Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23486 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é investigar a competência argumentativa de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Fortaleza/ Ceará, a partir da produção escrita de artigos de opinião. Quanto aos objetivos específicos, este trabalho propõe-se a realizar uma análise comparativa de duas versões de dez artigos de opinião produzidos por esses alunos, identificar dificuldades relacionadas à ausência de uma ou mais fases da sequência argumentativa prototípica proposta por Adam (2011) e aplicar uma intervenção pedagógica com a finalidade de que essa sequência prototípica se efetive nos textos dos alunos, contribuindo, assim, para a melhoria da escrita argumentativa. Teoricamente, o trabalho fundamenta-se em uma abordagem sociodiscursiva, os gêneros do discurso são compreendidos na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (1992) e na execução da proposta teórico-metodológica de sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Além disso, recorremos à noção de Retórica, desde a antiguidade clássica até o surgimento da Nova Retórica presentificada nos estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), que, na atualidade, foi assimilada pelos estudos da Pragmática e conectada às teses centrais do pensamento de Ducrot (1977, 1980, 1987). Também ancoramo-nos no conceito de sequências textuais proposto por Adam (2011), assim como nos pressupostos que concebem a produção escrita como prática processual, conforme Flower e Hayes (1980), Serafini (2004) e Passarelli (2001). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação segundo Thiollent (1996), com abordagem de dados de natureza qualitativa, conforme estabelecem Bodgan e Biklen (1996). A aplicação da sequência didática possibilitou-nos observar que os alunos passaram a escrever artigos de opinião mais elaborados, com níveis de argumentação mais significativos, conseguindo, inclusive, posicionarem-se de forma mais reflexiva e crítica diante de questões sociais discutíveis. Além disso, ao defendermos o argumentar como ação linguística de maior importância, acreditamos que, por meio da intervenção proposta, conseguimos contribuir para que os alunos envolvidos tivessem a oportunidade de exercer os papéis sociais do argumentar e contra-argumentar por meio da adoção de uma postura pró-ativa e ética em seus textos. |
id |
UFRN_14da5c5245442d377b99c4ae8f565890 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23486 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Juciana Soares dehttp://lattes.cnpq.br/2045734241632771http://lattes.cnpq.br/3154455138181144Azevedo, Josilete Alves Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/2799752911278641Bessa, José Cezinaldo Rochahttp://lattes.cnpq.br/4441063127606204Paz, Ana Maria de Oliveira2017-06-12T22:59:38Z2017-06-12T22:59:38Z2016-12-16OLIVEIRA, Juciana Soares de. Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23486O objetivo desta pesquisa é investigar a competência argumentativa de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Fortaleza/ Ceará, a partir da produção escrita de artigos de opinião. Quanto aos objetivos específicos, este trabalho propõe-se a realizar uma análise comparativa de duas versões de dez artigos de opinião produzidos por esses alunos, identificar dificuldades relacionadas à ausência de uma ou mais fases da sequência argumentativa prototípica proposta por Adam (2011) e aplicar uma intervenção pedagógica com a finalidade de que essa sequência prototípica se efetive nos textos dos alunos, contribuindo, assim, para a melhoria da escrita argumentativa. Teoricamente, o trabalho fundamenta-se em uma abordagem sociodiscursiva, os gêneros do discurso são compreendidos na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (1992) e na execução da proposta teórico-metodológica de sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Além disso, recorremos à noção de Retórica, desde a antiguidade clássica até o surgimento da Nova Retórica presentificada nos estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), que, na atualidade, foi assimilada pelos estudos da Pragmática e conectada às teses centrais do pensamento de Ducrot (1977, 1980, 1987). Também ancoramo-nos no conceito de sequências textuais proposto por Adam (2011), assim como nos pressupostos que concebem a produção escrita como prática processual, conforme Flower e Hayes (1980), Serafini (2004) e Passarelli (2001). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação segundo Thiollent (1996), com abordagem de dados de natureza qualitativa, conforme estabelecem Bodgan e Biklen (1996). A aplicação da sequência didática possibilitou-nos observar que os alunos passaram a escrever artigos de opinião mais elaborados, com níveis de argumentação mais significativos, conseguindo, inclusive, posicionarem-se de forma mais reflexiva e crítica diante de questões sociais discutíveis. Além disso, ao defendermos o argumentar como ação linguística de maior importância, acreditamos que, por meio da intervenção proposta, conseguimos contribuir para que os alunos envolvidos tivessem a oportunidade de exercer os papéis sociais do argumentar e contra-argumentar por meio da adoção de uma postura pró-ativa e ética em seus textos.The aim of this research is to look into the linguistic-discursive traces from the argumentative competence in an opinion article written text of 9th grade students in Ensino Fundamental of a public school in the city of Fortaleza/ Ceará. As for the specific aims, this research intends firstly to make an comparative analysis of two versions from ten opinion article texts written by these students, indentifying difficulties related to the lack of one or more steps from the argumentative prototype proposed by Adam (2011) and, secondly, to perform an pedagogic mediation with the aim of making the students to follow that argumentative prototype in their texts, assisting them to develop their writing skills. In theory, this research is based in five key areas: first in the sociodiscursive approach, in which the discursive gender is understood in the Bakhthin’s dialogical perspective of language (1992). Second in the Theoretical-Methodological proposal of the didactic sequence proposed by Dolz and Schneuwly (2004). Third in the Rhetoric notion stablished since the Classical Antiquity up to the appearance of the New Rhetoric present in Perelman’s and Olbrechst-Tyteca’s studies (1996), that, nowadays, are studied by the Pragmatic and also connected to the central thesis of Ducrot’s thought (1977, 1980, 1987). Fourth, in the concept of textual sequences implemented by Adam (2011), and finally in the assumption that conceives the writing ability as a processual practice, according to Flower and Hayes (1980), Serafini (2004) and Passarelli (2001). For the methodology, this is a action-research (Thiollent, 1996) according to the approach of qualitative data as established by Bodgan and Bikten (1996). The use of the didactic sequence gave us the opportunity to observe the students developing their writing skills and producing articles with much more confidence, in which were used higher levels of arguments that were more significant in the social problem solving. Beside that, the didactic sequence also gave them the ability of being more proactive and ethical in their texts.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCompetência argumentativaSequência argumentativaArtigo de opiniãoArgumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdfJucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf5183412https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23486/1/JucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdfeead3b036cc87ec0e9e6d0e462c9053aMD51TEXTJucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.txtJucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain282023https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23486/4/JucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.txt27fd5a833ead3753d8fd348e067cf727MD54THUMBNAILJucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgJucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2683https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23486/5/JucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg8ca2860e926678accd05389b1a8a0e17MD55123456789/234862017-11-02 15:23:38.107oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23486Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T18:23:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção |
title |
Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção |
spellingShingle |
Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção Oliveira, Juciana Soares de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Competência argumentativa Sequência argumentativa Artigo de opinião |
title_short |
Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção |
title_full |
Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção |
title_fullStr |
Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção |
title_sort |
Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção |
author |
Oliveira, Juciana Soares de |
author_facet |
Oliveira, Juciana Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2045734241632771 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3154455138181144 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2799752911278641 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Bessa, José Cezinaldo Rocha |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4441063127606204 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Juciana Soares de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
contributor_str_mv |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Competência argumentativa Sequência argumentativa Artigo de opinião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência argumentativa Sequência argumentativa Artigo de opinião |
description |
O objetivo desta pesquisa é investigar a competência argumentativa de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Fortaleza/ Ceará, a partir da produção escrita de artigos de opinião. Quanto aos objetivos específicos, este trabalho propõe-se a realizar uma análise comparativa de duas versões de dez artigos de opinião produzidos por esses alunos, identificar dificuldades relacionadas à ausência de uma ou mais fases da sequência argumentativa prototípica proposta por Adam (2011) e aplicar uma intervenção pedagógica com a finalidade de que essa sequência prototípica se efetive nos textos dos alunos, contribuindo, assim, para a melhoria da escrita argumentativa. Teoricamente, o trabalho fundamenta-se em uma abordagem sociodiscursiva, os gêneros do discurso são compreendidos na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (1992) e na execução da proposta teórico-metodológica de sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Além disso, recorremos à noção de Retórica, desde a antiguidade clássica até o surgimento da Nova Retórica presentificada nos estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), que, na atualidade, foi assimilada pelos estudos da Pragmática e conectada às teses centrais do pensamento de Ducrot (1977, 1980, 1987). Também ancoramo-nos no conceito de sequências textuais proposto por Adam (2011), assim como nos pressupostos que concebem a produção escrita como prática processual, conforme Flower e Hayes (1980), Serafini (2004) e Passarelli (2001). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação segundo Thiollent (1996), com abordagem de dados de natureza qualitativa, conforme estabelecem Bodgan e Biklen (1996). A aplicação da sequência didática possibilitou-nos observar que os alunos passaram a escrever artigos de opinião mais elaborados, com níveis de argumentação mais significativos, conseguindo, inclusive, posicionarem-se de forma mais reflexiva e crítica diante de questões sociais discutíveis. Além disso, ao defendermos o argumentar como ação linguística de maior importância, acreditamos que, por meio da intervenção proposta, conseguimos contribuir para que os alunos envolvidos tivessem a oportunidade de exercer os papéis sociais do argumentar e contra-argumentar por meio da adoção de uma postura pró-ativa e ética em seus textos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-12T22:59:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-12T22:59:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Juciana Soares de. Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23486 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Juciana Soares de. Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23486/1/JucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23486/4/JucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23486/5/JucianaSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eead3b036cc87ec0e9e6d0e462c9053a 27fd5a833ead3753d8fd348e067cf727 8ca2860e926678accd05389b1a8a0e17 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117870423900160 |