Problem-based learning no ensino fundamental: uma pesquisa colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borochovicius, Eli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15263
Resumo: O Problem-Based Learning (PBL) tem por objetivo ampliar o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades em trabalho coletivo, cooperativo e colaborativo, iniciado com situações-problema hipotéticas. Apesar de o PBL ter nascido na área da Saúde e voltado ao Ensino Superior, seus princípios possibilitam o uso em outras áreas do conhecimento e sua utilização mostra-se viável também nas escolas. Professores nos Estados Unidos já desafiaram seus alunos do Ensino Fundamental a experimentarem estratégias de ensino e aprendizagem baseadas no PBL, mas, no Brasil, não foi encontrada pesquisa relatando o uso do método nessa etapa de ensino, dando a esta pesquisa o caráter de inovação e originalidade. Ainda que o método tenha sido originalmente concebido em uma estrutura interdisciplinar e autodirigida, identificou-se que adaptações são permitidas e os resultados da pesquisa mostraram que a moderação do professor em todas as etapas se faz necessária para que bons resultados sejam alcançados. Os princípios que norteiam o PBL têm raízes na aprendizagem por meio da experiência e das relações sociais de John Dewey e pela motivação em aprender de Jerome Seymour Bruner. Esta pesquisa propõe explorar as relações sociais vivenciadas em sala de aula, que se convertem em fontes de afeto, na perspectiva de Benedictus de Spinoza. A pesquisa tem como hipótese que a aplicação do método PBL permite mais aproximação do docente com os seus discentes, de modo a potencializar a relação ensino e aprendizagem. A partir dessa hipótese, foi formulada a seguinte questão: o método PBL, aplicado em uma disciplina do Ensino Fundamental de uma escola pública, cria possibilidades de aproximação do professor com os alunos, de forma a oferecer oportunidades para potencializar o ensino e a aprendizagem? Para responder a essa questão, a pesquisa colaborativa teve por objetivo analisar a potencialidade do uso do método PBL na construção de relações em sala de aula, que possam promover mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem e contou com o uso de diversos instrumentos metodológicos, tais como entrevistas com o professor, narrativas encaminhadas pelo docente durante todo o ano letivo, observação em diversas oportunidades nas salas de aula, questionário com os alunos após terem vivenciado o método e análise de documentos como currículo e material produzido pelo professor e alunos. A pesquisa deu-se no Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal localizada no interior do estado de São Paulo e teve a colaboração de um professor de história que se voluntariou para aplicar o método em quatro turmas do 7º ano. Como resultado, identificou-se que houve mais aproximação do professor com os alunos e propiciou a ele identificar uma série de necessidades dos educandos, oportunizando a construção de estratégias para a superação das barreiras antes não percebidas. Em relação aos alunos, foi possível identificar que a leitura é um entrave para o método e ficou evidenciada a resistência com trabalhos em grupos heterogêneos.
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Ainda que o método tenha sido originalmente concebido em uma estrutura interdisciplinar e autodirigida, identificou-se que adaptações são permitidas e os resultados da pesquisa mostraram que a moderação do professor em todas as etapas se faz necessária para que bons resultados sejam alcançados. Os princípios que norteiam o PBL têm raízes na aprendizagem por meio da experiência e das relações sociais de John Dewey e pela motivação em aprender de Jerome Seymour Bruner. Esta pesquisa propõe explorar as relações sociais vivenciadas em sala de aula, que se convertem em fontes de afeto, na perspectiva de Benedictus de Spinoza. A pesquisa tem como hipótese que a aplicação do método PBL permite mais aproximação do docente com os seus discentes, de modo a potencializar a relação ensino e aprendizagem. A partir dessa hipótese, foi formulada a seguinte questão: o método PBL, aplicado em uma disciplina do Ensino Fundamental de uma escola pública, cria possibilidades de aproximação do professor com os alunos, de forma a oferecer oportunidades para potencializar o ensino e a aprendizagem? Para responder a essa questão, a pesquisa colaborativa teve por objetivo analisar a potencialidade do uso do método PBL na construção de relações em sala de aula, que possam promover mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem e contou com o uso de diversos instrumentos metodológicos, tais como entrevistas com o professor, narrativas encaminhadas pelo docente durante todo o ano letivo, observação em diversas oportunidades nas salas de aula, questionário com os alunos após terem vivenciado o método e análise de documentos como currículo e material produzido pelo professor e alunos. A pesquisa deu-se no Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal localizada no interior do estado de São Paulo e teve a colaboração de um professor de história que se voluntariou para aplicar o método em quatro turmas do 7º ano. Como resultado, identificou-se que houve mais aproximação do professor com os alunos e propiciou a ele identificar uma série de necessidades dos educandos, oportunizando a construção de estratégias para a superação das barreiras antes não percebidas. Em relação aos alunos, foi possível identificar que a leitura é um entrave para o método e ficou evidenciada a resistência com trabalhos em grupos heterogêneos.Problem-Based Learning (PBL) aims to expand knowledge and development of skills in collective, cooperative and collaborative work, initiated with hypothetical problem situations. Although PBL started in the area of health care and focused on Higher Education, its principles enable its use in other areas of knowledge and its use is also viable for schools. Some teachers in the United States already challenged their Middle School students to experiment with PBL teaching and learning strategies, but, in Brazil, no study was found reporting the use of the method at this stage of teaching, giving to this research the character of innovation and originality. Although the method was originally conceived in an interdisciplinary and self-direct structure, it was identified that adaptations are allowed and the research results showed that teacher moderation at all stages is necessary for good results to be achieved. The principles that guide PBL are rooted in learning through John Dewey’s experience and social relationships and Jerome Seymour Bruner’s motivation to learn. This investigation proposes to explore the social relationships experienced in the classroom, which become sources of affection, in Benedictus de Spinoza’s perspective. The research has as hypothesis that the application of the PBL method allows greater approximation of the teacher with the students, enhancing the teaching and learning relationship. From this hypothesis, the following question was asked: Does the PBL method, applied in a public Middle School discipline, create possibilities for the teacher to approach students, offering opportunities to improve teaching and learning? To answer this question, the collaborative research aimed to analyse the potentiality of using the PBL method in building classroom relationships that can promote changes in the teaching and learning processes and used various methodological instruments, such as interviews with the teacher, narratives sent by the teacher throughout the school year, observation in many classroom opportunities, questionnaire with students after having tried the method and document analysis such as curriculum and material produced by both the teacher and students. The research took place at a Middle School of a Municipal Public School located in the hinterlands of the state of São Paulo and had the collaboration of a History teacher who offered to apply the method in four 7th grade classrooms. As a result, it was identified that there was a greater approximation of the teacher with the students and allowed him to identify a series of needs of the students, enabling the construction of strategies to overcome previously unnoticed barriers. Regarding the students, it was possible to identify that reading is a barrier to the method and it was evidenced the resistance of students working in heterogeneous groups.Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC CampinasPUC-CampinasTassoni, Elvira Cristina MartinsPontifícia Universidade Católica de CampinasBorochovicius, Eli,2022-02-16T17:55:03Z2022-02-16T17:55:03Z2020-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152633072482023273032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T16:29:16Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15263Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T16:29:16Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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