O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marcus Vinicius de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20201
Resumo: As igrejas no Brasil têm demonstrado ser um espaço importante na formação musical de muitos indivíduos. No entanto, percebemos em muitas delas uma postura musical exclusivista e meramente performática, com o argumento de que desejam prestar adoração ao Ser Divino e que, assim, devem oferecer sempre o melhor. Além disso, a cultura do talento e do dom tem se mostrado determinante na seleção de pessoas para as práticas musicais eclesiásticas. O teatro musical, também praticado neste contexto, tem sido realizado com os mesmo princípios. Entendendo que a prática musical deve estar acessível a todos, vimos, através dos estudos de Santa Rosa, 2006 e 2012, o teatro musical, por suas inúmeras possibilidades, como importante ferramenta para o ensino de música nesse contexto, de maneira integradora, motivadora, interdisciplinar e libertadora. Por essa razão este trabalho procurou, por meio de uma pesquisaação, investigar a aplicabilidade do teatro musical enquanto prática pedagógica no contexto da Igreja Batista da Esperança, Natal-RN, verificando o impacto desta experiência para os envolvidos. Para alcançar este objetivo, realizamos a construção de um musical com todos aqueles que desejassem participar, possuindo ou não experiências musicais prévias. A coleta de dados foi realizada através de diário de campo, entrevistas semiestruturadas com os participantes do elenco e registros de imagens de ensaios e apresentações. As principais temáticas evidenciadas pelos alunos foram, então, categorizadas e devidamente analisadas, o que nos mostrou o quanto o teatro musical pode ser usado como ferramenta pedagógico-musical de modo eficaz também no contexto eclesiástico. Desse modo, pôde ser trazida uma outra concepção do fazer artístico para as igrejas, contribuindo para a inserção de novos partícipes em suas práticas musicais, além de expandir um pouco mais os estudos sobre o teatro musical e a presença da música nestes espaços, provocando outros estudos futuros.
id UFRN_0dd785befe833b66a237a18898bb2795
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20201
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Freitas, Marcus Vinicius dehttp://lattes.cnpq.br/0945817278161357http://lattes.cnpq.br/4109841302196613Carvalho, Valéria Lázaro dehttp://lattes.cnpq.br/3105836389884284Dias, Leila Miralva Martinshttp://lattes.cnpq.br/5386831894029738Santa Rosa, Amélia Martins Dias2016-04-07T00:22:40Z2016-04-07T00:22:40Z2015-02-13FREITAS, Marcus Vinicius de. O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20201As igrejas no Brasil têm demonstrado ser um espaço importante na formação musical de muitos indivíduos. No entanto, percebemos em muitas delas uma postura musical exclusivista e meramente performática, com o argumento de que desejam prestar adoração ao Ser Divino e que, assim, devem oferecer sempre o melhor. Além disso, a cultura do talento e do dom tem se mostrado determinante na seleção de pessoas para as práticas musicais eclesiásticas. O teatro musical, também praticado neste contexto, tem sido realizado com os mesmo princípios. Entendendo que a prática musical deve estar acessível a todos, vimos, através dos estudos de Santa Rosa, 2006 e 2012, o teatro musical, por suas inúmeras possibilidades, como importante ferramenta para o ensino de música nesse contexto, de maneira integradora, motivadora, interdisciplinar e libertadora. Por essa razão este trabalho procurou, por meio de uma pesquisaação, investigar a aplicabilidade do teatro musical enquanto prática pedagógica no contexto da Igreja Batista da Esperança, Natal-RN, verificando o impacto desta experiência para os envolvidos. Para alcançar este objetivo, realizamos a construção de um musical com todos aqueles que desejassem participar, possuindo ou não experiências musicais prévias. A coleta de dados foi realizada através de diário de campo, entrevistas semiestruturadas com os participantes do elenco e registros de imagens de ensaios e apresentações. As principais temáticas evidenciadas pelos alunos foram, então, categorizadas e devidamente analisadas, o que nos mostrou o quanto o teatro musical pode ser usado como ferramenta pedagógico-musical de modo eficaz também no contexto eclesiástico. Desse modo, pôde ser trazida uma outra concepção do fazer artístico para as igrejas, contribuindo para a inserção de novos partícipes em suas práticas musicais, além de expandir um pouco mais os estudos sobre o teatro musical e a presença da música nestes espaços, provocando outros estudos futuros.The churches in Brazil have shown themselves as a very important space in the musical training of many individuals. However, we perceive in many of them an excluding and merely performatic musical posture. Their argument is the fact that they want to give worship to the Divine Being and, for that, they must always offer their best. Besides that, the culture of the talent and the gift has provoked the selection of people in the ecclesiastical musical practices. The musical theatre, also practiced in this context, has been following the same principles. Understanding that musical practices must be accessible to all people, we have seen, through the studies of Amelia Santa Rosa, 2006 and 2012, the musical theatre, for its various possibilities, as an important tool for the music teaching in this context in an integrating, motivating, interdisciplinary and liberating way. For this reason, through an action research, this work has aimed to investigate the applicability of the musical theatre as a pedagogical practice in the context of the Igreja Batista da Esperanca (Hope Baptist Church), in Natal-RN, verifying the impact of this experience to the ones involved. In order to accomplish this, we carried out the construction of a musical with all of the ones who wanted to be a part of this research, having or not having previous musical experiences. The data collection was made through the field diary, semi-structured interviews with the cast of the musical and pictures and videos of rehearsals and presentations. The main issues highlighted were categorized and properly analyzed, which showed us how much the musical theatre can be used as a musical pedagogical tool also effective in the ecclesiastical context. Thus, another conception of artistic endeavor could be brought to churches, contributing to the inclusion of new participants in their musical practices, expanding the studies on the musical theatre and the presence of music in these spaces a bit more, causing other future studies.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICATeatro musicalMúsica na igrejaEducação musicalO teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdfMarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdfapplication/pdf2921667https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20201/1/MarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdf0b515f5d3a9d51d70489c84515afb041MD51TEXTMarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdf.txtMarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain253534https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20201/6/MarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdf.txt00708301e0f66f16f4ac6c07f46f1076MD56THUMBNAILMarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdf.jpgMarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2996https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20201/7/MarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdf.jpg1818f6fcbaa1255842cee89200b035f7MD57123456789/202012017-11-02 13:00:28.962oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20201Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T16:00:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN
title O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN
spellingShingle O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN
Freitas, Marcus Vinicius de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Teatro musical
Música na igreja
Educação musical
title_short O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN
title_full O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN
title_fullStr O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN
title_full_unstemmed O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN
title_sort O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN
author Freitas, Marcus Vinicius de
author_facet Freitas, Marcus Vinicius de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0945817278161357
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4109841302196613
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Valéria Lázaro de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3105836389884284
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dias, Leila Miralva Martins
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5386831894029738
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marcus Vinicius de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santa Rosa, Amélia Martins Dias
contributor_str_mv Santa Rosa, Amélia Martins Dias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Teatro musical
Música na igreja
Educação musical
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro musical
Música na igreja
Educação musical
description As igrejas no Brasil têm demonstrado ser um espaço importante na formação musical de muitos indivíduos. No entanto, percebemos em muitas delas uma postura musical exclusivista e meramente performática, com o argumento de que desejam prestar adoração ao Ser Divino e que, assim, devem oferecer sempre o melhor. Além disso, a cultura do talento e do dom tem se mostrado determinante na seleção de pessoas para as práticas musicais eclesiásticas. O teatro musical, também praticado neste contexto, tem sido realizado com os mesmo princípios. Entendendo que a prática musical deve estar acessível a todos, vimos, através dos estudos de Santa Rosa, 2006 e 2012, o teatro musical, por suas inúmeras possibilidades, como importante ferramenta para o ensino de música nesse contexto, de maneira integradora, motivadora, interdisciplinar e libertadora. Por essa razão este trabalho procurou, por meio de uma pesquisaação, investigar a aplicabilidade do teatro musical enquanto prática pedagógica no contexto da Igreja Batista da Esperança, Natal-RN, verificando o impacto desta experiência para os envolvidos. Para alcançar este objetivo, realizamos a construção de um musical com todos aqueles que desejassem participar, possuindo ou não experiências musicais prévias. A coleta de dados foi realizada através de diário de campo, entrevistas semiestruturadas com os participantes do elenco e registros de imagens de ensaios e apresentações. As principais temáticas evidenciadas pelos alunos foram, então, categorizadas e devidamente analisadas, o que nos mostrou o quanto o teatro musical pode ser usado como ferramenta pedagógico-musical de modo eficaz também no contexto eclesiástico. Desse modo, pôde ser trazida uma outra concepção do fazer artístico para as igrejas, contribuindo para a inserção de novos partícipes em suas práticas musicais, além de expandir um pouco mais os estudos sobre o teatro musical e a presença da música nestes espaços, provocando outros estudos futuros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-07T00:22:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-07T00:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Marcus Vinicius de. O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20201
identifier_str_mv FREITAS, Marcus Vinicius de. O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20201/1/MarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20201/6/MarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20201/7/MarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b515f5d3a9d51d70489c84515afb041
00708301e0f66f16f4ac6c07f46f1076
1818f6fcbaa1255842cee89200b035f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832662009872384