Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20519
Resumo: Como professores de Educação Física escolar, encontramo-nos sempre envoltos às questões relacionadas à nossa atuação, seja nas questões de cunho metodológico ou epistemológico. Nesta pesquisa, objetivamos identificar as compreensões de corpo, movimento e aprendizagem na teoria Psicocinética proposta por Jean Le Boulch e sua aproximação com a Educação Física. Buscamos apontar elementos epistemológicos sobre a teoria, a Educação Física e sua atualidade nesta área, acreditando que essa aproximação e diálogo venham contribuir com o este campo do conhecimento. Professor francês, formado em Educação Física, Medicina e Psicologia, Le Boulch teve grande influência na área da Educação Física no Brasil nos anos 70 e 80, principalmente com sua vinda para ministrar cursos e com os conhecimentos trazidos da psicomotricidade. Seus estudos caminharam na construção do conhecimento sobre o movimento humano, considerando sua importância no desenvolvimento da pessoa e na crítica à visão mecanicista do corpo e do movimento. Nossas reflexões serão baseadas nos conceitos trazidos pela Psicocinética apresentados nas referências bibliográficas de Le Boulch no Brasil, além de outros trabalhos desenvolvidos por ele neste país, conferências, palestras e entrevista desse estudioso, assim como dos debatedores do seu trabalho. Optamos por uma abordagem teórica e adotaremos a Fenomenologia do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) como referência metodológica, considerando também a influência do seu pensamento nos estudos de Le Boulch. A Educação Física é área do conhecimento na qual a aprendizagem do movimento configura sua intervenção, pensamos então, que o corpo sendo unidade que existe em si próprio em relação ao mundo e esse contato com o mundo dá-se a partir do movimento humano, novos sentidos para o ensino da Educação Física podem configurar-se a partir da reflexão dos conceitos fenomenológicos trazidos por Le Boulch em sua teoria.
id UFRN_0cde6d98b90e956ab4cf80a1c0866d6e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20519
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Christyan Giullianno de Lara Souzahttp://lattes.cnpq.br/2326424090613060http://lattes.cnpq.br/6743881635494941Caminha, Iraquitan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687Melo, José Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9283008377235258Medeiros, Rosie Marie Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872Nóbrega, Terezinha Petrucia da2016-05-19T00:16:41Z2016-05-19T00:16:41Z2015-07-24SILVA, Christyan Giulliano de Lara Souza. Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20519Como professores de Educação Física escolar, encontramo-nos sempre envoltos às questões relacionadas à nossa atuação, seja nas questões de cunho metodológico ou epistemológico. Nesta pesquisa, objetivamos identificar as compreensões de corpo, movimento e aprendizagem na teoria Psicocinética proposta por Jean Le Boulch e sua aproximação com a Educação Física. Buscamos apontar elementos epistemológicos sobre a teoria, a Educação Física e sua atualidade nesta área, acreditando que essa aproximação e diálogo venham contribuir com o este campo do conhecimento. Professor francês, formado em Educação Física, Medicina e Psicologia, Le Boulch teve grande influência na área da Educação Física no Brasil nos anos 70 e 80, principalmente com sua vinda para ministrar cursos e com os conhecimentos trazidos da psicomotricidade. Seus estudos caminharam na construção do conhecimento sobre o movimento humano, considerando sua importância no desenvolvimento da pessoa e na crítica à visão mecanicista do corpo e do movimento. Nossas reflexões serão baseadas nos conceitos trazidos pela Psicocinética apresentados nas referências bibliográficas de Le Boulch no Brasil, além de outros trabalhos desenvolvidos por ele neste país, conferências, palestras e entrevista desse estudioso, assim como dos debatedores do seu trabalho. Optamos por uma abordagem teórica e adotaremos a Fenomenologia do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) como referência metodológica, considerando também a influência do seu pensamento nos estudos de Le Boulch. A Educação Física é área do conhecimento na qual a aprendizagem do movimento configura sua intervenção, pensamos então, que o corpo sendo unidade que existe em si próprio em relação ao mundo e esse contato com o mundo dá-se a partir do movimento humano, novos sentidos para o ensino da Educação Física podem configurar-se a partir da reflexão dos conceitos fenomenológicos trazidos por Le Boulch em sua teoria.School teachers in the discipline of Physical Education, we find ourselves constantly in question of methodological and epistemological issues of practice. This research aims to identify human body understanding, movement and theoretical learning proposed by examining the work of Jean Le Boulch and his approach to Physical Education. We seek to indicate epistemological elements about Physical Education theory and practice, believing that this approach and dialog comes to contribute with this field of knowledge. Boulch, a French teacher of Physical Education, Medicine and Psychology, had an important influence in Brazilian Physical Education during the 1970s and 1980s. His main contribution was teaching courses and knowledge about psychomotricity. Boulch’s studies helped to build knowledge of human movement; considering his importance in people’s development and a critic to a mechanistic view of body and movement. Our reflections will be based on the concepts brought from psychokinetics presented in the bibliographic references of Le Boulch in Brazil, and other references developed by him in this country including conferences, lectures and interviews. This reflection includes the debaters of his work. We chose a theoretical approach referring to the Phenomenology of philosopher Maurice Merleau-Ponty (1999) as a methodological reference considering the influence of his thought in Le Boulch studies. This thesis examines the learning and practice of teaching the Physical Education field of knowledge. We conclude that the body being an entity that exists for itself in the world and that contact with the world starts from human movement. Ultimately, new trains of thought for the teaching of physical education can be set from the reflection of phenomenological concepts brought by Le Boulch in his theory.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAPsicocinéticaCorpoMovimentoAprendizagemEducação FísicaCorpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdfChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf828342https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20519/1/ChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdf6d940a7d2bc2bcb592ca9224011a516cMD51TEXTChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdf.txtChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain174978https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20519/10/ChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdf.txt43ff334bcea26834163ed7980853c1e6MD510THUMBNAILChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdf.jpgChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2540https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20519/11/ChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdf.jpg1260a440d9993298223f26e6d79f07bdMD511123456789/205192017-10-31 12:53:56.853oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20519Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-10-31T15:53:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch
title Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch
spellingShingle Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch
Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Psicocinética
Corpo
Movimento
Aprendizagem
Educação Física
title_short Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch
title_full Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch
title_fullStr Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch
title_full_unstemmed Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch
title_sort Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch
author Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza
author_facet Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2326424090613060
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6743881635494941
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Caminha, Iraquitan de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0554271319840687
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, José Pereira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9283008377235258
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrucia da
contributor_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrucia da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Psicocinética
Corpo
Movimento
Aprendizagem
Educação Física
dc.subject.por.fl_str_mv Psicocinética
Corpo
Movimento
Aprendizagem
Educação Física
description Como professores de Educação Física escolar, encontramo-nos sempre envoltos às questões relacionadas à nossa atuação, seja nas questões de cunho metodológico ou epistemológico. Nesta pesquisa, objetivamos identificar as compreensões de corpo, movimento e aprendizagem na teoria Psicocinética proposta por Jean Le Boulch e sua aproximação com a Educação Física. Buscamos apontar elementos epistemológicos sobre a teoria, a Educação Física e sua atualidade nesta área, acreditando que essa aproximação e diálogo venham contribuir com o este campo do conhecimento. Professor francês, formado em Educação Física, Medicina e Psicologia, Le Boulch teve grande influência na área da Educação Física no Brasil nos anos 70 e 80, principalmente com sua vinda para ministrar cursos e com os conhecimentos trazidos da psicomotricidade. Seus estudos caminharam na construção do conhecimento sobre o movimento humano, considerando sua importância no desenvolvimento da pessoa e na crítica à visão mecanicista do corpo e do movimento. Nossas reflexões serão baseadas nos conceitos trazidos pela Psicocinética apresentados nas referências bibliográficas de Le Boulch no Brasil, além de outros trabalhos desenvolvidos por ele neste país, conferências, palestras e entrevista desse estudioso, assim como dos debatedores do seu trabalho. Optamos por uma abordagem teórica e adotaremos a Fenomenologia do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) como referência metodológica, considerando também a influência do seu pensamento nos estudos de Le Boulch. A Educação Física é área do conhecimento na qual a aprendizagem do movimento configura sua intervenção, pensamos então, que o corpo sendo unidade que existe em si próprio em relação ao mundo e esse contato com o mundo dá-se a partir do movimento humano, novos sentidos para o ensino da Educação Física podem configurar-se a partir da reflexão dos conceitos fenomenológicos trazidos por Le Boulch em sua teoria.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-19T00:16:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-19T00:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Christyan Giulliano de Lara Souza. Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20519
identifier_str_mv SILVA, Christyan Giulliano de Lara Souza. Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20519/1/ChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20519/10/ChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20519/11/ChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d940a7d2bc2bcb592ca9224011a516c
43ff334bcea26834163ed7980853c1e6
1260a440d9993298223f26e6d79f07bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117508922081280