A educação como experiência do corpo em movimento: diálogo entre Merleau-Ponty e Buytendijk

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32762
Resumo: Esta tese apresenta a educação como experiência do corpo em movimento, a partir do diálogo entre o filósofo francês Maurice Merleau-Ponty e o médico holandês Frederik Jacobus Johannes Buytendijk. Acreditamos que a educação como experiência do corpo em movimento acontece durante toda a vida, a partir do que se vivencia a todo momento. Compreendemos neste estudo a educação física como educação, experiência sensível comum e exclusiva do ser humano, que implica todas as esferas, a sociedade de um modo geral, a família, a história e o mundo. A pesquisa tem como objetivo apresentar a educação como experiência do corpo em movimento, por meio do diálogo da trajetória acadêmica e profissional na educação física e as noções de corpo próprio em Merleau-Ponty e de movimento próprio em Buytendijk, como solo de uma educação fenomenológica pautada no corpo e no movimento. A metodologia pauta-se na atitude fenomenológica do filósofo francês Maurice MerleauPonty. Essa escolha encontra-se ligada aos estudos realizados anteriormente, assim como apresentados na relação com o grupo de pesquisa e nos trabalhos lá desenvolvidos a partir desse pensamento e, principalmente, por acreditarmos que esse caminho fenomenológico, pautado na experiência vivida, na experiência da vida, permite-nos compreender os fenômenos aqui discutidos. Esse novo pensamento aqui construído partirá das descrições das experiências vividas, das lembranças, do que nos toca nesse percurso, sempre envoltos ao corpo em movimento buscando aqui a volta ao mundo, o retorno sobre nós mesmos, bem como a leitura dos textos. Em seguida, fazemos a redução fenomenológica como mostrado por Merleau-Ponty na Fenomenologia da percepção (1945), dedicando-se à leitura fenomenológica dos textos de Merleau-Ponty e Buytendijk, que trazem os conceitos sobre corpo e movimento aqui tratados, buscando o sentido reivindicado a partir da fenomenologia. Considerando as visões fenomenológicas sobre corpo e movimento humano, pensamos o campo da educação física a partir das concepções apresentadas por esses estudos que ampliam o horizonte epistemológico, proporcionando aberturas e perspectivas para as experiências educativas tendo como foco a experiência do corpo em movimento. As experiências na dança e no ciclismo, dentre outras, compuseram nosso modo de sentir o corpo próprio e o movimento próprio, o que nos permitiu compreender a importância de reafirmarmos os estudos de compreensão do corpo fenomenológico para a educação física, considerando-o como unidade de existência, bem como afirmar o movimento humano como abertura, expressão e função do ser no mundo.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32762Esta tese apresenta a educação como experiência do corpo em movimento, a partir do diálogo entre o filósofo francês Maurice Merleau-Ponty e o médico holandês Frederik Jacobus Johannes Buytendijk. Acreditamos que a educação como experiência do corpo em movimento acontece durante toda a vida, a partir do que se vivencia a todo momento. Compreendemos neste estudo a educação física como educação, experiência sensível comum e exclusiva do ser humano, que implica todas as esferas, a sociedade de um modo geral, a família, a história e o mundo. A pesquisa tem como objetivo apresentar a educação como experiência do corpo em movimento, por meio do diálogo da trajetória acadêmica e profissional na educação física e as noções de corpo próprio em Merleau-Ponty e de movimento próprio em Buytendijk, como solo de uma educação fenomenológica pautada no corpo e no movimento. A metodologia pauta-se na atitude fenomenológica do filósofo francês Maurice MerleauPonty. Essa escolha encontra-se ligada aos estudos realizados anteriormente, assim como apresentados na relação com o grupo de pesquisa e nos trabalhos lá desenvolvidos a partir desse pensamento e, principalmente, por acreditarmos que esse caminho fenomenológico, pautado na experiência vivida, na experiência da vida, permite-nos compreender os fenômenos aqui discutidos. Esse novo pensamento aqui construído partirá das descrições das experiências vividas, das lembranças, do que nos toca nesse percurso, sempre envoltos ao corpo em movimento buscando aqui a volta ao mundo, o retorno sobre nós mesmos, bem como a leitura dos textos. Em seguida, fazemos a redução fenomenológica como mostrado por Merleau-Ponty na Fenomenologia da percepção (1945), dedicando-se à leitura fenomenológica dos textos de Merleau-Ponty e Buytendijk, que trazem os conceitos sobre corpo e movimento aqui tratados, buscando o sentido reivindicado a partir da fenomenologia. Considerando as visões fenomenológicas sobre corpo e movimento humano, pensamos o campo da educação física a partir das concepções apresentadas por esses estudos que ampliam o horizonte epistemológico, proporcionando aberturas e perspectivas para as experiências educativas tendo como foco a experiência do corpo em movimento. As experiências na dança e no ciclismo, dentre outras, compuseram nosso modo de sentir o corpo próprio e o movimento próprio, o que nos permitiu compreender a importância de reafirmarmos os estudos de compreensão do corpo fenomenológico para a educação física, considerando-o como unidade de existência, bem como afirmar o movimento humano como abertura, expressão e função do ser no mundo.This thesis presents education as an experience of the body in movement, based on the dialogue between the French philosopher Maurice Merleau-Ponty and the Dutch physician Johannes Jacobus Frederic Buytendijk. We believe that education as an experience of the body in movement happens throughout life based on what is experienced at all times. In this study, we understand Physical Education as education, a common and exclusive sensitive experience of the human being, which involves all spheres of society in general, the family, history and the world. The research aims to present education as an experience of the body in movement, through the dialogue of the academic and professional trajectory in Physical Education and the notions of very own body in Merleau-Ponty and very own movement in Buytendijk as the soil of a phenomenological education based on body and movement. The methodology is based on the phenomenological attitude of the French philosopher Maurice MerleauPonty; we believe that this phenomenological path, based on lived experience, allows us to understand the phenomena discussed here. This new thought built here will start from the descriptions of experiences, memories, of what touches us on this journey, always involved with the body in movement to search around the world, return to ourselves, as well as reading texts. Following the phenomenological reduction, as shown by Merleau-Ponty in the Phenomenology of perception (1945/1999), he dedicates himself to the phenomenological reading of the texts by Merleau-Ponty, Buytendijk that bring the concepts about body and movement treated here seeking the claimed meaning from phenomenology. Considering the phenomenological views on the human body and movement, we think of the field of Physical Education from the conceptions presented by these studies that broaden the epistemological horizon, providing openings and perspectives for educational experiences focusing on the experience of the body in movement. The experiences in dance and cycling made up, among others, our way of feeling the very own body and the very own movement, which allowed us to understand the importance of reaffirming the studies of the understanding of the phenomenological body for Physical Education, considering as existence unit, as well how to affirm the human movement as the opening, expression and function of being in the world.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCorpo próprioMovimento próprioEducaçãoFenomenologiaBuytendijkA educação como experiência do corpo em movimento: diálogo entre Merleau-Ponty e Buytendijkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaocomoexperiencia_Silva_2021.pdfapplication/pdf5702745https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32762/1/Educacaocomoexperiencia_Silva_2021.pdfc6acd4e3f2d4b286efdc6b1487c685f4MD51123456789/327622021-06-23 14:01:10.73oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32762Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-23T17:01:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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