Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71576
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar experiências pedagógico-musicais realizadas em dois grupos no contexto da Igreja Católica da Grande Porto Alegre/RS. Foram selecionadas duas realidades diversas quanto à idade dos participantes, sendo um grupo composto de jovens de 13 a 18 anos e o outro de pessoas acima de 50 anos. As aulas de música foram ministradas no período de 2010 a 2012. A partir de registros orais, escritos e audiovisuais foram coletadas informações sobre a organização dos grupos, os conteúdos trabalhados, o repertório desenvolvido, entre outros elementos. A partir dos relatos, foram desenvolvidos dois temas: a voz na liturgia e a didática do ensino de música na Igreja. A discussão sobre esses temas complementa e articula a prática apresentada nos relatos com os autores que escrevem sobre tais assuntos (ALMEIDA, 2009; FREDERICO, 2001; KERR e KERR, 2003; RECK, 2011). Com este trabalho, ficou evidenciado que o ensino de música está presente na Igreja Católica há tempos e que mais pesquisas sobre o mesmo contexto são necessárias, considerando a complexidade deste campo de atuação de educadores musicais.
id UFRGS-2_d050e28e8b32be34493ffe0cf1b7ac7e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71576
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lorenzetti, Michelle Arype GirardiSouza, Jusamara Vieira de2013-05-16T01:42:36Z2012http://hdl.handle.net/10183/71576000879992Este trabalho tem como objetivo analisar experiências pedagógico-musicais realizadas em dois grupos no contexto da Igreja Católica da Grande Porto Alegre/RS. Foram selecionadas duas realidades diversas quanto à idade dos participantes, sendo um grupo composto de jovens de 13 a 18 anos e o outro de pessoas acima de 50 anos. As aulas de música foram ministradas no período de 2010 a 2012. A partir de registros orais, escritos e audiovisuais foram coletadas informações sobre a organização dos grupos, os conteúdos trabalhados, o repertório desenvolvido, entre outros elementos. A partir dos relatos, foram desenvolvidos dois temas: a voz na liturgia e a didática do ensino de música na Igreja. A discussão sobre esses temas complementa e articula a prática apresentada nos relatos com os autores que escrevem sobre tais assuntos (ALMEIDA, 2009; FREDERICO, 2001; KERR e KERR, 2003; RECK, 2011). Com este trabalho, ficou evidenciado que o ensino de música está presente na Igreja Católica há tempos e que mais pesquisas sobre o mesmo contexto são necessárias, considerando a complexidade deste campo de atuação de educadores musicais.This work aims to analyze pedagogical and musical experiences put into practice in two groups in the context of the Catholic Church of Porto Alegre/RS. Two distinct situations were selected, according to the age of the participants: one group consisting of young people between 13 and 18 years old, and the other consisting of people over 50 years old. The music classes were given from 2010 to 2012. Oral, written and audiovisual records were collected to get information about the groups’ organization, the contents which were worked, the repertoire that was developed, among other aspects. From these reports, two themes were developed: the voice in the liturgy and the teaching methods of Music in the Church. The discussion about these themes complements and articulates the practice found in the reports with the authors who write about those subjects. (ALMEIDA, 2009; FREDERICO, 2001; KERR e KERR, 2003; RECK, 2011). With this work, it was proved that the teaching of Music is been present in the Catholic Church for a long time, and that more researches about this context are necessary, considering the complexity of the playing field of Music educators.application/pdfporEducação musicalMusica liturgicaIgrejaVozLiturgical musicRitual musicMusical educationChurchVoiceEducação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2012Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879992.pdf000879992.pdfTexto completoapplication/pdf5636122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/1/000879992.pdfc593e8e5d484b85d1cb7787ba5f4dca8MD51TEXT000879992.pdf.txt000879992.pdf.txtExtracted Texttext/plain113649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/2/000879992.pdf.txt3b3d89e5e282e9872bafec48cfa54d9bMD52THUMBNAIL000879992.pdf.jpg000879992.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/3/000879992.pdf.jpgab42f5fc8e29fe93a6b2de363cc174ffMD5310183/715762018-10-17 07:38:20.072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71576Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:38:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS
title Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS
spellingShingle Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS
Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
Educação musical
Musica liturgica
Igreja
Voz
Liturgical music
Ritual music
Musical education
Church
Voice
title_short Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS
title_full Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS
title_fullStr Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS
title_sort Educação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RS
author Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
author_facet Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
contributor_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Musica liturgica
Igreja
Voz
topic Educação musical
Musica liturgica
Igreja
Voz
Liturgical music
Ritual music
Musical education
Church
Voice
dc.subject.eng.fl_str_mv Liturgical music
Ritual music
Musical education
Church
Voice
description Este trabalho tem como objetivo analisar experiências pedagógico-musicais realizadas em dois grupos no contexto da Igreja Católica da Grande Porto Alegre/RS. Foram selecionadas duas realidades diversas quanto à idade dos participantes, sendo um grupo composto de jovens de 13 a 18 anos e o outro de pessoas acima de 50 anos. As aulas de música foram ministradas no período de 2010 a 2012. A partir de registros orais, escritos e audiovisuais foram coletadas informações sobre a organização dos grupos, os conteúdos trabalhados, o repertório desenvolvido, entre outros elementos. A partir dos relatos, foram desenvolvidos dois temas: a voz na liturgia e a didática do ensino de música na Igreja. A discussão sobre esses temas complementa e articula a prática apresentada nos relatos com os autores que escrevem sobre tais assuntos (ALMEIDA, 2009; FREDERICO, 2001; KERR e KERR, 2003; RECK, 2011). Com este trabalho, ficou evidenciado que o ensino de música está presente na Igreja Católica há tempos e que mais pesquisas sobre o mesmo contexto são necessárias, considerando a complexidade deste campo de atuação de educadores musicais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-16T01:42:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71576
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879992
url http://hdl.handle.net/10183/71576
identifier_str_mv 000879992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/1/000879992.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/2/000879992.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71576/3/000879992.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c593e8e5d484b85d1cb7787ba5f4dca8
3b3d89e5e282e9872bafec48cfa54d9b
ab42f5fc8e29fe93a6b2de363cc174ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224446283874304