A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vinícius Gonçalves Gil de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251766
Resumo: A presente pesquisa parte da articulação entre o performer e o educador que sou e que coexistem na sala de aula e busca responder quais são as possíveis contribuições que um Performer Educador pode oferecer aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio por meio de uma proposta de atuação artístico pedagógica. Postulo o termo Performer Educador com luz ao que tratam Andrade e Godoy, Fabião e Machado acerca da educação em dança, em artes cênicas e em performance conduzido pelo olhar de Paulo Freire e as notas sobre experiências de Larrosa pensando o Performer Educador como sujeito da experiência em dança a fim de criar condições e possibilidades de entendimento do corpo e da comunicação por meio dele propondo que o estudante torne-se um sujeito ativo diante do aprendizado em arte na rede pública estadual de São Paulo. Deste modo apresento um estudo de natureza empírica de abordagem qualitativa em que trago como procedimentos um primeiro momento de busca netnográfica em que recolho materiais diversos e da literatura disponível dos bancos de dados da área, em seguida, descrevo e relato minhas experiências em sala de aula, com a preocupação de refletir sobre elas, para ao final entrelaçar esses momentos tecendo considerações acerca do que considero ser um Performer Educador em ação.
id UNSP_9442e79411d16aebad8e7d97f3b09ea5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251766
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educadorThe room and the scene: rehearsals to tension the performer educatorArte - Estudo e ensinoPerformance (Arte)Professores de arteDança na educaçãoA presente pesquisa parte da articulação entre o performer e o educador que sou e que coexistem na sala de aula e busca responder quais são as possíveis contribuições que um Performer Educador pode oferecer aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio por meio de uma proposta de atuação artístico pedagógica. Postulo o termo Performer Educador com luz ao que tratam Andrade e Godoy, Fabião e Machado acerca da educação em dança, em artes cênicas e em performance conduzido pelo olhar de Paulo Freire e as notas sobre experiências de Larrosa pensando o Performer Educador como sujeito da experiência em dança a fim de criar condições e possibilidades de entendimento do corpo e da comunicação por meio dele propondo que o estudante torne-se um sujeito ativo diante do aprendizado em arte na rede pública estadual de São Paulo. Deste modo apresento um estudo de natureza empírica de abordagem qualitativa em que trago como procedimentos um primeiro momento de busca netnográfica em que recolho materiais diversos e da literatura disponível dos bancos de dados da área, em seguida, descrevo e relato minhas experiências em sala de aula, com a preocupação de refletir sobre elas, para ao final entrelaçar esses momentos tecendo considerações acerca do que considero ser um Performer Educador em ação.This research starts from the articulation between the performer and the educator that I am and that coexist in the classroom and seeks to answer what are the possible contributions that a Performer Educator can offer to the students of the 1st grade of high school through a proposal of artistic and pedagogical performance. I postulate the term Performer Educator in the light of Andrade and Godoy, Fabião and Machado's reflections on dance education, scenic arts, and performance education in the light of Paulo Freire's view and Larrosa's notes on experiences, thinking of the Performer Educator as the subject of the dance experience to create conditions and possibilities for the understanding of the body and communication through it, proposing that the student becomes an active subject in the face of learning in art at public school of São Paulo state. In this way, I present an empirical study with a qualitative approach in which my procedures include the first step of netnographic research in which I gather diverse materials and literature available in the databases of the area. Next, I describe and report my experiences in the classroom, reflecting on them and, in the end, interweaving these moments with considerations about what I consider to be a Performer Educator in action.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vilela, Lilian FreitasOliveira, Vinícius Gonçalves Gil de2023-12-07T19:33:27Z2023-12-07T19:33:27Z2023-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25176638297198465743060009-0006-2940-916Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:06:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251766Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:59:57.659219Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador
The room and the scene: rehearsals to tension the performer educator
title A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador
spellingShingle A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador
Oliveira, Vinícius Gonçalves Gil de
Arte - Estudo e ensino
Performance (Arte)
Professores de arte
Dança na educação
title_short A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador
title_full A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador
title_fullStr A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador
title_full_unstemmed A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador
title_sort A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador
author Oliveira, Vinícius Gonçalves Gil de
author_facet Oliveira, Vinícius Gonçalves Gil de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Lilian Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vinícius Gonçalves Gil de
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Performance (Arte)
Professores de arte
Dança na educação
topic Arte - Estudo e ensino
Performance (Arte)
Professores de arte
Dança na educação
description A presente pesquisa parte da articulação entre o performer e o educador que sou e que coexistem na sala de aula e busca responder quais são as possíveis contribuições que um Performer Educador pode oferecer aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio por meio de uma proposta de atuação artístico pedagógica. Postulo o termo Performer Educador com luz ao que tratam Andrade e Godoy, Fabião e Machado acerca da educação em dança, em artes cênicas e em performance conduzido pelo olhar de Paulo Freire e as notas sobre experiências de Larrosa pensando o Performer Educador como sujeito da experiência em dança a fim de criar condições e possibilidades de entendimento do corpo e da comunicação por meio dele propondo que o estudante torne-se um sujeito ativo diante do aprendizado em arte na rede pública estadual de São Paulo. Deste modo apresento um estudo de natureza empírica de abordagem qualitativa em que trago como procedimentos um primeiro momento de busca netnográfica em que recolho materiais diversos e da literatura disponível dos bancos de dados da área, em seguida, descrevo e relato minhas experiências em sala de aula, com a preocupação de refletir sobre elas, para ao final entrelaçar esses momentos tecendo considerações acerca do que considero ser um Performer Educador em ação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07T19:33:27Z
2023-12-07T19:33:27Z
2023-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251766
3829719846574306
0009-0006-2940-916X
url https://hdl.handle.net/11449/251766
identifier_str_mv 3829719846574306
0009-0006-2940-916X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128591450341376