Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22653 |
Resumo: | Este trabalho de intervenção visa apresentar uma proposta de leitura que se contraponha ao processo de homogeneização cultural próprio da globalização, a partir da valorização das diferenças linguísticas e culturais no espaço escolar. Defende que a escola deve incentivar a preservação das manifestações literárias do lugar onde os alunos vivem. Para este fim, analisamos textos de dois poetas potiguares cujas produções revelam comprometimento com suas raízes regionais: Hélio Crisanto, poeta popular, e Jorge Fernandes, poeta erudito. A pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) foi utilizada como estratégia levada a efeito numa turma de 9º ano do ensino fundamental, para estimular neles a compreensão de que a nossa Língua Portuguesa apresenta variações em seu sistema de fala e escrita e, desse modo, podemos compreender como se dá essas variações a partir do texto literário. Neste trabalho, seguimos rumos teóricos delineados por ARAÚJO (1991, 1997, 2008), AVERBUCK (1998), BAGNO (2007), CANDIDO (2013), FREYRE (1996), GURGEL (2001), GEBARA (2016), MOISÉS (2007), PENNAC (1992), PINHEIRO (1995), COSSON (2014), LAJOLO (1994), VALERIUS (2010), (ZILBERMAN (2004) entre outros para desenvolver as sequências didáticas pretendidas para o alcance dos objetivos, os quais giram em torno do reconhecimento e valorização das diversas formas de linguagem. Os resultados obtidos resultaram numa cartilha produzida pelos alunos, fruto de uma viagem de estudo ao Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, de Santa Cruz (RN), contendo verbetes e fotografias de peças regionais. |
id |
UFRN_f232c187afcd233faef4cce734f9bb40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22653 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Gilberto Cardoso doshttp://lattes.cnpq.br/6326705206570766http://lattes.cnpq.br/9467435917159475Rabelo, Sebastião Augustohttp://lattes.cnpq.br/9053383753430184Rodrigues, Manoel Freirehttp://lattes.cnpq.br/9924056309219258Dias, Valdenides Cabral de Araújo2017-04-12T22:23:18Z2017-04-12T22:23:18Z2016-11-18SANTOS, Gilberto Cardoso dos. Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético. 2016. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22653Este trabalho de intervenção visa apresentar uma proposta de leitura que se contraponha ao processo de homogeneização cultural próprio da globalização, a partir da valorização das diferenças linguísticas e culturais no espaço escolar. Defende que a escola deve incentivar a preservação das manifestações literárias do lugar onde os alunos vivem. Para este fim, analisamos textos de dois poetas potiguares cujas produções revelam comprometimento com suas raízes regionais: Hélio Crisanto, poeta popular, e Jorge Fernandes, poeta erudito. A pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) foi utilizada como estratégia levada a efeito numa turma de 9º ano do ensino fundamental, para estimular neles a compreensão de que a nossa Língua Portuguesa apresenta variações em seu sistema de fala e escrita e, desse modo, podemos compreender como se dá essas variações a partir do texto literário. Neste trabalho, seguimos rumos teóricos delineados por ARAÚJO (1991, 1997, 2008), AVERBUCK (1998), BAGNO (2007), CANDIDO (2013), FREYRE (1996), GURGEL (2001), GEBARA (2016), MOISÉS (2007), PENNAC (1992), PINHEIRO (1995), COSSON (2014), LAJOLO (1994), VALERIUS (2010), (ZILBERMAN (2004) entre outros para desenvolver as sequências didáticas pretendidas para o alcance dos objetivos, os quais giram em torno do reconhecimento e valorização das diversas formas de linguagem. Os resultados obtidos resultaram numa cartilha produzida pelos alunos, fruto de uma viagem de estudo ao Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, de Santa Cruz (RN), contendo verbetes e fotografias de peças regionais.This intervention paper aims to present a reading proposal that set against the cultural homogenization process of globalization, from the enhancement of linguistic and cultural differences in the school environment. It defends that the school should encourage the maintenance of the literary expressions from the place where students live in. For this purpose, we have analyzed texts from two potiguares poets whose productions reveal they are deeply rooted with their region: Hélio Crisanto a popular poet and Jorge Fernandes an erudite one. The action research (THIOLLENT, 2011) has been used as a strategy carried out in a 9th grade classroom from the elementary school in order to motivate them to understand that our native language (Portuguese) varies in its speech and written system and thus, we can understand how variations occur from the literary text. For this paper, we have followed theoretical directions outlined by ARAÚJO (1991,1997,2008), AVERBUCK (1998), BAGNO (2007), CANDIDO (2013), FREYRE (1996), GURGEL (2001), GEBARA(2016), MOISÉS (2007), PENNAC (1992), PINHEIRO (1995), COSSON (2014), LAJOLO(1994), (1994), VALERIUS (2010), (ZILBERMAN (2004) among others to develop the required didactic sequences for achieving our goals. which go round of the acknowledgment and appreciation of different ways of language. The results obtained after the successful intervention came out in a booklet produced by students because of a study trip to Auta Bezerra Pinheiro Rural Museum of Santa Cruz – RN, containing entries and photographs of regional parts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCulturaRegionalismosLeiturasLiteraturaPoesiaPopularLeituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poéticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdfGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf2495545https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/1/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf240008d4ea881cbb7d6afc6a21767ae4MD51TEXTGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.txtGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain181861https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/4/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.txta4dcf07ec16f492b1eb8ae469154110fMD54THUMBNAILGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.jpgGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2694https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/5/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.jpga42b5d35ffb41d27ec2eb562da2353a3MD55123456789/226532017-11-04 20:09:20.653oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22653Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T23:09:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético |
title |
Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético |
spellingShingle |
Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético Santos, Gilberto Cardoso dos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Cultura Regionalismos Leituras Literatura Poesia Popular |
title_short |
Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético |
title_full |
Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético |
title_fullStr |
Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético |
title_full_unstemmed |
Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético |
title_sort |
Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético |
author |
Santos, Gilberto Cardoso dos |
author_facet |
Santos, Gilberto Cardoso dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6326705206570766 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9467435917159475 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Rabelo, Sebastião Augusto |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9053383753430184 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Manoel Freire |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9924056309219258 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gilberto Cardoso dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
contributor_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Cultura Regionalismos Leituras Literatura Poesia Popular |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Regionalismos Leituras Literatura Poesia Popular |
description |
Este trabalho de intervenção visa apresentar uma proposta de leitura que se contraponha ao processo de homogeneização cultural próprio da globalização, a partir da valorização das diferenças linguísticas e culturais no espaço escolar. Defende que a escola deve incentivar a preservação das manifestações literárias do lugar onde os alunos vivem. Para este fim, analisamos textos de dois poetas potiguares cujas produções revelam comprometimento com suas raízes regionais: Hélio Crisanto, poeta popular, e Jorge Fernandes, poeta erudito. A pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) foi utilizada como estratégia levada a efeito numa turma de 9º ano do ensino fundamental, para estimular neles a compreensão de que a nossa Língua Portuguesa apresenta variações em seu sistema de fala e escrita e, desse modo, podemos compreender como se dá essas variações a partir do texto literário. Neste trabalho, seguimos rumos teóricos delineados por ARAÚJO (1991, 1997, 2008), AVERBUCK (1998), BAGNO (2007), CANDIDO (2013), FREYRE (1996), GURGEL (2001), GEBARA (2016), MOISÉS (2007), PENNAC (1992), PINHEIRO (1995), COSSON (2014), LAJOLO (1994), VALERIUS (2010), (ZILBERMAN (2004) entre outros para desenvolver as sequências didáticas pretendidas para o alcance dos objetivos, os quais giram em torno do reconhecimento e valorização das diversas formas de linguagem. Os resultados obtidos resultaram numa cartilha produzida pelos alunos, fruto de uma viagem de estudo ao Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, de Santa Cruz (RN), contendo verbetes e fotografias de peças regionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-12T22:23:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-12T22:23:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Gilberto Cardoso dos. Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético. 2016. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22653 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Gilberto Cardoso dos. Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético. 2016. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/1/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/4/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/5/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
240008d4ea881cbb7d6afc6a21767ae4 a4dcf07ec16f492b1eb8ae469154110f a42b5d35ffb41d27ec2eb562da2353a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832931910189056 |