Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lilian Maria Araújo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27270
Resumo: Esta dissertação discorre sobre as relações entre corpo, música e cena, tendo como objetivo investigar a preparação corporal do músico para a atuação cênica, com enfoque na percepção do corpo e na relação som e movimento como referências para essa atuação. O foco é a vivência de um processo de preparação corporal do músico para a cena, que considera o diálogo entre os aspectos sonoros e os aspectos gestuais e tem como lócus de investigação o Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico. Os encontros de Preparação Corporal e Criação Cênica iniciaram em janeiro de 2011, com frequência de duas vezes por semana, e duração, em média, de três horas, cada. Tiveram a participação de quatorze componentes do Pau e Lata, no entanto foram considerados como colaboradores da pesquisa quatro deles, sendo uma mulher e três homens compreendidos na faixa etária de 19 a 30 anos. Para organização dos encontros a pesquisa tomou como referência principal a Antropologia Teatral, além de estudos da educação musical, já vividos no Pau e Lata. A pesquisa considerou como fontes para análise as anotações em diário de bordo, realizadas pelos participantes da pesquisa e pela pesquisadora, entrevista com os participantes, além de vídeos do espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, produto artístico do Pau e Lata, redimensionado pelos processos de treinamento pré-expressivo e criação cênica, vividos nos encontros promovidos por esta pesquisa. Como resultados da investigação, é possível considerar que a realização dos encontros de Preparação Corporal e Criação Cênica proporcionou aos músicos do Pau e Lata a percepção da importância do treinamento a partir de princípios que envolvem uma técnica corporal para a ampliação da presença do corpo em cena no espetáculo musical para além da postura cotidiana. Os músicos internalizaram, no decorrer do processo, os princípios e os objetivos vivenciados no trabalho corporal e estes passaram a fazer parte da rotina dos treinamentos do grupo. Também, é possível constatar o redimensionamento da presença cênica dos músicos e da qualidade artística do espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, sendo perceptível uma melhor articulação entre os aspectos sonoros e gestuais.
id UFRN_0de436148e660fd18534bc931ba60093
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27270
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Lilian Maria Araújo deHaderchpek, Robson CarlosHernandez, Márcia Maria StrazzacappaPorpino, Karenine de Oliveira2019-07-10T20:02:54Z2019-07-10T20:02:54Z2012-05-25CARVALHO, Lilian Maria Araújo de. Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata. 2012. 130f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27270Esta dissertação discorre sobre as relações entre corpo, música e cena, tendo como objetivo investigar a preparação corporal do músico para a atuação cênica, com enfoque na percepção do corpo e na relação som e movimento como referências para essa atuação. O foco é a vivência de um processo de preparação corporal do músico para a cena, que considera o diálogo entre os aspectos sonoros e os aspectos gestuais e tem como lócus de investigação o Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico. Os encontros de Preparação Corporal e Criação Cênica iniciaram em janeiro de 2011, com frequência de duas vezes por semana, e duração, em média, de três horas, cada. Tiveram a participação de quatorze componentes do Pau e Lata, no entanto foram considerados como colaboradores da pesquisa quatro deles, sendo uma mulher e três homens compreendidos na faixa etária de 19 a 30 anos. Para organização dos encontros a pesquisa tomou como referência principal a Antropologia Teatral, além de estudos da educação musical, já vividos no Pau e Lata. A pesquisa considerou como fontes para análise as anotações em diário de bordo, realizadas pelos participantes da pesquisa e pela pesquisadora, entrevista com os participantes, além de vídeos do espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, produto artístico do Pau e Lata, redimensionado pelos processos de treinamento pré-expressivo e criação cênica, vividos nos encontros promovidos por esta pesquisa. Como resultados da investigação, é possível considerar que a realização dos encontros de Preparação Corporal e Criação Cênica proporcionou aos músicos do Pau e Lata a percepção da importância do treinamento a partir de princípios que envolvem uma técnica corporal para a ampliação da presença do corpo em cena no espetáculo musical para além da postura cotidiana. Os músicos internalizaram, no decorrer do processo, os princípios e os objetivos vivenciados no trabalho corporal e estes passaram a fazer parte da rotina dos treinamentos do grupo. Também, é possível constatar o redimensionamento da presença cênica dos músicos e da qualidade artística do espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, sendo perceptível uma melhor articulação entre os aspectos sonoros e gestuais.This dissertation discusses about the relations between body, music and scene, with the purpose of investigate the corporal preparation of the musician to the scenic performance, emphasizing the perception of the body and the relationship between sound and movement as references for this acting. The focus is a corporal training process with musicians for the scene, that considers the dialogue between the sound and gesture aspects, and which locus research is the Pau e Lata: Artistic-Pedagogical Project. The meetings of Corporal Training and Scenic Creation began in January 2011, twice a week, during about three hours each. Fourteen components participated, but only four were considered collaborators – one woman and three men, aged 19 to 30 years, all members of the Pau e Lata. The meetings were organized with the Theater Anthropology as main reference, besides the musical education studies, already experienced in the Pau e Lata. The research considered as analysis sources the notes in the logbook, made by the collaborators and the researcher; an interview with the components and videos of the musical spetacle Sinfeiria em Três Movimentos, artistic product of the Pau e Lata, resized by the pre expressive training process and scenic creation, experienced in the training meetings promoted by this research. As results of this investigation, it is possible to find that the meetings of Corporal Training and Scenic Creation provided the musicians of the Pau e Lata the perception of the importance of a training based on principles that involve a corporal technique for an expansion of the body in scene in the musical spectacle beyond the everyday posture. The musicians internalized, during the process, the principles and the aspects experienced in the corporal training and these principles became part of the training routine of the group. It is also possible to realize the resizing of the scenic presence of the musicians and the artistic quality of the musical spectacle Sinfeiria em Três Movimentos, with an improvement of the relationship between the sound gesture aspects.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCorpoCenaPreparação corporalCriação cênicaEducação musicalAntropologia teatralCorpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Latainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCorpomúsicacena_Carvalho_2012.pdf.txtCorpomúsicacena_Carvalho_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain313116https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27270/2/Corpom%c3%basicacena_Carvalho_2012.pdf.txt7e66125ec06a49faf20ceb239316030aMD52THUMBNAILCorpomúsicacena_Carvalho_2012.pdf.jpgCorpomúsicacena_Carvalho_2012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1623https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27270/3/Corpom%c3%basicacena_Carvalho_2012.pdf.jpg7ffe0fe8cd18fa585540b201290de6a3MD53ORIGINALCorpomúsicacena_Carvalho_2012.pdfapplication/pdf3117329https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27270/1/Corpom%c3%basicacena_Carvalho_2012.pdf513d9d3f0900c80b9b82fd30d870355eMD51123456789/272702019-07-14 02:12:38.976oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27270Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-14T05:12:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata
title Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata
spellingShingle Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata
Carvalho, Lilian Maria Araújo de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Corpo
Cena
Preparação corporal
Criação cênica
Educação musical
Antropologia teatral
title_short Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata
title_full Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata
title_fullStr Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata
title_full_unstemmed Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata
title_sort Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata
author Carvalho, Lilian Maria Araújo de
author_facet Carvalho, Lilian Maria Araújo de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Haderchpek, Robson Carlos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Lilian Maria Araújo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
contributor_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Corpo
Cena
Preparação corporal
Criação cênica
Educação musical
Antropologia teatral
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Cena
Preparação corporal
Criação cênica
Educação musical
Antropologia teatral
description Esta dissertação discorre sobre as relações entre corpo, música e cena, tendo como objetivo investigar a preparação corporal do músico para a atuação cênica, com enfoque na percepção do corpo e na relação som e movimento como referências para essa atuação. O foco é a vivência de um processo de preparação corporal do músico para a cena, que considera o diálogo entre os aspectos sonoros e os aspectos gestuais e tem como lócus de investigação o Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico. Os encontros de Preparação Corporal e Criação Cênica iniciaram em janeiro de 2011, com frequência de duas vezes por semana, e duração, em média, de três horas, cada. Tiveram a participação de quatorze componentes do Pau e Lata, no entanto foram considerados como colaboradores da pesquisa quatro deles, sendo uma mulher e três homens compreendidos na faixa etária de 19 a 30 anos. Para organização dos encontros a pesquisa tomou como referência principal a Antropologia Teatral, além de estudos da educação musical, já vividos no Pau e Lata. A pesquisa considerou como fontes para análise as anotações em diário de bordo, realizadas pelos participantes da pesquisa e pela pesquisadora, entrevista com os participantes, além de vídeos do espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, produto artístico do Pau e Lata, redimensionado pelos processos de treinamento pré-expressivo e criação cênica, vividos nos encontros promovidos por esta pesquisa. Como resultados da investigação, é possível considerar que a realização dos encontros de Preparação Corporal e Criação Cênica proporcionou aos músicos do Pau e Lata a percepção da importância do treinamento a partir de princípios que envolvem uma técnica corporal para a ampliação da presença do corpo em cena no espetáculo musical para além da postura cotidiana. Os músicos internalizaram, no decorrer do processo, os princípios e os objetivos vivenciados no trabalho corporal e estes passaram a fazer parte da rotina dos treinamentos do grupo. Também, é possível constatar o redimensionamento da presença cênica dos músicos e da qualidade artística do espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, sendo perceptível uma melhor articulação entre os aspectos sonoros e gestuais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-10T20:02:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-10T20:02:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Lilian Maria Araújo de. Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata. 2012. 130f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27270
identifier_str_mv CARVALHO, Lilian Maria Araújo de. Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata. 2012. 130f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27270/2/Corpom%c3%basicacena_Carvalho_2012.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27270/3/Corpom%c3%basicacena_Carvalho_2012.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27270/1/Corpom%c3%basicacena_Carvalho_2012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e66125ec06a49faf20ceb239316030a
7ffe0fe8cd18fa585540b201290de6a3
513d9d3f0900c80b9b82fd30d870355e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117522151964672