Fintechs: um estudo da qualidade dos serviços de contas bancárias digitais na percepção dos clientes
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34903 |
Resumo: | A modalidade mobile banking vem crescendo nos últimos anos, modelo esse que aos poucos substitui os de bancos tradicionais, os quais buscam se modernizar e adaptar à nova realidade do usuário. Entretanto, diversas são as pesquisas que afirmam que os consumidores ainda estão muito apegados ao atendimento humano, sendo a pauta da robotização dos serviços digitais algo sempre constante, principalmente devido aos problemas que essa causa com falhas de comunicação em situações mais específicas que o usuário busca resolver. Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a qualidade dos serviços financeiros oferecidos por empresas digitais, na percepção do consumidor através da análise dos dados obtidos com um questionário – o qual foi aplicado em 103 indivíduos – que conta com perguntas sobre o perfil pessoal do respondente, a sua relação com o banco digital – frequência de uso, serviço mais utilizado – e a qualidade de serviço ofertado, esse último pilar analisado com base em seis fatores principais: comodidade, acessibilidade, agilidade, segurança, tecnologia e relacionamento. Os resultados demonstraram que a amostra está satisfeita com os serviços ofertados pelos bancos digitais, exceto na análise do fator de segurança, havendo uma neutralidade entre a “concordância” e “discordância” de questões como a insegurança no vazamento de dados bancários e realização de transferências indevidas. |
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Lima, Luis Gabriel Moura Gomes deFeitor, Carlos David CequeiraAraújo, Matilde Medeiros deMartins, Daniel de AraújoFeitor, Carlos David Cequeira2020-12-29T00:04:55Z2021-09-20T14:52:35Z2020-12-29T00:04:55Z2021-09-20T14:52:35Z2020-11-262014024269LIMA, Luis Gabriel Moura Gomes de. Fintechs: um estudo da qualidade dos serviços de contas bancárias digitais na percepção dos clientes. 2020. 56 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34903A modalidade mobile banking vem crescendo nos últimos anos, modelo esse que aos poucos substitui os de bancos tradicionais, os quais buscam se modernizar e adaptar à nova realidade do usuário. Entretanto, diversas são as pesquisas que afirmam que os consumidores ainda estão muito apegados ao atendimento humano, sendo a pauta da robotização dos serviços digitais algo sempre constante, principalmente devido aos problemas que essa causa com falhas de comunicação em situações mais específicas que o usuário busca resolver. Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a qualidade dos serviços financeiros oferecidos por empresas digitais, na percepção do consumidor através da análise dos dados obtidos com um questionário – o qual foi aplicado em 103 indivíduos – que conta com perguntas sobre o perfil pessoal do respondente, a sua relação com o banco digital – frequência de uso, serviço mais utilizado – e a qualidade de serviço ofertado, esse último pilar analisado com base em seis fatores principais: comodidade, acessibilidade, agilidade, segurança, tecnologia e relacionamento. Os resultados demonstraram que a amostra está satisfeita com os serviços ofertados pelos bancos digitais, exceto na análise do fator de segurança, havendo uma neutralidade entre a “concordância” e “discordância” de questões como a insegurança no vazamento de dados bancários e realização de transferências indevidas.The mobile banking modality has been growing in recent years, a model that gradually replaces those of traditional banks, which try to modernize and adapt to the new reality of the user. However, there are several studies that claim that consumers are still very attached to human service, with the issue of robotizing digital services something that is always present, mainly due to the problems that this cause with communication failures in more specific situations that the user seeks solve. With this, the present research aims to analyze the quality of financial services offered by digital companies, in the consumer's perception through the analysis of the data obtained with a questionnaire - which was applied to 103 individuals - which has questions about the personal profile the respondent's relationship with the digital bank - frequency of use, most used service - and the quality of service offered, the latter pillar analyzed based on six main factors: convenience, accessibility, agility, security, technology and relationship. The results showed that the sample is satisfied with the services offered by digital banks, except in the analysis of the security factor, with a neutrality between the "agreement" and "disagreement" of issues such as insecurity in the leakage of bank data and carrying out improper transfers.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoFintechMobile BankingQualidade de serviçoService QualityFintechs: um estudo da qualidade dos serviços de contas bancárias digitais na percepção dos clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFintechsUmEstudoDaQualidadeDosServicos_Lima_2020.pdfapplication/pdf852631https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34903/1/FintechsUmEstudoDaQualidadeDosServicos_Lima_2020.pdfe3d07732efab177d78bd06d050efa910MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34903/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTFintechsUmEstudoDaQualidadeDosServicos_Lima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain84464https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34903/3/FintechsUmEstudoDaQualidadeDosServicos_Lima_2020.pdf.txt586f171277bc7272987999a1ef836b67MD53123456789/349032021-09-20 11:52:36.0oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34903PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkZFREVSQUwgVU5JVkVSU0lUWSBPRiBSSU8gR1JBTkRFIERPIE5PUlRFPC9zdHJvbmc+PC9jZW50ZXI+CjxjZW50ZXI+PHN0cm9uZz5ESUdJVEFMIE1PTk9HUkFQSFMgTElCUkFSWTwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5BdXRob3JpemF0aW9uIFRlcm0gZm9yIHRoZSBhdmFpbGFiaWxpdHkgb2YgTW9ub2dyYXBocyBmb3IgVW5kZXJncmFkdWF0ZSBhbmQgU3BlY2lhbGl6YXRpb24gaW4gdGhlIERpZ2l0YWwgTGlicmFyeSBvZiBNb25vZ3JhcGhzIChCRE0pPC9jZW50ZXI+CgpBcyB0aGUgY29weXJpZ2h0IG93bmVyIG9mIHRoZSBtb25vZ3JhcGgsIEkgYXV0aG9yaXplIHRoZSBGZWRlcmFsIFVuaXZlcnNpdHkgb2YgUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSAoVUZSTikgdG8gbWFrZSBhdmFpbGFibGUgdGhyb3VnaCB0aGUgRGlnaXRhbCBMaWJyYXJ5IG9mIE1vbm9ncmFwaHMgb2YgVUZSTiwgd2l0aG91dCByZWltYnVyc2VtZW50IG9mIGNvcHlyaWdodCwgYWNjb3JkaW5nIHRvIExhdyA5NjEwLzk4ICwgdGhlIGZ1bGwgdGV4dCBvZiB0aGUgd29yayBzdWJtaXR0ZWQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHJlYWRpbmcsIHByaW50aW5nIGFuZCAvIG9yIGRvd25sb2FkaW5nLCBhcyBhIG1lYW5zIG9mIGRpc3NlbWluYXRpbmcgQnJhemlsaWFuIHNjaWVudGlmaWMgcHJvZHVjdGlvbiwgYXMgb2YgdGhlIGRhdGUgb2Ygc3VibWlzc2lvbi4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:52:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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