Reflexões sobre o ensino de balé clássico: possíveis caminhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52776 |
Resumo: | A metodologia usada no ensino do balé clássico se assemelha ao da educação bancária, conceito estabelecido por Freire (1996) para descrever o processo educativo anterior a década de 1960 existente em diversas escolas e que ainda são adotados por muitas escolas até hoje. Diante do exposto, este trabalho visa refletir sobre a possibilidade de melhorar a qualidade do ensino de balé a partir de uma mudança da metodologia empregada no ensino do balé clássico. Este trabalho justifica-se pelo fato de ter uma aproximação com o tema abordado, vivenciando diariamente em sala de aula ao ensinar balé e refletir sobre a conduta do professor no ensino do mesmo. Esta pesquisa, quanto à natureza, caracteriza-se como aplicada, com relação ao objetivo, descritiva. Em relação a definição dos procedimentos técnicos, foi realizado através de uma descrição de um relato vivenciado pela autora ao avaliar a mudança de comportamento dos alunos, a partir da mudança do método de ensino e teve como base a observação e análise criteriosa dos diversos aspectos comportamentais dos alunos. O fator determinante para o êxito de um professor, ao realizar seu ofício, está na metodologia usada por ele, muito mais do que no método adotado. Trocar experiências com profissionais da área, conversar e assistir as aulas dos colegas deve ser a busca do professor de balé antenado com a realidade do ensino na atualidade a fim de melhorar as suas aulas de acordo com as necessidades de cada turma. Acredito que não temos como nos desapegar totalmente da maneira tradicional de ensinar a Dança, mas isso não deve impedir que o professor possa usá-la sem precisar a impor como única maneira de ensinar e aprender. |
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Silva, Lidiane Soares da.Oliveira, Larrisa Kelly de2023-06-20T15:37:39Z2023-06-20T15:37:39Z2017SILVA, Lidiane Soares da. Reflexões sobre o Ensino do Balé Clássico: possíveis caminhos. 2017. 29 f. TCC (Graduação em Licenciatura em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52776Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPedagogia tradicionalDançaInovações metodológicasReflexões sobre o ensino de balé clássico: possíveis caminhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA metodologia usada no ensino do balé clássico se assemelha ao da educação bancária, conceito estabelecido por Freire (1996) para descrever o processo educativo anterior a década de 1960 existente em diversas escolas e que ainda são adotados por muitas escolas até hoje. Diante do exposto, este trabalho visa refletir sobre a possibilidade de melhorar a qualidade do ensino de balé a partir de uma mudança da metodologia empregada no ensino do balé clássico. Este trabalho justifica-se pelo fato de ter uma aproximação com o tema abordado, vivenciando diariamente em sala de aula ao ensinar balé e refletir sobre a conduta do professor no ensino do mesmo. Esta pesquisa, quanto à natureza, caracteriza-se como aplicada, com relação ao objetivo, descritiva. Em relação a definição dos procedimentos técnicos, foi realizado através de uma descrição de um relato vivenciado pela autora ao avaliar a mudança de comportamento dos alunos, a partir da mudança do método de ensino e teve como base a observação e análise criteriosa dos diversos aspectos comportamentais dos alunos. O fator determinante para o êxito de um professor, ao realizar seu ofício, está na metodologia usada por ele, muito mais do que no método adotado. Trocar experiências com profissionais da área, conversar e assistir as aulas dos colegas deve ser a busca do professor de balé antenado com a realidade do ensino na atualidade a fim de melhorar as suas aulas de acordo com as necessidades de cada turma. 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