esteves (1993), who constitute the main references of the Needs Analysis. In order to account for the complexity of the study, the work inscribe itself in the Qualitative Approach to Research, using as methodology the Case Study and as procedures for data construction the Questionnaire, Interview, Documentary Analysis and Observation. The empirical field was the Professor Antônio Campos e Silva Municipal School, located at Mãe Luiza, in the eastern district of Natal / RN. The research subjects are 3 teachers and 1 pedagogical director. Two oriented thematic emerged from the analysis of the data, based on the principles of content analysis: cross-sectoral thematic to the teaching practice of alphabetizing literacy and specific thematic of the pedagogical practice of alphabetizing literacy – each with its respective indicators of analysis – as well as elements constituent of a Teacher Formation Program. This research allowed to know and to reflect on the needs of the formation of literacy teachers of children, at the same time that it propitiated the construction of a new meaning for our own formation. It also ratified the understanding that the analysis of teacher formation needs may lead to the construction of more meaningful and relevant formation programs because they are attuned to the real needs of the literacy teachers themselves.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONecessidades de formaçãoAlfabetização e letramentoEnsino fundamentalNecessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.txtMarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain260808https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25301/2/MarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.txt5d5c51b25a2e4130f370c7402a08bab0MD52THUMBNAILMarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.jpgMarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8550https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25301/3/MarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.jpgca01fabb76ea3ab7b356f6d63d7998c9MD53TEXTMarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.txtMarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain260808https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25301/2/MarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.txt5d5c51b25a2e4130f370c7402a08bab0MD52THUMBNAILMarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.jpgMarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8550https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25301/3/MarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.jpgca01fabb76ea3ab7b356f6d63d7998c9MD53ORIGINALMarianaSoaresGomes_DISSERT.pdfapplication/pdf4148990https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25301/1/MarianaSoaresGomes_DISSERT.pdfb7849bdd49758545d9cc2d7da030e96bMD51123456789/253012019-01-30 09:52:44.648oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25301Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T12:52:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal
title Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal
spellingShingle Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal
Gomes, Mariana Soares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Necessidades de formação
Alfabetização e letramento
Ensino fundamental
title_short Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal
title_full Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal
title_fullStr Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal
title_full_unstemmed Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal
title_sort Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal
author Gomes, Mariana Soares
author_facet Gomes, Mariana Soares
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Soares, Julio Ribeiro
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ribeiro, Márcia Maria Gurgel
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cabral, Marlucia Barros Lopes
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Barbosa, Tatyana Mabel Nobre
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Mariana Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campelo, Maria Estela Costa Holanda
contributor_str_mv Campelo, Maria Estela Costa Holanda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Necessidades de formação
Alfabetização e letramento
Ensino fundamental
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades de formação
Alfabetização e letramento
Ensino fundamental
description Este trabalho tem sua gênese nas preocupações com o insucesso na alfabetização de crianças do sistema público de educação, o que despertou o interesse pela formação do professor alfabetizador de crianças. A partir de experiências relevantes vivenciadas enquanto bolsista de Iniciação à docênciaPIBID/UFRN e posteriormente na Iniciação Científica constituiu-se a tríade investigativa do presente trabalho: alfabetização de crianças/insucesso escolar/formação do professor alfabetizador. Dessa forma, definiu-se como objeto de estudo desta Dissertação necessidades formativas de professoras para alfabetizar/letrar crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Por conseguinte, os objetivos se constituem em Investigar necessidades formativas de professoras no desenvolvimento da prática pedagógica de alfabetizar/letrar crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental; e elaborar os principais elementos constitutivos de um Programa de Formação que tivesse como eixo norteador Necessidades de Formação Docente de Professoras Alfabetizadoras de crianças. O aporte teórico tem como principais autores Rodrigues (2006) e Rodrigues e Esteves (1993), que se constituem como as grandes referências da Análise de Necessidades. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, o trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, tendo como metodologia o Estudo de Caso e como procedimentos para construção dos dados o Questionário, a Entrevista, a Análise Documental e a Observação. O campo empírico foi a Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva, localizada em Mãe Luiza, bairro da zona leste do município de Natal/RN. Os sujeitos da pesquisa são 3 professoras e 1 diretora pedagógica. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da análise de conteúdo, emergiram duas temáticas orientadoras: Temáticas transversais à prática pedagógica de alfabetizar letrando e Temáticas específicas da prática pedagógica de alfabetizar letrando - cada uma delas com seus respectivos indicadores de análise –, além dos elementos constitutivos de um Programa de Formação Docente. Esta pesquisa permitiu conhecer e refletir sobre necessidades da formação de professoras alfabetizadoras de crianças, ao mesmo tempo em que propiciou a construção de um novo significado para a nossa própria formação. Ratificou, ainda, a compreensão de que a análise de necessidades de formação docente poderá ensejar a construção de programas de formação mais significativos e pertinentes porque sintonizados com necessidades reais das próprias professoras alfabetizadoras.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-08T21:23:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-08T21:23:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Mariana Soares. Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25301
identifier_str_mv GOMES, Mariana Soares. Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25301/2/MarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25301/3/MarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25301/2/MarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25301/3/MarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25301/1/MarianaSoaresGomes_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d5c51b25a2e4130f370c7402a08bab0
ca01fabb76ea3ab7b356f6d63d7998c9
5d5c51b25a2e4130f370c7402a08bab0
ca01fabb76ea3ab7b356f6d63d7998c9
b7849bdd49758545d9cc2d7da030e96b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833049433538560