Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41078 |
Resumo: | Este estudo visou analisar a relação entre o insucesso acadêmico, os estilos de aprendizagem e as metodologias de ensino mais adotadas no Curso de Ciências Contábeis da UFRN. A pesquisa caracterizou-se como um estudo formal, transversal, de comunicação, ex post facto e com propósito causal-explanatório. Em análise, 185 alunos participaram da pesquisa, compreendendo 51,82% do universo. As cinco disciplinas com maior relevância representam 22,26% de 10.766 casos de insucesso. Dos professores que lecionaram nestas disciplinas, 71% participaram deste estudo. Como resultado, foi averiguado que o perfil de aprendizagem discente e docente é predominantemente Assimilador. Os perfis dos alunos e professores, não divergem relevantemente, desta forma, este fator não se apresenta significativo. As metodologias de ensino mais adotadas favorecem os perfis Assimilador e Convergente, sendo esse o grupo de alunos com maior facilidade para resolver avaliações discursivas. Há compatibilidade entre a forma de ministrar a aula com a maneira de como as provas são estruturadas, portanto este não é um fator de insucesso. Também foi constatado que as metodologias aplicadas nestas disciplinas não modificaram as suas estratégias de ensino em 55% dos professores entrevistados, este fato não favoreceu a aprendizagem desses estudantes. Conclui- se, então, que não existe um estilo de ensinar didaticamente que contemple a todos, no entanto, pode-se ultrapassar esse obstáculo desde que o aluno esteja incentivado a aprender e o docente flexibilize sua maneira de ensinar, sempre em busca de regular suas estratégias de ensino de modo que dialogue com o perfil de seu alunado. |
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