Em tela o método Montessori: uma análise do método no youtube
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42383 |
Resumo: | O Método Montessori vem se tornando bastante mencionado e discutido entre os internautas nas redes sociais, em especial no YouTube. Considerando esse aspecto, temos como objetivo, analisar como o Método Montessori de educação é expresso em vídeos no YouTube, pois, nos inquieta a difusão desse método em redes sociais, principalmente como ele é visto e citado no cotidiano das pessoas que dizem utilizá-lo, como forma de educar seus filhos, e as dicas de utilização de tal Método. Diante dessa abordagem surge o seguinte questionamento: Quais as representações do Método Montessori no YouTube? Metodologicamente, esta pesquisa é exploratória e faz uso do YouTube como espaço de investigação. No YouTube realizou-se a seleção e ordenação dos vídeos mais visualizados na plataforma. Na sequência, optou-se pela escolha de dois vídeos, atentando-se à associação do que é apresentado no vídeo com o método, levando em consideração os principais conceitos do Método Montessori utilizados para realização da pesquisa. Utilizou-se o conceito de autonomia, liberdade, redes sociais e respeito ao desenvolvimento natural da criança de acordo com alguns autores estudados e analisados no decorrer do trabalho, como: Almeida (1984), Costa (2001), Rohrs (2010), Schneider (2012), Fialho (2017). A partir dos dados encontrados foi possível identificar que a principal ênfase sobre o Método Montessori está veiculada ao público materno, porém com informações simples acerca da obra de Maria Montessori por essa transmissão via YouTube. |
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