Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renan Carlos Medeiros da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45853
Resumo: Esta pesquisa-intervenção dialoga com o híbrido professor-performer no processo de criação de uma prática denominada roteiro performativo. Realizada com turmas do ensino básico fundamental e médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (Natal – RN), as intervenções no corpo escolar foram apresentadas na jornada Nuvem de Partilhas – O Chão no Qual Pisamos (2019), realizada na escola pelo LABPerformance (Laboratório de Performance e Teatro Performativo - UFRN). Estruturada em formato de material educativo, apresenta quatro cadernos dissertativos compostos pelos roteiros performativos das ações pedagógicas presentes no catálogo do evento; colagens e fotografias; mídias e textos escritos durante a sua realização. No caderno Lousas: o pensamento em arte na prática do professor-performer, há um diálogo sobre o trajeto de composição dos projetos de performance e como eles partiram do conteúdo em arte ensinado em sala de aula para o conjunto de roteiros performativos criados nesta pesquisa. Em um segundo momento, o caderno Cartografias: configurações para os elementos corporais da performance, expõe as intervenções que surgiram nessas vivências entre o professorperformer e o corpo discente por meio de visualizações de mapas, linguagens e afetos. O terceiro caderno, Roteiro Performativo: laboratórios pedagógicos em práticas work in process, tem a finalidade de perceber como o professor-performer opera a criação coletiva de um roteiro performativo, ele consiste em uma reflexão dos acionadores performativos do corpo imerso em laboratórios work in process e quais elementos compõem a sua escrita. Há o Roteiro Performativo: circuito de ações pedagógicas em performance, onde são publicadas as 30 práticas criadas nesta pesquisa. Ele pode ser consultado em qualquer momento da leitura e é um convite ao leitor para ativá-las por meio da experiência. Portanto, ao fomentar no espaço da escola pública poéticas particulares conectadas intimamente ao seu trajeto pessoal fora dela, o roteiro performativo se constitui como expressão dos questionamentos que professores e alunos trazem para a sua formação. As diferentes formas de ancoragem do desejo nos processos subjetivos das diferentes identidades do corpo escolar produziram o exercício da linguagem artística para dar corpo aos impulsos gerados, de acordo com os valores expressos nos direitos humanos.
id UFRN_1385882142986e505f07336e03ecd103
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45853
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Renan Carlos Medeiros dahttp://lattes.cnpq.br/6680123864481593http://lattes.cnpq.br/6380609562860913Coutinho, Karyne Diashttp://lattes.cnpq.br/6013805360280552Rupp, Bettinahttp://lattes.cnpq.br/5489366541448342Seixas, Rebeka Caroçahttp://lattes.cnpq.br/5921100363941626Ciotti, Naira Neide2022-02-07T18:23:22Z2022-02-07T18:23:22Z2021-08-30SILVA, Renan Carlos Medeiros da. Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer. 2021. 163f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45853Esta pesquisa-intervenção dialoga com o híbrido professor-performer no processo de criação de uma prática denominada roteiro performativo. Realizada com turmas do ensino básico fundamental e médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (Natal – RN), as intervenções no corpo escolar foram apresentadas na jornada Nuvem de Partilhas – O Chão no Qual Pisamos (2019), realizada na escola pelo LABPerformance (Laboratório de Performance e Teatro Performativo - UFRN). Estruturada em formato de material educativo, apresenta quatro cadernos dissertativos compostos pelos roteiros performativos das ações pedagógicas presentes no catálogo do evento; colagens e fotografias; mídias e textos escritos durante a sua realização. No caderno Lousas: o pensamento em arte na prática do professor-performer, há um diálogo sobre o trajeto de composição dos projetos de performance e como eles partiram do conteúdo em arte ensinado em sala de aula para o conjunto de roteiros performativos criados nesta pesquisa. Em um segundo momento, o caderno Cartografias: configurações para os elementos corporais da performance, expõe as intervenções que surgiram nessas vivências entre o professorperformer e o corpo discente por meio de visualizações de mapas, linguagens e afetos. O terceiro caderno, Roteiro Performativo: laboratórios pedagógicos em práticas work in process, tem a finalidade de perceber como o professor-performer opera a criação coletiva de um roteiro performativo, ele consiste em uma reflexão dos acionadores performativos do corpo imerso em laboratórios work in process e quais elementos compõem a sua escrita. Há o Roteiro Performativo: circuito de ações pedagógicas em performance, onde são publicadas as 30 práticas criadas nesta pesquisa. Ele pode ser consultado em qualquer momento da leitura e é um convite ao leitor para ativá-las por meio da experiência. Portanto, ao fomentar no espaço da escola pública poéticas particulares conectadas intimamente ao seu trajeto pessoal fora dela, o roteiro performativo se constitui como expressão dos questionamentos que professores e alunos trazem para a sua formação. As diferentes formas de ancoragem do desejo nos processos subjetivos das diferentes identidades do corpo escolar produziram o exercício da linguagem artística para dar corpo aos impulsos gerados, de acordo com os valores expressos nos direitos humanos.These research-intervention dialogues with the hybrid teacher-performer in the process of creating a practice called performative script. Carried out with elementary and high school classes at the Desembargador Floriano Cavalcanti State School (Natal – RN), the interventions in the school body were presented in the journey Cloud of Shares – The Floor We Step (2019), held at the school by LABPerformance (Laboratory of Performance and Performative Theater - UFRN). Structured in the format of educational material, it presents four dissertation notebooks composed of the performative scriptss of the pedagogical actions present in the event's catalogue; collages and photographs; media and written texts during its realization. In the School Boards notebook: thinking in art in the practice of the teacher-performer, there is a dialogue about the path of composition of performance projects and how they departed from the art content taught in the classroom to the set of performative scripts created in this research. In a second moment, the Cartographies notebook: configurations for the bodily elements of performance, exposes the interventions that emerged in these experiences between the teacher-performer and the student body through visualizations of maps, languages and affection. The third notebook, Performative Scriptt: pedagogical laboratories in work in progress practices, aims to understand how the teacher-performer operates the collective creation of a performative script, it consists of a reflection of the performative triggers of the body immersed in work in progress laboratories and which elements compose the writing. There is the Performative Script: circuit of pedagogical actions in performance, where the 30 practices created in this research are published. It can be consulted at any time during the reading and is an invitation to the reader to activate them through experience. Therefore, by fomenting private poetics in the public school space intimately connected to their personal path outside it, the performative script is constituted as an expression of the questions that teachers and students bring to their training. The different forms of anchoring desire in the subjective processes of the different identities of the school body produced the exercise of artistic language to embody the generated impulses, in accordance with the values expressed in human rights.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilProfessores de ArtePerformance (Arte)Arte - estudo e ensinoRoteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRoteiroperformativocircuito_Silva_2021.pdfapplication/pdf60464208https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45853/1/Roteiroperformativocircuito_Silva_2021.pdf68d2e9bb246dc99e96e2c09e0259b665MD51123456789/458532022-05-02 12:06:16.611oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45853Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:06:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer
title Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer
spellingShingle Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer
Silva, Renan Carlos Medeiros da
Professores de Arte
Performance (Arte)
Arte - estudo e ensino
title_short Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer
title_full Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer
title_fullStr Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer
title_full_unstemmed Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer
title_sort Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer
author Silva, Renan Carlos Medeiros da
author_facet Silva, Renan Carlos Medeiros da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6680123864481593
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6380609562860913
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Coutinho, Karyne Dias
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6013805360280552
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rupp, Bettina
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5489366541448342
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Seixas, Rebeka Caroça
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5921100363941626
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renan Carlos Medeiros da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ciotti, Naira Neide
contributor_str_mv Ciotti, Naira Neide
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de Arte
Performance (Arte)
Arte - estudo e ensino
topic Professores de Arte
Performance (Arte)
Arte - estudo e ensino
description Esta pesquisa-intervenção dialoga com o híbrido professor-performer no processo de criação de uma prática denominada roteiro performativo. Realizada com turmas do ensino básico fundamental e médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (Natal – RN), as intervenções no corpo escolar foram apresentadas na jornada Nuvem de Partilhas – O Chão no Qual Pisamos (2019), realizada na escola pelo LABPerformance (Laboratório de Performance e Teatro Performativo - UFRN). Estruturada em formato de material educativo, apresenta quatro cadernos dissertativos compostos pelos roteiros performativos das ações pedagógicas presentes no catálogo do evento; colagens e fotografias; mídias e textos escritos durante a sua realização. No caderno Lousas: o pensamento em arte na prática do professor-performer, há um diálogo sobre o trajeto de composição dos projetos de performance e como eles partiram do conteúdo em arte ensinado em sala de aula para o conjunto de roteiros performativos criados nesta pesquisa. Em um segundo momento, o caderno Cartografias: configurações para os elementos corporais da performance, expõe as intervenções que surgiram nessas vivências entre o professorperformer e o corpo discente por meio de visualizações de mapas, linguagens e afetos. O terceiro caderno, Roteiro Performativo: laboratórios pedagógicos em práticas work in process, tem a finalidade de perceber como o professor-performer opera a criação coletiva de um roteiro performativo, ele consiste em uma reflexão dos acionadores performativos do corpo imerso em laboratórios work in process e quais elementos compõem a sua escrita. Há o Roteiro Performativo: circuito de ações pedagógicas em performance, onde são publicadas as 30 práticas criadas nesta pesquisa. Ele pode ser consultado em qualquer momento da leitura e é um convite ao leitor para ativá-las por meio da experiência. Portanto, ao fomentar no espaço da escola pública poéticas particulares conectadas intimamente ao seu trajeto pessoal fora dela, o roteiro performativo se constitui como expressão dos questionamentos que professores e alunos trazem para a sua formação. As diferentes formas de ancoragem do desejo nos processos subjetivos das diferentes identidades do corpo escolar produziram o exercício da linguagem artística para dar corpo aos impulsos gerados, de acordo com os valores expressos nos direitos humanos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-07T18:23:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-07T18:23:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Renan Carlos Medeiros da. Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer. 2021. 163f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45853
identifier_str_mv SILVA, Renan Carlos Medeiros da. Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer. 2021. 163f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45853/1/Roteiroperformativocircuito_Silva_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 68d2e9bb246dc99e96e2c09e0259b665
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117833316892672