O curso de licenciatura em química da UFRN: uma proposta de análise das questões específicas da avaliação do ENADE (2011 e 2014) em termos de operações cognitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Maria da Guia da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28759
Resumo: Para acompanhar o desenvolvimento da educação superior no Brasil foi criado, entre outros indicadores, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que faz o diagnóstico dos estudantes quanto aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, competências e habilidades adquiridas pelos graduandos durante a formação. A partir deste instrumento, nosso problema de pesquisa se relaciona com o nível das operações cognitivas exigidas na resolução das questões do ENADE e se estas refletem as mudanças nas estruturas curriculares. Quer dizer, que elementos orientadores à análise das questões do ENADE, dos relatórios e da estrutura curricular podem subsidiar um olhar ao Projeto Pedagógico do curso de Química – Licenciatura em termos de operações cognitivas de alta ordem e, consequentemente, uma melhor formação profissional? Para tentar responder ao nosso problema, foi preciso estruturar a pesquisa nos seguintes objetivos específicos: (a) analisar as questões aplicadas nas provas do ENADE 2011 e 2014 para formação de professores em Química a partir de um quadro orientador de competências, habilidades, conhecimentos específicos do campo disciplinar da química; (b) classificar as operações cognitivas exigidas e nível de dificuldade para realização de cada questão; (c) comparar os resultados obtidos com os expressos nos relatórios do curso e com componentes curriculares da UFRN. Trata-se de uma pesquisa de análise documental à qual foram selecionadas 05 questões que foram aplicadas na prova de 2011, e 07 questões aplicadas na prova 2014. Todas com componente específico voltado para à licenciatura em Química, ou seja, relacionadas ao Ensino de Química. Para a análise, foi elaborado um quadro orientador de matriz própria de referência de competências, habilidades, operações cognitivas e conhecimentos específicos do campo disciplinar, e para classificar as operações cognitivas e o nível de dificuldade exigidas nas questões, assumiu-se o referencial da Taxonomia de Alonso. Das questões analisadas, identificam-se operações cognitivas de várias ordens e grau de dificuldade máxima e mínima, sendo identificado grau de dificuldade mínima presente apenas em uma questão da prova 2011. Em oposição ao grau de dificuldades encontradas, foi verificado o Índice de facilidade, dado disponibilizado pelo Inep, que qualifica as questões em função da análise estatística do número de acertos. Outro ponto observado foi a estrutura curricular do curso de Química da UFRN, verificando que a mesma se encontra coerente com exigências na prova do ENADE. Apesar de preliminar, os resultados sinalizam elementos que contribuem com discussões nas estruturas curriculares dos cursos de formação para professores em química.
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A partir deste instrumento, nosso problema de pesquisa se relaciona com o nível das operações cognitivas exigidas na resolução das questões do ENADE e se estas refletem as mudanças nas estruturas curriculares. Quer dizer, que elementos orientadores à análise das questões do ENADE, dos relatórios e da estrutura curricular podem subsidiar um olhar ao Projeto Pedagógico do curso de Química – Licenciatura em termos de operações cognitivas de alta ordem e, consequentemente, uma melhor formação profissional? Para tentar responder ao nosso problema, foi preciso estruturar a pesquisa nos seguintes objetivos específicos: (a) analisar as questões aplicadas nas provas do ENADE 2011 e 2014 para formação de professores em Química a partir de um quadro orientador de competências, habilidades, conhecimentos específicos do campo disciplinar da química; (b) classificar as operações cognitivas exigidas e nível de dificuldade para realização de cada questão; (c) comparar os resultados obtidos com os expressos nos relatórios do curso e com componentes curriculares da UFRN. Trata-se de uma pesquisa de análise documental à qual foram selecionadas 05 questões que foram aplicadas na prova de 2011, e 07 questões aplicadas na prova 2014. Todas com componente específico voltado para à licenciatura em Química, ou seja, relacionadas ao Ensino de Química. Para a análise, foi elaborado um quadro orientador de matriz própria de referência de competências, habilidades, operações cognitivas e conhecimentos específicos do campo disciplinar, e para classificar as operações cognitivas e o nível de dificuldade exigidas nas questões, assumiu-se o referencial da Taxonomia de Alonso. Das questões analisadas, identificam-se operações cognitivas de várias ordens e grau de dificuldade máxima e mínima, sendo identificado grau de dificuldade mínima presente apenas em uma questão da prova 2011. Em oposição ao grau de dificuldades encontradas, foi verificado o Índice de facilidade, dado disponibilizado pelo Inep, que qualifica as questões em função da análise estatística do número de acertos. Outro ponto observado foi a estrutura curricular do curso de Química da UFRN, verificando que a mesma se encontra coerente com exigências na prova do ENADE. Apesar de preliminar, os resultados sinalizam elementos que contribuem com discussões nas estruturas curriculares dos cursos de formação para professores em química.The National Student`s Performance Exam (ENADE) was created, among other indicators, to accompany the development of higher education in Brazil, which makes the students' diagnosis regarding the programmatic contents provided within curricular guidelines, competencies and cognitive skills acquired by undergraduates during their educational development. From this instrument, our research problem is related to the level of cognitive operations required in solving ENADE exam questions and whether they reflect changes in curricular structures. That is to say, which guiding elements for the analysis of ENADE's questions, reports, and curriculum structure can promote a look at the Pedagogical Project of the Chemistry Course, chemistry degree, in terms of high order cognitive operations and, consequently, a better professional formation? In order to try to answer this question, we seek to structure the research in the following specific objectives: a) analyze the questions applied in the ENADE 2011 and 2014 tests for teacher training in Chemistry, based on a framework of competencies, skills and specific knowledge of chemistry subject field; (b) classify the required cognitive operations and difficulty level for each question presented; (c) compare the results obtained with those expressed in the reports of the course and with UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) curricular components. This is a document analysis survey, where 5 questions applied in the 2011 exam were selected, and 7 questions from the 2014 exam, all with specific component focused on the degree in Chemistry, in other words, related to Chemistry Teahing. For the analysis, a guideline framework of its own reference matrix of competencies, abilities, cognitive operations and specific knowledge of the subject field was created, and to classify the cognitive operations and the required difficulty level in the questions, it was assumed the Taxonomy of Alonso reference. From the analyzed questions, we identified cognitive operations of several orders and degree of maximum and minimum difficulty, being identified degree of minimum difficulty present only in one question of the 2011 test. In contrast to the degree of difficulties found, the Facility Index, provided by Inep, was verified, which qualifies the questions according to the statistical analysis of the number of correct answers. Another point observed was the curricular structure of the Chemistry course at UFRN, verifying that it is consistent with requirements in the ENADE exam. Although preliminary, the results indicate elements that contribute to discussions in the curricular structures of the training courses for chemistry teachers.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAvaliaçãoENADEOperações cognitivasNível de dificuldadeFormação de professores em QuímicaO curso de licenciatura em química da UFRN: uma proposta de análise das questões específicas da avaliação do ENADE (2011 e 2014) em termos de operações cognitivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCursolicenciaturaquimica_Medeiros_2019.pdfapplication/pdf1689631https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28759/1/Cursolicenciaturaquimica_Medeiros_2019.pdf0e737f88ca971f0b86ddbdd4934740b5MD51TEXTCursolicenciaturaquimica_Medeiros_2019.pdf.txtCursolicenciaturaquimica_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain186508https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28759/2/Cursolicenciaturaquimica_Medeiros_2019.pdf.txt43229b78675777cc79000362f1058300MD52THUMBNAILCursolicenciaturaquimica_Medeiros_2019.pdf.jpgCursolicenciaturaquimica_Medeiros_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1375https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28759/3/Cursolicenciaturaquimica_Medeiros_2019.pdf.jpg268489121c03b550fa5c79b52d29434eMD53123456789/287592020-04-19 04:47:31.99oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28759Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-19T07:47:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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