Problem-Based-Learning (PBL) nos cursos de ciências contábeis das instituições de ensino superior (IES) de Natal, RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Égon José Mateus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41006
Resumo: Tornar o ensino da contabilidade dinâmico e atraente, assim como para as diversas áreas do conhecimento, é um dos grandes desafios nos dias atuais. Além disso, somado aos avanços tecnológicos, com a necessidade de atualização constante dos docentes de ensino superior, há também o surgimento de diversos estudos sobre novos métodos de ensino que formem alunos capazes de tomarem decisões e corresponderem às necessidades do mercado sempre mais competitivo e interdisciplinar. Neste contexto, dos desafios formativos perante as demandas do mercado e da globalização econômica, vem ocorrendo a valorização do Profissional Contábil e, consigo, as exigências na sua formação. Diante disso, este estudo é resultado de uma pesquisa com os alunos egressos do curso de ciências contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) de Natal/RN, cujo objetivo geral é investigar a utilização do Método Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no ensino contábil dessas IES. Quanto aos métodos aplicados no estudo, classifica-se no nível de pesquisa descritiva; quanto ao delineamento, são de levantamentos e características quantitativas. Obtivemos acesso a 6 IES com uma população de 540 discentes, uma amostra de 263 alunos, com representatividade de 48,7%. As técnicas de estatística descritiva foram utilizadas no tratamento dos dados com a distribuição de frequência e interpretação. Os números foram tabulados e analisados utilizando como ferramenta Microsoft Excel. Nas percepções levantadas no resultado, pode-se verificar que os métodos mais utilizados nas IES pesquisadas são: Resolução de Exercícios e Aulas Expositivas, decorrentes do ensino tradicional pautado no docente. Outro método é a apresentação de Seminários, que, neste caso, faz do aluno um agente ativo. Foi verificado ainda a prática de problematização no ensino por 59,32% dos respondentes em algumas disciplinas curriculares; praticamente todos os entrevistados afirmam terem sido expostos à problematização, mas somente 60,08% perceberam esta técnica ser utilizada em conjunto com questionamentos, trabalho em grupo e resolução de problemas, conforme preconiza o método PBL. Cabe ainda ressaltar a frequência de 36 respondentes que demonstraram utilizar o método PBL diretamente pela sua nomenclatura, sendo mencionada por 4,43% da amostra. Entretanto, com questionamentos posteriores, podemos verificar que os alunos avaliam positivamente a sua participação ativa nesse processo educativo, uma vez que, sem saberem, estão utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). As áreas de conhecimento contábil que mais utilizam a implementação do PBL são as Gerenciais e de Formação Geral e Instrumental, de acordo com o resultado. Em suma, enquanto PBL oferece a possibilidade de realização destes objetivos, é evidente, a partir da literatura e de nossos resultados, que os educadores de contabilidade, até o momento, estão iniciando discussões e implementações gradativas até mesmo sem saber do método, assumindo o desafio e programando-o.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41006Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilCiências ContábeisEducação contábilMétodos de ensinoAprendizagem baseada em problemasPBLProblem-Based-Learning (PBL) nos cursos de ciências contábeis das instituições de ensino superior (IES) de Natal, RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTornar o ensino da contabilidade dinâmico e atraente, assim como para as diversas áreas do conhecimento, é um dos grandes desafios nos dias atuais. Além disso, somado aos avanços tecnológicos, com a necessidade de atualização constante dos docentes de ensino superior, há também o surgimento de diversos estudos sobre novos métodos de ensino que formem alunos capazes de tomarem decisões e corresponderem às necessidades do mercado sempre mais competitivo e interdisciplinar. 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