A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251766 |
Resumo: | A presente pesquisa parte da articulação entre o performer e o educador que sou e que coexistem na sala de aula e busca responder quais são as possíveis contribuições que um Performer Educador pode oferecer aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio por meio de uma proposta de atuação artístico pedagógica. Postulo o termo Performer Educador com luz ao que tratam Andrade e Godoy, Fabião e Machado acerca da educação em dança, em artes cênicas e em performance conduzido pelo olhar de Paulo Freire e as notas sobre experiências de Larrosa pensando o Performer Educador como sujeito da experiência em dança a fim de criar condições e possibilidades de entendimento do corpo e da comunicação por meio dele propondo que o estudante torne-se um sujeito ativo diante do aprendizado em arte na rede pública estadual de São Paulo. Deste modo apresento um estudo de natureza empírica de abordagem qualitativa em que trago como procedimentos um primeiro momento de busca netnográfica em que recolho materiais diversos e da literatura disponível dos bancos de dados da área, em seguida, descrevo e relato minhas experiências em sala de aula, com a preocupação de refletir sobre elas, para ao final entrelaçar esses momentos tecendo considerações acerca do que considero ser um Performer Educador em ação. |
id |
UNSP_9442e79411d16aebad8e7d97f3b09ea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251766 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educadorThe room and the scene: rehearsals to tension the performer educatorArte - Estudo e ensinoPerformance (Arte)Professores de arteDança na educaçãoA presente pesquisa parte da articulação entre o performer e o educador que sou e que coexistem na sala de aula e busca responder quais são as possíveis contribuições que um Performer Educador pode oferecer aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio por meio de uma proposta de atuação artístico pedagógica. Postulo o termo Performer Educador com luz ao que tratam Andrade e Godoy, Fabião e Machado acerca da educação em dança, em artes cênicas e em performance conduzido pelo olhar de Paulo Freire e as notas sobre experiências de Larrosa pensando o Performer Educador como sujeito da experiência em dança a fim de criar condições e possibilidades de entendimento do corpo e da comunicação por meio dele propondo que o estudante torne-se um sujeito ativo diante do aprendizado em arte na rede pública estadual de São Paulo. Deste modo apresento um estudo de natureza empírica de abordagem qualitativa em que trago como procedimentos um primeiro momento de busca netnográfica em que recolho materiais diversos e da literatura disponível dos bancos de dados da área, em seguida, descrevo e relato minhas experiências em sala de aula, com a preocupação de refletir sobre elas, para ao final entrelaçar esses momentos tecendo considerações acerca do que considero ser um Performer Educador em ação.This research starts from the articulation between the performer and the educator that I am and that coexist in the classroom and seeks to answer what are the possible contributions that a Performer Educator can offer to the students of the 1st grade of high school through a proposal of artistic and pedagogical performance. I postulate the term Performer Educator in the light of Andrade and Godoy, Fabião and Machado's reflections on dance education, scenic arts, and performance education in the light of Paulo Freire's view and Larrosa's notes on experiences, thinking of the Performer Educator as the subject of the dance experience to create conditions and possibilities for the understanding of the body and communication through it, proposing that the student becomes an active subject in the face of learning in art at public school of São Paulo state. In this way, I present an empirical study with a qualitative approach in which my procedures include the first step of netnographic research in which I gather diverse materials and literature available in the databases of the area. Next, I describe and report my experiences in the classroom, reflecting on them and, in the end, interweaving these moments with considerations about what I consider to be a Performer Educator in action.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vilela, Lilian FreitasOliveira, Vinícius Gonçalves Gil de2023-12-07T19:33:27Z2023-12-07T19:33:27Z2023-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25176638297198465743060009-0006-2940-916Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:06:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251766Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:59:57.659219Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador The room and the scene: rehearsals to tension the performer educator |
title |
A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador |
spellingShingle |
A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador Oliveira, Vinícius Gonçalves Gil de Arte - Estudo e ensino Performance (Arte) Professores de arte Dança na educação |
title_short |
A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador |
title_full |
A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador |
title_fullStr |
A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador |
title_full_unstemmed |
A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador |
title_sort |
A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador |
author |
Oliveira, Vinícius Gonçalves Gil de |
author_facet |
Oliveira, Vinícius Gonçalves Gil de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilela, Lilian Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vinícius Gonçalves Gil de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Estudo e ensino Performance (Arte) Professores de arte Dança na educação |
topic |
Arte - Estudo e ensino Performance (Arte) Professores de arte Dança na educação |
description |
A presente pesquisa parte da articulação entre o performer e o educador que sou e que coexistem na sala de aula e busca responder quais são as possíveis contribuições que um Performer Educador pode oferecer aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio por meio de uma proposta de atuação artístico pedagógica. Postulo o termo Performer Educador com luz ao que tratam Andrade e Godoy, Fabião e Machado acerca da educação em dança, em artes cênicas e em performance conduzido pelo olhar de Paulo Freire e as notas sobre experiências de Larrosa pensando o Performer Educador como sujeito da experiência em dança a fim de criar condições e possibilidades de entendimento do corpo e da comunicação por meio dele propondo que o estudante torne-se um sujeito ativo diante do aprendizado em arte na rede pública estadual de São Paulo. Deste modo apresento um estudo de natureza empírica de abordagem qualitativa em que trago como procedimentos um primeiro momento de busca netnográfica em que recolho materiais diversos e da literatura disponível dos bancos de dados da área, em seguida, descrevo e relato minhas experiências em sala de aula, com a preocupação de refletir sobre elas, para ao final entrelaçar esses momentos tecendo considerações acerca do que considero ser um Performer Educador em ação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-07T19:33:27Z 2023-12-07T19:33:27Z 2023-10-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/251766 3829719846574306 0009-0006-2940-916X |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251766 |
identifier_str_mv |
3829719846574306 0009-0006-2940-916X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128591450341376 |