Intelectuais, sociabilidades e modelos de educação no Rio Grande do Norte (1889 - 1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Arthur Cássio de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46646
Resumo: A pesquisa aqui apresentada se insere no campo da História da Educação, articulando elementos de História cultural e política. Temos como objetivo identificar os principais intelectuais atuantes no campo educacional do Rio Grande do Norte durante a Primeira República (1889- 1930), bem como suas redes de sociabilidade em cargos públicos e instituições científicas do período. Visamos também compreender os modelos de educação pensados por eles e encampados por essas instituições, a saber nomeadamente, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), a Liga de Ensino do Rio Grande do Norte (LERN) e a Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN). Defendemos a tese de que a rede de sociabilidade tecida entre os intelectuais foi fundamental para a fundação de instituições científicas e a consolidação de um discurso e uma prática moderna de educação. Investigamos publicações e revistas dessas associações, documentos oficiais, atas, relatórios, mensagens de governo, compêndios e conferências, através da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana, que compreende o discurso como instrumento de poder. Analisando biografias por meio do método prosopográfico, construímos uma biografia coletiva do grupo e de sua atuação, apresentando trajetórias que se cruzam a partir da sociabilidade. Compreendemos as estruturas de sociabilidade de acordo com as discussões de Jean-François Sirinelli. Também utilizamos o seu conceito de intelectuais criadores e mediadores culturais, em perspectiva de diálogo com a ideia de representação de Roger Chartier, analisando representações espaciais e discursivas dos modelos de educação defendidos por estes sujeitos. Observamos, assim, queas sociabilidades são tecidas a partir da pertença a grupos sociais, políticos e também às instituições e suas publicações no Rio Grande do Norte da Primeira República. Nota-se, portanto, que os discursos do grupo legitimam sujeitos, orientam práticas e direcionam ações sociais e políticas para a consolidação de um modelo republicano de educação, pautado pelo civismo, o higienismo e a modernidade pedagógica.
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Temos como objetivo identificar os principais intelectuais atuantes no campo educacional do Rio Grande do Norte durante a Primeira República (1889- 1930), bem como suas redes de sociabilidade em cargos públicos e instituições científicas do período. Visamos também compreender os modelos de educação pensados por eles e encampados por essas instituições, a saber nomeadamente, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), a Liga de Ensino do Rio Grande do Norte (LERN) e a Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN). Defendemos a tese de que a rede de sociabilidade tecida entre os intelectuais foi fundamental para a fundação de instituições científicas e a consolidação de um discurso e uma prática moderna de educação. Investigamos publicações e revistas dessas associações, documentos oficiais, atas, relatórios, mensagens de governo, compêndios e conferências, através da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana, que compreende o discurso como instrumento de poder. Analisando biografias por meio do método prosopográfico, construímos uma biografia coletiva do grupo e de sua atuação, apresentando trajetórias que se cruzam a partir da sociabilidade. Compreendemos as estruturas de sociabilidade de acordo com as discussões de Jean-François Sirinelli. Também utilizamos o seu conceito de intelectuais criadores e mediadores culturais, em perspectiva de diálogo com a ideia de representação de Roger Chartier, analisando representações espaciais e discursivas dos modelos de educação defendidos por estes sujeitos. Observamos, assim, queas sociabilidades são tecidas a partir da pertença a grupos sociais, políticos e também às instituições e suas publicações no Rio Grande do Norte da Primeira República. Nota-se, portanto, que os discursos do grupo legitimam sujeitos, orientam práticas e direcionam ações sociais e políticas para a consolidação de um modelo republicano de educação, pautado pelo civismo, o higienismo e a modernidade pedagógica.This research is insert in the field of History of Education, articulating elements of cultural and political history. We aims to identify the main intellectuals that acted in the educational field of Rio Grande do Norte during the First Republic (1889-1930), as well as their sociability networks in public offices and scientific institutions of the period. We also aims to understand the models of education designed by them and taken over by these institutions, namely, the Historical and Geographic Institute of Rio Grande do Norte (IHGRN), the Teaching League of Rio Grande do Norte (LERN) and the Association of Teachers from Rio Grande do Norte (APRN). We defend the thesis that the sociability network woven among intellectuals was fundamental for the foundation of scientific institutions and the consolidation of a discourse and a practice of a modern education. We investigated publications and magazines of these associations, official documents, minutes, reports, government messages, compendiums and conferences, through discourse analysis from a Foucauldian perspective, which understands discourse as an instrument of power. Analyzing biographies using the prosopographicmethod, we build a collective biography of the group and your acting, presenting trajectories that intersect from sociability. We understand these sociability structures according to the discussions of Jean-François Sirinelli. We also used his concept of intellectual creators and cultural mediators, in a perspective of dialogue with the idea of representation by Roger Chartier, analyzing spatial and discursive representations of the models of education defended by these subjects. We observe, therefore, that these structures were built from belonging to social and political groups, as well as to institutions and their publications in Rio Grande do Norte on First Republic. Notice that the group's sociability and discourses legitimize subjects, guide practices and direct social and political actions towards the consolidation of arepublican model of education, guided by civics, hygiene and pedagogical modernity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilIntelectuaisEducaçãoSociabilidadesRio Grande do NorteIntelectuais, sociabilidades e modelos de educação no Rio Grande do Norte (1889 - 1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIntelectuaissociabilidadesmodelos_Vieira_2021.pdfapplication/pdf4189148https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46646/1/Intelectuaissociabilidadesmodelos_Vieira_2021.pdfde521841746fdc995fa67d36279cf994MD51123456789/466462022-05-02 12:23:35.023oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46646Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:23:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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