Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71576 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar experiências pedagógico-musicais realizadas em dois grupos no contexto da Igreja Católica da Grande Porto Alegre/RS. Foram selecionadas duas realidades diversas quanto à idade dos participantes, sendo um grupo composto de jovens de 13 a 18 anos e o outro de pessoas acima de 50 anos. As aulas de música foram ministradas no período de 2010 a 2012. A partir de registros orais, escritos e audiovisuais foram coletadas informações sobre a organização dos grupos, os conteúdos trabalhados, o repertório desenvolvido, entre outros elementos. A partir dos relatos, foram desenvolvidos dois temas: a voz na liturgia e a didática do ensino de música na Igreja. A discussão sobre esses temas complementa e articula a prática apresentada nos relatos com os autores que escrevem sobre tais assuntos (ALMEIDA, 2009; FREDERICO, 2001; KERR e KERR, 2003; RECK, 2011). Com este trabalho, ficou evidenciado que o ensino de música está presente na Igreja Católica há tempos e que mais pesquisas sobre o mesmo contexto são necessárias, considerando a complexidade deste campo de atuação de educadores musicais. |
id |
UFRGS-2_d050e28e8b32be34493ffe0cf1b7ac7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71576 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lorenzetti, Michelle Arype GirardiSouza, Jusamara Vieira de2013-05-16T01:42:36Z2012http://hdl.handle.net/10183/71576000879992Este trabalho tem como objetivo analisar experiências pedagógico-musicais realizadas em dois grupos no contexto da Igreja Católica da Grande Porto Alegre/RS. Foram selecionadas duas realidades diversas quanto à idade dos participantes, sendo um grupo composto de jovens de 13 a 18 anos e o outro de pessoas acima de 50 anos. As aulas de música foram ministradas no período de 2010 a 2012. A partir de registros orais, escritos e audiovisuais foram coletadas informações sobre a organização dos grupos, os conteúdos trabalhados, o repertório desenvolvido, entre outros elementos. A partir dos relatos, foram desenvolvidos dois temas: a voz na liturgia e a didática do ensino de música na Igreja. A discussão sobre esses temas complementa e articula a prática apresentada nos relatos com os autores que escrevem sobre tais assuntos (ALMEIDA, 2009; FREDERICO, 2001; KERR e KERR, 2003; RECK, 2011). Com este trabalho, ficou evidenciado que o ensino de música está presente na Igreja Católica há tempos e que mais pesquisas sobre o mesmo contexto são necessárias, considerando a complexidade deste campo de atuação de educadores musicais.This work aims to analyze pedagogical and musical experiences put into practice in two groups in the context of the Catholic Church of Porto Alegre/RS. Two distinct situations were selected, according to the age of the participants: one group consisting of young people between 13 and 18 years old, and the other consisting of people over 50 years old. The music classes were given from 2010 to 2012. Oral, written and audiovisual records were collected to get information about the groups’ organization, the contents which were worked, the repertoire that was developed, among other aspects. From these reports, two themes were developed: the voice in the liturgy and the teaching methods of Music in the Church. The discussion about these themes complements and articulates the practice found in the reports with the authors who write about those subjects. (ALMEIDA, 2009; FREDERICO, 2001; KERR e KERR, 2003; RECK, 2011). With this work, it was proved that the teaching of Music is been present in the Catholic Church for a long time, and that more researches about this context are necessary, considering the complexity of the playing field of Music educators.application/pdfporEducação musicalMusica liturgicaIgrejaVozLiturgical musicRitual musicMusical educationChurchVoiceEducação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2012Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879992.pdf000879992.pdfTexto completoapplication/pdf5636122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/1/000879992.pdfc593e8e5d484b85d1cb7787ba5f4dca8MD51TEXT000879992.pdf.txt000879992.pdf.txtExtracted Texttext/plain113649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/2/000879992.pdf.txt3b3d89e5e282e9872bafec48cfa54d9bMD52THUMBNAIL000879992.pdf.jpg000879992.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/3/000879992.pdf.jpgab42f5fc8e29fe93a6b2de363cc174ffMD5310183/715762018-10-17 07:38:20.072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71576Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:38:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS |
title |
Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS Lorenzetti, Michelle Arype Girardi Educação musical Musica liturgica Igreja Voz Liturgical music Ritual music Musical education Church Voice |
title_short |
Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS |
title_full |
Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS |
title_sort |
Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS |
author |
Lorenzetti, Michelle Arype Girardi |
author_facet |
Lorenzetti, Michelle Arype Girardi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzetti, Michelle Arype Girardi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
contributor_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Musica liturgica Igreja Voz |
topic |
Educação musical Musica liturgica Igreja Voz Liturgical music Ritual music Musical education Church Voice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Liturgical music Ritual music Musical education Church Voice |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar experiências pedagógico-musicais realizadas em dois grupos no contexto da Igreja Católica da Grande Porto Alegre/RS. Foram selecionadas duas realidades diversas quanto à idade dos participantes, sendo um grupo composto de jovens de 13 a 18 anos e o outro de pessoas acima de 50 anos. As aulas de música foram ministradas no período de 2010 a 2012. A partir de registros orais, escritos e audiovisuais foram coletadas informações sobre a organização dos grupos, os conteúdos trabalhados, o repertório desenvolvido, entre outros elementos. A partir dos relatos, foram desenvolvidos dois temas: a voz na liturgia e a didática do ensino de música na Igreja. A discussão sobre esses temas complementa e articula a prática apresentada nos relatos com os autores que escrevem sobre tais assuntos (ALMEIDA, 2009; FREDERICO, 2001; KERR e KERR, 2003; RECK, 2011). Com este trabalho, ficou evidenciado que o ensino de música está presente na Igreja Católica há tempos e que mais pesquisas sobre o mesmo contexto são necessárias, considerando a complexidade deste campo de atuação de educadores musicais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-16T01:42:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71576 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000879992 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71576 |
identifier_str_mv |
000879992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/1/000879992.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/2/000879992.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/3/000879992.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c593e8e5d484b85d1cb7787ba5f4dca8 3b3d89e5e282e9872bafec48cfa54d9b ab42f5fc8e29fe93a6b2de363cc174ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224446283874304 |