É fundamental alfabetizar letrando?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107929 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida para fins de conclusão de curso. O tema da pesquisa é Ensino Fundamental de nove anos, alfabetização e letramento. Tem como objetivo analisar os discursos de alfabetização e letramento que emergem a partir de alguns documentos oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, pelo programa de Ensino Fundamental de nove anos, quais sejam: Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade + um ano fundamental e Caderno da Educação 1: o desafio de brincar e aprender. A metodologia de pesquisa toma os documentos como monumentos, isto é, descreve as relações de poder que os enunciados colocam em circulação, mantém-se na materialidade do discurso. Para análise, utilizam-se os conceitos de alfabetização, letramento e, centralmente, o conceito foucaultiano de discurso, numa perspectiva pós-estruturalista. Para a costura analítica, articula o conceito de letramento tomando como referência Angela Kleiman. A partir das análises dos documentos, foi possível constatar que se impõem às professoras alfabetizadoras do ciclo de alfabetização o alfabetizar letrando, discurso pedagógico que, no momento, circula como o mais verdadeiro e adequado. Emerge, nas atuais políticas educacionais, como resposta às urgências sociais, políticas e econômicas em torno da alfabetização. Entendo que os documentos analisados foram constitutivos e (re)produtores desses discursos endereçados a professoras e crianças pobres em período de alfabetização. |
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