Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Hudson Lima Bezerra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20274
Resumo: O escritor gaúcho Caio Fernando Abreu foi fortemente influenciado por um período de mudanças de valores e perspectivas. Ao ingressar no cenário literário brasileiro com uma escrita livre tanto na forma como no conteúdo, ele emprega em sua obra toda a angústia da busca por novos valores e sentidos na modernidade e incorpora o espírito de uma geração que, apesar do anseio pela liberdade, ainda vivia sufocada pela ditadura militar. Sua narrativa também revela um autor com extrema habilidade de transitar entre o erudito e o popular. Em seus contos e crônicas, ele emprega uma linguagem performática intercalada por referências que transformam seu texto em uma espécie de iconografia da Pop Art. Assim como os quadros da Pop Art, repletos de imagens da Coca-Cola, cigarro, pasta de dente ou latas de conserva, o discurso literário em Abreu é pincelado por várias referências simbólicas ao consumismo moderno, bem como ao cinema, à música e ao culto das stars. Este traço do escritor exerce uma grande força atrativa sobre o leitor contemporâneo. Neste trabalho, buscase analisar este recurso na obra de Abreu sob a ótica dos estudos culturais, vislumbrando, desta maneira, uma análise das diversas formas de expressão da cultura de massa, reconhecendo estas referências enquanto recurso estilístico em seus textos e ressaltando suas relevâncias no estudo da obra do autor. Para tanto, nos apoiamos basicamente nas reflexões críticas dos teóricos: Lipovetsky (1996) e Adorno (2011), que discutem cultura e formação social na modernidade.
id UFRN_114a5d35689374bdeebb52f152d64001
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20274
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rocha, Hudson Lima Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/7692412782522191http://lattes.cnpq.br/7328556088478313Barbosa, Márcio Veniciohttp://lattes.cnpq.br/5996363930384781Chacon, Alyanne de Freitashttp://lattes.cnpq.br/4404672262124284Araújo, Rosanne Bezerra de2016-04-25T19:53:31Z2016-04-25T19:53:31Z2014-02-21ROCHA, Hudson Lima Bezerra. Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu. 2014. 81f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20274O escritor gaúcho Caio Fernando Abreu foi fortemente influenciado por um período de mudanças de valores e perspectivas. Ao ingressar no cenário literário brasileiro com uma escrita livre tanto na forma como no conteúdo, ele emprega em sua obra toda a angústia da busca por novos valores e sentidos na modernidade e incorpora o espírito de uma geração que, apesar do anseio pela liberdade, ainda vivia sufocada pela ditadura militar. Sua narrativa também revela um autor com extrema habilidade de transitar entre o erudito e o popular. Em seus contos e crônicas, ele emprega uma linguagem performática intercalada por referências que transformam seu texto em uma espécie de iconografia da Pop Art. Assim como os quadros da Pop Art, repletos de imagens da Coca-Cola, cigarro, pasta de dente ou latas de conserva, o discurso literário em Abreu é pincelado por várias referências simbólicas ao consumismo moderno, bem como ao cinema, à música e ao culto das stars. Este traço do escritor exerce uma grande força atrativa sobre o leitor contemporâneo. Neste trabalho, buscase analisar este recurso na obra de Abreu sob a ótica dos estudos culturais, vislumbrando, desta maneira, uma análise das diversas formas de expressão da cultura de massa, reconhecendo estas referências enquanto recurso estilístico em seus textos e ressaltando suas relevâncias no estudo da obra do autor. Para tanto, nos apoiamos basicamente nas reflexões críticas dos teóricos: Lipovetsky (1996) e Adorno (2011), que discutem cultura e formação social na modernidade.The Brazilian writer, Caio Fernando Abreu, was strongly influenced by a period of changes in social values and perspectives. When he enters the Brazilian literary scene using a writing style free from form and content, he applies in his works all the affliction of the contemporary values. His work embodies all the spirit of a generation that, despite its anxiety for freedom, was still suffocated by the military dictatorship period. Abreu’s narrative also reveals an author with an extreme ability to shift between the erudite and the popular. In his short stories, he develops a performative language mingled by references that turns his text into a sort of Pop Art iconography. Just like Pop Art paintings, full of Coke images, cigarettes, tooth paste and food cans, Abreu’s literary discourse is painted by many symbolical references to modern consumerism, as well as to movies, music and to pop stars. This trace in the writer’s works exerts a great deal of attractiveness on the contemporary reader. In this work, we attempt to analyze this resource in Abreu’s literature under the concepts of cultural studies; thus, we aim at analyzing the various forms of the mass culture expression inside Abreu’s literature, recognizing his allusions as a stylish resource in his writings and highlighting its relevance in the study of the author work. In order to do so, we are based essentially on the reflections of theoreticians: Lipovetsky (1996) and Adorno (2011) who debate the culture and social formation in contemporaneity.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACaio Fernando AbreuPop artCultura de massaContemporaneidadeMatizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdfHudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdfapplication/pdf982452https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20274/1/HudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdf5b5e972ddfc6a3789fd5ae3d791aab5bMD51TEXTHudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdf.txtHudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain183745https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20274/6/HudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdf.txtbe2e0b5e77f9efddcf6a57fca7b901f2MD56THUMBNAILHudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdf.jpgHudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20274/7/HudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdf.jpg8ca1dbb3af3a2528c03c857f54e13096MD57123456789/202742017-11-03 13:20:45.245oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20274Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T16:20:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu
title Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu
spellingShingle Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu
Rocha, Hudson Lima Bezerra
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Caio Fernando Abreu
Pop art
Cultura de massa
Contemporaneidade
title_short Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu
title_full Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu
title_fullStr Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu
title_full_unstemmed Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu
title_sort Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu
author Rocha, Hudson Lima Bezerra
author_facet Rocha, Hudson Lima Bezerra
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7692412782522191
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7328556088478313
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barbosa, Márcio Venicio
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5996363930384781
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Chacon, Alyanne de Freitas
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4404672262124284
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Hudson Lima Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Rosanne Bezerra de
contributor_str_mv Araújo, Rosanne Bezerra de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Caio Fernando Abreu
Pop art
Cultura de massa
Contemporaneidade
dc.subject.por.fl_str_mv Caio Fernando Abreu
Pop art
Cultura de massa
Contemporaneidade
description O escritor gaúcho Caio Fernando Abreu foi fortemente influenciado por um período de mudanças de valores e perspectivas. Ao ingressar no cenário literário brasileiro com uma escrita livre tanto na forma como no conteúdo, ele emprega em sua obra toda a angústia da busca por novos valores e sentidos na modernidade e incorpora o espírito de uma geração que, apesar do anseio pela liberdade, ainda vivia sufocada pela ditadura militar. Sua narrativa também revela um autor com extrema habilidade de transitar entre o erudito e o popular. Em seus contos e crônicas, ele emprega uma linguagem performática intercalada por referências que transformam seu texto em uma espécie de iconografia da Pop Art. Assim como os quadros da Pop Art, repletos de imagens da Coca-Cola, cigarro, pasta de dente ou latas de conserva, o discurso literário em Abreu é pincelado por várias referências simbólicas ao consumismo moderno, bem como ao cinema, à música e ao culto das stars. Este traço do escritor exerce uma grande força atrativa sobre o leitor contemporâneo. Neste trabalho, buscase analisar este recurso na obra de Abreu sob a ótica dos estudos culturais, vislumbrando, desta maneira, uma análise das diversas formas de expressão da cultura de massa, reconhecendo estas referências enquanto recurso estilístico em seus textos e ressaltando suas relevâncias no estudo da obra do autor. Para tanto, nos apoiamos basicamente nas reflexões críticas dos teóricos: Lipovetsky (1996) e Adorno (2011), que discutem cultura e formação social na modernidade.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T19:53:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-25T19:53:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Hudson Lima Bezerra. Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu. 2014. 81f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20274
identifier_str_mv ROCHA, Hudson Lima Bezerra. Matizes de cultura de massa na obra de Caio Fernando Abreu. 2014. 81f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20274/1/HudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20274/6/HudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20274/7/HudsonLimaBezerraRocha_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b5e972ddfc6a3789fd5ae3d791aab5b
be2e0b5e77f9efddcf6a57fca7b901f2
8ca1dbb3af3a2528c03c857f54e13096
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117694548344832