O artista-docente: a lentidão como escolha processual em dança
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23913 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a lentidão como metodologia de conhecimento do corpo e como potência criativa para a dança. Compreende a lentidão como potência qualitativa, proporcionando reflexões acerca do corpo na dança. O processo de aceleração dos corpos na contemporaneidade abriu espaços potentes de investigação nesta pesquisa, como: refletir acerca do processo de desaceleração do corpo que dança, culminando em uma reflexão sobre a pausa na dança; investigar como se dá através do sabor da lentidão o processo de entendimento qualitativo do movimento dançado, no seu fazer artístico-criativo e pedagógico; propor a dança como potência, proporcionando o entendimento da mesma como área de conhecimento e de ampliação da consciência por meio das experiências vividas. Os relatos da infância, do início da trajetória artística, da aplicação prática da pesquisa realizada na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, do projeto cênico Amiúde (2015) e do fazer artístico-docente proporcionaram uma reflexão acerca das potencialidades da dança, propondo a lentidão como linguagem em dança que se constrói aos poucos e profundamente, gerando um aumento na consciência de si e do mundo. A lentidão atua nesta pesquisa como objetivo de investigação principal e como metodologia de uma linguagem em dança. O estudo da Eukinética labaniana, da “dança pelos sentidos: composição coreográfica” e da “improvisação pelos sentidos” de Leal (2012) nos fizeram perceber que as pesquisas acerca das qualidades expressivas do movimento dançado e a investigação de propostas metodológicas em dança contemporânea, baseadas nos sentidos, culminaram no entendimento do movimento, da pausa e da dança como potências qualitativas que ampliam a consciência do corpo, entendendo-o em sua totalidade. |
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Zacarias Neto, Juarezhttp://lattes.cnpq.br/4554709494112773http://lattes.cnpq.br/7186636825591706Porpino, Karenine de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396Mundim, Ana Carolina da Rochahttp://lattes.cnpq.br/7278100898972514Leal, Patricia Garcia2017-09-15T19:00:26Z2017-09-15T19:00:26Z2016-04-05ZACARIAS NETO, Juarez. O artista-docente: a lentidão como escolha processual em dança. 2016. 123f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23913A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a lentidão como metodologia de conhecimento do corpo e como potência criativa para a dança. Compreende a lentidão como potência qualitativa, proporcionando reflexões acerca do corpo na dança. O processo de aceleração dos corpos na contemporaneidade abriu espaços potentes de investigação nesta pesquisa, como: refletir acerca do processo de desaceleração do corpo que dança, culminando em uma reflexão sobre a pausa na dança; investigar como se dá através do sabor da lentidão o processo de entendimento qualitativo do movimento dançado, no seu fazer artístico-criativo e pedagógico; propor a dança como potência, proporcionando o entendimento da mesma como área de conhecimento e de ampliação da consciência por meio das experiências vividas. Os relatos da infância, do início da trajetória artística, da aplicação prática da pesquisa realizada na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, do projeto cênico Amiúde (2015) e do fazer artístico-docente proporcionaram uma reflexão acerca das potencialidades da dança, propondo a lentidão como linguagem em dança que se constrói aos poucos e profundamente, gerando um aumento na consciência de si e do mundo. A lentidão atua nesta pesquisa como objetivo de investigação principal e como metodologia de uma linguagem em dança. O estudo da Eukinética labaniana, da “dança pelos sentidos: composição coreográfica” e da “improvisação pelos sentidos” de Leal (2012) nos fizeram perceber que as pesquisas acerca das qualidades expressivas do movimento dançado e a investigação de propostas metodológicas em dança contemporânea, baseadas nos sentidos, culminaram no entendimento do movimento, da pausa e da dança como potências qualitativas que ampliam a consciência do corpo, entendendo-o em sua totalidade.The present research aims firstly at investigating slowness as a means of understanding the body as creative power for dance. It comprises slowness as qualitative power, providing reflections on the dancing body. The process of body acceleration of contemporaneity has opened powerful investigating fields in this research, such as the reflection about the deceleration process of the dancing body, culminating in a reflection on pauses in dance, the investigation of how the process of understanding the qualitative aspect of the danced movement occurs within the flavor of slowness, in its artistic-creative and pedagogical practice, the proposition of dance as a power, providing its understanding as a knowledge field and of increased awareness by means of lived experiences. Memories from childhood, from the beginning of the artistic career, from the practical use of the research carried out at the Theater Alberto Maranhão Dance School, from the scenic design Amiúde (2015) and from the practice as an artist and teacher, all these have made reflection possible on dance potential, proposing slowness as dance language gradually and deeply built, causing wider self and world awareness. Slowness in this research is the objective of the main investigation and the methodology of a dance language. The study of Eukinétic of Laban, "Dance by the senses: choreographic composition" and "improvisation by the senses" of Leal (2012) let us realize that the studies on the expressive qualities of the danced movement and the study of methodological proposals in contemporary dance, based on the senses, have culminated in the understanding of movement, pause and dance as qualitative power which amplifies body consciousness, understanding it entirely.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASCorpoDançaLentidãoPausaPotênciaO artista-docente: a lentidão como escolha processual em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdfArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdfapplication/pdf4165539https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23913/1/ArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdfa7e3efeed62ccb0f50e0bf995d27c88fMD51TEXTJuarezZacariasNeto_DISSERT.pdf.txtJuarezZacariasNeto_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain284233https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23913/4/JuarezZacariasNeto_DISSERT.pdf.txt697bd38a48d1f8f31d4df794c5f98815MD54ArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.txtArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain284233https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23913/6/ArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.txt697bd38a48d1f8f31d4df794c5f98815MD56ArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.txtArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain284233https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23913/6/ArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.txt697bd38a48d1f8f31d4df794c5f98815MD56THUMBNAILJuarezZacariasNeto_DISSERT.pdf.jpgJuarezZacariasNeto_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5403https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23913/5/JuarezZacariasNeto_DISSERT.pdf.jpgab5a8aeb96188e070847bca6ea2d41beMD55ArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.jpgArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23913/7/ArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.jpg1595fae69813d1de2886214503605a8dMD57ArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.jpgArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23913/7/ArtistaDocenteLentidao_ZacariasNeto_2016.pdf.jpg1595fae69813d1de2886214503605a8dMD57123456789/239132019-01-30 04:13:35.448oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23913Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T07:13:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a lentidão como metodologia de conhecimento do corpo e como potência criativa para a dança. Compreende a lentidão como potência qualitativa, proporcionando reflexões acerca do corpo na dança. O processo de aceleração dos corpos na contemporaneidade abriu espaços potentes de investigação nesta pesquisa, como: refletir acerca do processo de desaceleração do corpo que dança, culminando em uma reflexão sobre a pausa na dança; investigar como se dá através do sabor da lentidão o processo de entendimento qualitativo do movimento dançado, no seu fazer artístico-criativo e pedagógico; propor a dança como potência, proporcionando o entendimento da mesma como área de conhecimento e de ampliação da consciência por meio das experiências vividas. Os relatos da infância, do início da trajetória artística, da aplicação prática da pesquisa realizada na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, do projeto cênico Amiúde (2015) e do fazer artístico-docente proporcionaram uma reflexão acerca das potencialidades da dança, propondo a lentidão como linguagem em dança que se constrói aos poucos e profundamente, gerando um aumento na consciência de si e do mundo. A lentidão atua nesta pesquisa como objetivo de investigação principal e como metodologia de uma linguagem em dança. O estudo da Eukinética labaniana, da “dança pelos sentidos: composição coreográfica” e da “improvisação pelos sentidos” de Leal (2012) nos fizeram perceber que as pesquisas acerca das qualidades expressivas do movimento dançado e a investigação de propostas metodológicas em dança contemporânea, baseadas nos sentidos, culminaram no entendimento do movimento, da pausa e da dança como potências qualitativas que ampliam a consciência do corpo, entendendo-o em sua totalidade. |
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