A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37655 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo iniciar um diálogo teórico entre assuntos que abordam o sentido da produção de espaços gastronômicos e espaços turísticos, em uma perspectiva histórica, cultural e comercial, analisando suas características estruturais e imagéticas com base em pesquisa bibliográfica complementada por uma análise descritiva exploratória com abordagem qualitativa. O trabalho posicionou conceitos, teorias e resultados observados em campo em função de uma compreensão do posicionamento dos bares com relação a suas raízes históricas na cidade e seu posicionamento estratégico comercial para a construção de uma identidade, e observou como esses espaços dinamizam a oferta turística. A produção do espaço em função de experiência de imersão utilizando-se da imagem simbólica e/ou conjugação de temas, revela-se então como um vetor de expressão cultural e produção de sentido do espaço e do consumo, modificando e construindo a oferta turística e identidade da cidade. |
id |
UFRN_130a56e25abe6319c92b67844b2d005a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37655 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Hallyson Santos doAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraSeabra, Anderson Leonardo de CastroFerreira, Lissa Valéria Fernandes2018-12-17T18:49:29Z2021-09-22T13:57:30Z2018-12-17T18:49:29Z2021-09-22T13:57:30Z20182014053959NASCIMENTO, Hallyson Santos do. A Cidade e o Bar - O Sentido de Produção de Espaços. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37655Este trabalho tem como objetivo iniciar um diálogo teórico entre assuntos que abordam o sentido da produção de espaços gastronômicos e espaços turísticos, em uma perspectiva histórica, cultural e comercial, analisando suas características estruturais e imagéticas com base em pesquisa bibliográfica complementada por uma análise descritiva exploratória com abordagem qualitativa. O trabalho posicionou conceitos, teorias e resultados observados em campo em função de uma compreensão do posicionamento dos bares com relação a suas raízes históricas na cidade e seu posicionamento estratégico comercial para a construção de uma identidade, e observou como esses espaços dinamizam a oferta turística. A produção do espaço em função de experiência de imersão utilizando-se da imagem simbólica e/ou conjugação de temas, revela-se então como um vetor de expressão cultural e produção de sentido do espaço e do consumo, modificando e construindo a oferta turística e identidade da cidade.This work aims to initiate a dialogue between theoretical issues that approach the sense of the production of gastronomic spaces and tourist spaces in a historical, cultural and comercial perspective, analyzing its structural and imagery characteristics based on a bibliographical research complemented by an exploratory descriptive analysis with a qualitative approach. The study posited concepts, theories and results observed in field in function of an understanding of the positioning of the bars related to their historical roots in the city and its comercial strategic positioning to the construction of an identity, and observed how these spaces dynamize the tourist offer. The production of space as a function of immersion experience using the symbolic image and/or the combination of themes reveals itself as a vector of cultural expression and production of sense of space and consumption, modifying and constructing tourism and identity of the city.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing TurísticoBaresLazerSemióticaTourist MarketingBarsRecreationSemioticsA Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALACidadeeoBar_Nascimento_2018application/octet-stream968872https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/3/ACidadeeoBar_Nascimento_20187539bc5bccff66cb19a85b64d5ae1221MD53TEXTACidadeeoBar_Nascimento_2018.txtExtracted texttext/plain67219https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/4/ACidadeeoBar_Nascimento_2018.txtc79016df24f216ca006513f3b872e12aMD54123456789/376552021-09-22 10:57:30.547oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:57:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços |
title |
A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços |
spellingShingle |
A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços Nascimento, Hallyson Santos do Marketing Turístico Bares Lazer Semiótica Tourist Marketing Bars Recreation Semiotics |
title_short |
A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços |
title_full |
A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços |
title_fullStr |
A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços |
title_full_unstemmed |
A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços |
title_sort |
A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços |
author |
Nascimento, Hallyson Santos do |
author_facet |
Nascimento, Hallyson Santos do |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Seabra, Anderson Leonardo de Castro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Hallyson Santos do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes |
contributor_str_mv |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Turístico Bares Lazer Semiótica Tourist Marketing Bars Recreation Semiotics |
topic |
Marketing Turístico Bares Lazer Semiótica Tourist Marketing Bars Recreation Semiotics |
description |
Este trabalho tem como objetivo iniciar um diálogo teórico entre assuntos que abordam o sentido da produção de espaços gastronômicos e espaços turísticos, em uma perspectiva histórica, cultural e comercial, analisando suas características estruturais e imagéticas com base em pesquisa bibliográfica complementada por uma análise descritiva exploratória com abordagem qualitativa. O trabalho posicionou conceitos, teorias e resultados observados em campo em função de uma compreensão do posicionamento dos bares com relação a suas raízes históricas na cidade e seu posicionamento estratégico comercial para a construção de uma identidade, e observou como esses espaços dinamizam a oferta turística. A produção do espaço em função de experiência de imersão utilizando-se da imagem simbólica e/ou conjugação de temas, revela-se então como um vetor de expressão cultural e produção de sentido do espaço e do consumo, modificando e construindo a oferta turística e identidade da cidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-17T18:49:29Z 2021-09-22T13:57:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-17T18:49:29Z 2021-09-22T13:57:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2014053959 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Hallyson Santos do. A Cidade e o Bar - O Sentido de Produção de Espaços. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37655 |
identifier_str_mv |
2014053959 NASCIMENTO, Hallyson Santos do. A Cidade e o Bar - O Sentido de Produção de Espaços. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/1/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/3/ACidadeeoBar_Nascimento_2018 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/4/ACidadeeoBar_Nascimento_2018.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 7539bc5bccff66cb19a85b64d5ae1221 c79016df24f216ca006513f3b872e12a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832747996250112 |