A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Hallyson Santos do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37655
Resumo: Este trabalho tem como objetivo iniciar um diálogo teórico entre assuntos que abordam o sentido da produção de espaços gastronômicos e espaços turísticos, em uma perspectiva histórica, cultural e comercial, analisando suas características estruturais e imagéticas com base em pesquisa bibliográfica complementada por uma análise descritiva exploratória com abordagem qualitativa. O trabalho posicionou conceitos, teorias e resultados observados em campo em função de uma compreensão do posicionamento dos bares com relação a suas raízes históricas na cidade e seu posicionamento estratégico comercial para a construção de uma identidade, e observou como esses espaços dinamizam a oferta turística. A produção do espaço em função de experiência de imersão utilizando-se da imagem simbólica e/ou conjugação de temas, revela-se então como um vetor de expressão cultural e produção de sentido do espaço e do consumo, modificando e construindo a oferta turística e identidade da cidade.
id UFRN_130a56e25abe6319c92b67844b2d005a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37655
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Hallyson Santos doAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraSeabra, Anderson Leonardo de CastroFerreira, Lissa Valéria Fernandes2018-12-17T18:49:29Z2021-09-22T13:57:30Z2018-12-17T18:49:29Z2021-09-22T13:57:30Z20182014053959NASCIMENTO, Hallyson Santos do. A Cidade e o Bar - O Sentido de Produção de Espaços. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37655Este trabalho tem como objetivo iniciar um diálogo teórico entre assuntos que abordam o sentido da produção de espaços gastronômicos e espaços turísticos, em uma perspectiva histórica, cultural e comercial, analisando suas características estruturais e imagéticas com base em pesquisa bibliográfica complementada por uma análise descritiva exploratória com abordagem qualitativa. O trabalho posicionou conceitos, teorias e resultados observados em campo em função de uma compreensão do posicionamento dos bares com relação a suas raízes históricas na cidade e seu posicionamento estratégico comercial para a construção de uma identidade, e observou como esses espaços dinamizam a oferta turística. A produção do espaço em função de experiência de imersão utilizando-se da imagem simbólica e/ou conjugação de temas, revela-se então como um vetor de expressão cultural e produção de sentido do espaço e do consumo, modificando e construindo a oferta turística e identidade da cidade.This work aims to initiate a dialogue between theoretical issues that approach the sense of the production of gastronomic spaces and tourist spaces in a historical, cultural and comercial perspective, analyzing its structural and imagery characteristics based on a bibliographical research complemented by an exploratory descriptive analysis with a qualitative approach. The study posited concepts, theories and results observed in field in function of an understanding of the positioning of the bars related to their historical roots in the city and its comercial strategic positioning to the construction of an identity, and observed how these spaces dynamize the tourist offer. The production of space as a function of immersion experience using the symbolic image and/or the combination of themes reveals itself as a vector of cultural expression and production of sense of space and consumption, modifying and constructing tourism and identity of the city.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing TurísticoBaresLazerSemióticaTourist MarketingBarsRecreationSemioticsA Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALACidadeeoBar_Nascimento_2018application/octet-stream968872https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/3/ACidadeeoBar_Nascimento_20187539bc5bccff66cb19a85b64d5ae1221MD53TEXTACidadeeoBar_Nascimento_2018.txtExtracted texttext/plain67219https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/4/ACidadeeoBar_Nascimento_2018.txtc79016df24f216ca006513f3b872e12aMD54123456789/376552021-09-22 10:57:30.547oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:57:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços
title A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços
spellingShingle A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços
Nascimento, Hallyson Santos do
Marketing Turístico
Bares
Lazer
Semiótica
Tourist Marketing
Bars
Recreation
Semiotics
title_short A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços
title_full A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços
title_fullStr A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços
title_full_unstemmed A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços
title_sort A Cidade e o Bar - o sentido de produção de espaços
author Nascimento, Hallyson Santos do
author_facet Nascimento, Hallyson Santos do
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Seabra, Anderson Leonardo de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Hallyson Santos do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Turístico
Bares
Lazer
Semiótica
Tourist Marketing
Bars
Recreation
Semiotics
topic Marketing Turístico
Bares
Lazer
Semiótica
Tourist Marketing
Bars
Recreation
Semiotics
description Este trabalho tem como objetivo iniciar um diálogo teórico entre assuntos que abordam o sentido da produção de espaços gastronômicos e espaços turísticos, em uma perspectiva histórica, cultural e comercial, analisando suas características estruturais e imagéticas com base em pesquisa bibliográfica complementada por uma análise descritiva exploratória com abordagem qualitativa. O trabalho posicionou conceitos, teorias e resultados observados em campo em função de uma compreensão do posicionamento dos bares com relação a suas raízes históricas na cidade e seu posicionamento estratégico comercial para a construção de uma identidade, e observou como esses espaços dinamizam a oferta turística. A produção do espaço em função de experiência de imersão utilizando-se da imagem simbólica e/ou conjugação de temas, revela-se então como um vetor de expressão cultural e produção de sentido do espaço e do consumo, modificando e construindo a oferta turística e identidade da cidade.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-17T18:49:29Z
2021-09-22T13:57:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-17T18:49:29Z
2021-09-22T13:57:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014053959
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Hallyson Santos do. A Cidade e o Bar - O Sentido de Produção de Espaços. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37655
identifier_str_mv 2014053959
NASCIMENTO, Hallyson Santos do. A Cidade e o Bar - O Sentido de Produção de Espaços. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/3/ACidadeeoBar_Nascimento_2018
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37655/4/ACidadeeoBar_Nascimento_2018.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
7539bc5bccff66cb19a85b64d5ae1221
c79016df24f216ca006513f3b872e12a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832747996250112