O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Henrique Eduardo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24907
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de pesquisa/intervenção com foco na leitura do texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Almirante Tamandaré, localizada no município de Extremoz/RN. A proposta visa ressignificar a aula de língua materna, privilegiando ações que proporcionem a fruição dos textos em sala de aula, bem como atividades sistematizadas, a fim de oferecer uma reflexão a partir das leituras realizadas. Os aspectos que nortearam as análises durante as oficinas vinculam-se às manifestações que remetem à cultura e à história afro-brasileira, e como esse debate pode contribuir para a erradicação do preconceito racial no país com base na Lei nº 10.639/2003. A referida intervenção teve como recurso principal o conto O embondeiro que sonhava pássaros, do escritor moçambicano Mia Couto. Visando estabelecer uma conexão com as teorias e compreender os fenômenos destacados, a proposta fundamenta-se em autores dedicados à temática da literatura e ensino, como também em teóricos vinculados aos estudos sobre racismo e inclusão na educação. Sendo assim, destacamos; Candido (1995), Cereja (2005), Cosson (2014), Damiani (2012), Duarte (2012), Fornazieri (2009), Gomes (2003), Hall (2006), Helena (2013), Leffa (1999), Munanga (2003) Oliveira (2013), Todorov (2009), Perrone-Moisés (2006), Rolon (2011), Rodrigues (2012), Rouxel (2013), Santos (2016) e Santos (2005).
id UFRN_0e86e0a91f385dd1f5e2603a7cfb9d26
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24907
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Henrique Eduardo deSantos, Cássia de Fátima Matos dosSantos, Derivaldo dosRangel, Edna Maria2018-03-19T13:42:20Z2018-03-19T13:42:20Z2017-04-14OLIVEIRA, Henrique Eduardo de. O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental. 2017. 171f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24907O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de pesquisa/intervenção com foco na leitura do texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Almirante Tamandaré, localizada no município de Extremoz/RN. A proposta visa ressignificar a aula de língua materna, privilegiando ações que proporcionem a fruição dos textos em sala de aula, bem como atividades sistematizadas, a fim de oferecer uma reflexão a partir das leituras realizadas. Os aspectos que nortearam as análises durante as oficinas vinculam-se às manifestações que remetem à cultura e à história afro-brasileira, e como esse debate pode contribuir para a erradicação do preconceito racial no país com base na Lei nº 10.639/2003. A referida intervenção teve como recurso principal o conto O embondeiro que sonhava pássaros, do escritor moçambicano Mia Couto. Visando estabelecer uma conexão com as teorias e compreender os fenômenos destacados, a proposta fundamenta-se em autores dedicados à temática da literatura e ensino, como também em teóricos vinculados aos estudos sobre racismo e inclusão na educação. Sendo assim, destacamos; Candido (1995), Cereja (2005), Cosson (2014), Damiani (2012), Duarte (2012), Fornazieri (2009), Gomes (2003), Hall (2006), Helena (2013), Leffa (1999), Munanga (2003) Oliveira (2013), Todorov (2009), Perrone-Moisés (2006), Rolon (2011), Rodrigues (2012), Rouxel (2013), Santos (2016) e Santos (2005).The present study has like objective to show an research/intervention proposal with emphasis on the reading of the literary text in the 9th year of the Junior High School of Almirante Tamandaré State School. The proposal does intend to resignify the class of the native language, focusing actions who improve the fruition of the texts at the classroom, as well as, systematized activities offering a reflection about achieved readings. The aspects that guided the analyses and actions during the workshop link the manifestations that refer to afro-brazilian culture and history and how this debate can contribute to the eradication of racial prejudice in the country based on Law 10.639/2003. In this way, we propose the mentioned intervention that had as main resource the story O Embodeiro of the Mozambican writer Mia Couto. Aiming at establishing a connection with theories and understanding the outstanding phenomena, the proposal is based on authors dedicated to the subject of literature and education, but also on theorists linked to studies on racism and inclusion in education. Being thus, we emphasize; Candido 1995, Cereja 2005, Cosson 2014, Damiani 2012, Duarte 2012, Formazierei 2009, Gomes 2003, Hall 2006, Helena 2013, Leffa 1999, Munanga 2003, Oliveira 2003, Todorov 2009, Perrone-Moises 2006, Rolon 2011, Rodrigues 2012, Rouxel 2013, Santos 2016 and Santos 2005.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeituraLiteratura africanaEnsinoRacismoO texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamentalThe literary text as a subsidy for the approach of the afrobrazilian thematic in the classroom: an intervention proposal in the 9th year of the junior high schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTHenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.txtHenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain316072https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24907/2/HenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.txt7732ba8c6dea88a9346c834beb5f943aMD52THUMBNAILHenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgHenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3072https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24907/3/HenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg834b8e0f768070f90b96ba83d240eaabMD53TEXTHenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.txtHenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain316072https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24907/2/HenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.txt7732ba8c6dea88a9346c834beb5f943aMD52THUMBNAILHenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgHenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3072https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24907/3/HenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg834b8e0f768070f90b96ba83d240eaabMD53ORIGINALHenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf171219584https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24907/1/HenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf97cf88f41059327203ef1dddec5e7d23MD51123456789/249072019-01-30 16:32:08.45oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24907Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:32:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The literary text as a subsidy for the approach of the afrobrazilian thematic in the classroom: an intervention proposal in the 9th year of the junior high school
title O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental
Oliveira, Henrique Eduardo de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Leitura
Literatura africana
Ensino
Racismo
title_short O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental
title_full O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental
title_sort O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental
author Oliveira, Henrique Eduardo de
author_facet Oliveira, Henrique Eduardo de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Cássia de Fátima Matos dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Derivaldo dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Henrique Eduardo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Edna Maria
contributor_str_mv Rangel, Edna Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Leitura
Literatura africana
Ensino
Racismo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura africana
Ensino
Racismo
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de pesquisa/intervenção com foco na leitura do texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Almirante Tamandaré, localizada no município de Extremoz/RN. A proposta visa ressignificar a aula de língua materna, privilegiando ações que proporcionem a fruição dos textos em sala de aula, bem como atividades sistematizadas, a fim de oferecer uma reflexão a partir das leituras realizadas. Os aspectos que nortearam as análises durante as oficinas vinculam-se às manifestações que remetem à cultura e à história afro-brasileira, e como esse debate pode contribuir para a erradicação do preconceito racial no país com base na Lei nº 10.639/2003. A referida intervenção teve como recurso principal o conto O embondeiro que sonhava pássaros, do escritor moçambicano Mia Couto. Visando estabelecer uma conexão com as teorias e compreender os fenômenos destacados, a proposta fundamenta-se em autores dedicados à temática da literatura e ensino, como também em teóricos vinculados aos estudos sobre racismo e inclusão na educação. Sendo assim, destacamos; Candido (1995), Cereja (2005), Cosson (2014), Damiani (2012), Duarte (2012), Fornazieri (2009), Gomes (2003), Hall (2006), Helena (2013), Leffa (1999), Munanga (2003) Oliveira (2013), Todorov (2009), Perrone-Moisés (2006), Rolon (2011), Rodrigues (2012), Rouxel (2013), Santos (2016) e Santos (2005).
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-19T13:42:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-19T13:42:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Henrique Eduardo de. O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental. 2017. 171f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24907
identifier_str_mv OLIVEIRA, Henrique Eduardo de. O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental. 2017. 171f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24907/2/HenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24907/3/HenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24907/2/HenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24907/3/HenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24907/1/HenriqueEduardoDeOliveira_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7732ba8c6dea88a9346c834beb5f943a
834b8e0f768070f90b96ba83d240eaab
7732ba8c6dea88a9346c834beb5f943a
834b8e0f768070f90b96ba83d240eaab
97cf88f41059327203ef1dddec5e7d23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117888317849600