Endomarketing 4.0 nas companhias aéreas: uma análise do conteúdo digital das influenciadoras Josy Queiroz (GOL) e Ana Marcondes (LATAM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Willian de Souza de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34475
Resumo: Com o desenvolvimento dos meios de comunicação na contemporaneidade, a internet tornou-se palco para o relacionamento entre marcas e pessoas, e na aviação comercial não foi diferente. Nesse contexto, um fenômeno surgiu nas companhias aéreas nos últimos anos, que foi a popularização de influenciadores digitais que são ou já foram colaboradores nelas. Esses influenciadores concentram milhares de seguidores por compartilhar suas experiências ao exercer profissões específicas, como comissários de bordo e pilotos. Dessa forma, será feito uma análise do conteúdo publicado por duas influenciadoras vinculadas as duas maiores companhias aéreas brasileiras através de vídeos no YouTube, e presença na rede social Instagram, sendo elas: Josy Queiroz, comissária de bordo da Gol Linhas Aéreas, e Ana Marcondes, que no passado já colaborou com a Latam Airlines. Para tal análise dos conteúdos, usaremos os conceitos de SCHULTZ (1993), BEKIN (1995) e CASAS (2007) para o aprofundamento nos estudos sobre Endomarketing, e a teoria de KOTLER (2017), que apresenta os seis atributos das marcas centrados no ser humano no contexto do Marketing 4.0. O objetivo é compreender como as marcas se fazem presentes através do conteúdo publicado pelos seus colaboradores na internet, e a relação que o Endomarketing possuem nesse processo.
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